SóProvas


ID
5149195
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Xinguara - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina. Analise os itens abaixo e marque o item incorreto:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças crônicas não transmissíveis. A questão esta procurando a alternativa incorreta. 

    A) Incorreto. Vários estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado o fato de que o sexo masculino é mais vulnerável às enfermidades, sobretudo às graves e crônicas, morrendo mais precocemente que as mulheres. Os estudos relacionam esse fato aos homens procurarem menos os serviços de saúde e se cuidarem menos.


    B) Correto. A melhor maneira de evitar complicações decorrentes do câncer de próstata é a detecção precoce da neoplasia em sua fase inicial. Daí a importância de os homens realizarem visitas periódicas aos urologistas, principalmente após os 45 anos. É importante realizar o exame de PSA no sangue e o toque retal.


    C)
    Correto. Uma das causas mais comuns de consultas e internações hospitalares são as chamadas infecções urinárias. Essas infecções podem acometer qualquer parte do trato urinário, desde os rins até a bexiga, adquirindo diferentes aspectos de gravidade de acordo com sua localização e dos agentes infecciosos envolvidos. Os sintomas mais comuns são dor ao urinar, dor na região lombar, urina com sangramento, dentro outros.


    D) Correto. Associado ao álcool, o tabagismo pode aumentar ainda mais o risco de tumores como os da boca e da faringe. Tumores malignos, como o câncer de rim, também estão agregados ao tabagismo, especialmente se associado à hipertensão arterial e obesidade, aumentando em até duas vezes o risco da doença. Por esse motivo é tão importante encorajar as pessoas a cessarem tabagismo e etilismo, assim como o controle da pressão arterial com alternativas medicamentosas e não medicamentosas e a redução do peso. 

     

    Resposta do Professor:  A.

  • Vários estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado o fato de que o sexo masculino é menos vulnerável às enfermidades, sobretudo às graves e crônicas, morrendo menos precocemente que as mulheres.