-
Gabarito confuso e duvidoso. Se não há histórico na família da mãe, podemos considerá-la AA tendo em vista a probabilidade de nunca terem tido ectrodactilia. Dessa maneira, o pai, sendo aa, teremos 100% de Aa, não caracterizando ectrodactilia. Sendo assim, a letra B deveria ser correta.
O gabarito oferece letra D (indefinido). Ora, pois assim a mãe poderia ser tanto AA quanto aa. Acredito que a informação anterior induziu ao erro.
-
Para definir dá sim.
Pai: aa
Mae: Aa ou AA
Como o texto fala que não tem histórico de ectrodactilia na família da mãe vamos pela segurança estabelecer que não há gen recessivo "a" na família da mae;
aa x AA
Aa Aa Aa Aa
Logo , diferente dos pais
Se a mãe for Aa:
aa x Aa
Aa aa Aa Aa
Logo, semelhante ao pai ou semelhante à mãe
Gabarito mais logico seria C
Indefinido jamais. Indefinido só Se tivesse um gene letal, daí nasceria morto
Questao nula
-
Gabarito da questão: D
-
Pai: aa
Mãe: AA (descartando a possibilidade de Aa em virtude da ausência de histórico familiar).
Os filhos serão heterozigotos, logo Aa, genótipo diferente de ambos dos pais, e fenótipo igual da mãe.
Não tem como ser a alternativa marcada no gabarito em virtude do genótipo materno ficar subentendido na questão por ser homozigoto dominante.
-
A questão embora descreve que na família da mãe não há histórico de ectodractilia não se pode descartar a possibilidade dela ser Aa.
cruzamento:
Aa x aa= ou seja, a criança poderá ser (Aa ou aa), não se pode definir mas se pode prevêr duas possibilidades.
50% Aa
50% aa
-
A gente tem a tendência de querer que o genótipo seja heterozigoto, mas mesmo ela sendo normal para a doença o que impede a mãe ser homozigota? Nada.
A mãe pode ser:
Aa (Heterozigota)
aa (Homozitoga, mesmo que normal para a doença).
Sendo o pai
aa
Temos duas possibilidades para a criança:
Aa ou aa
-
A ectrodactilia é uma doença autossômica dominante e não recessiva, com isso, tem-se o genótipo da criança indefinido. Logo, com base no comando da questão, não se pode afirmar o genótipo do homem ectrodáctilo (PP ou Pp).