SóProvas


ID
5149759
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Porto Feliz - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É um caso de cacófato: Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas.

    Ela ocorre normalmente entre a sílaba do final de uma palavra e do início de outra. Também podem produzir palavras novas denominadas de neologismos.

    Curiosidade

    Do grego, a palavra cacofonia (kakophónía) significa “aquilo que soa mal”.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/cacofonia/

  • GABARITO: LETRA B

    DEFINIÇÃO: ”Cacofonia” vem do grego, κακοφωνία, que significa som desagradável.

    EXEMPLOS:

    ”Desculpa então”: você ouviu “pintão”? Pode ser que esse pedido de desculpas não seja lá muito poético, mas pode também “quebrar o gelo” em certas situações.

    ”Ela tinha poucas frutas, então deu uma por cada”: sem querer, apareceu uma “latinha” e uma “porcada” nessa frase. Ao tentar convencer alguém, o cacófato pode quebrar a credibilidade que se estabelecia.

    EXPLICAÇÃO PARA A QUESTÃO EM COMENTO:

    ”Vou-me já”: vou mijar? Na fala, existe uma tendência a reduzir os sons (fonemas) em prol da agilidade. Por isso, normalmente dizemos “vou mijá” ou “vou pagá a conta”, sem o “r” final. Daí, facilitamos a ocorrência de certos cacófatos ou trocadilhos.

    FONTE: https://www.todoestudo.com.br/portugues/cacofonia

  • A questão é sobre vícios de linguagem e quer saber qual das alternativas abaixo é um caso de cacófato. Vejamos:

     .

    Vícios de linguagem são incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Originam-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa.

     .

    Cacofonia ou cacófato: som desagradável ou palavra de sentido ridículo ou torpe, resultantes da contiguidade de certos vocábulos na frase.

    Ex.: cinco cada um; a boca dela; mande-me já isso; por cada mil habitantes; nunca Brito vinha aqui; não vi nunca Juca aqui.

     .

    A) Haviam pessoas.

    Errado. Aqui não há nenhum som desagradável ou palavra de sentido ridículo ou torpe.

     .

    B) Vou-me já.

    Certo. Aqui temos um som desagradável: vou "me já", que lembra "vou mijar".

     .

    C) Sua saia saiu suja da máquina.

    Errado. Aqui não há nenhum som desagradável ou palavra de sentido ridículo ou torpe. Há aqui um vício de linguagem denominado colisão: sucessão desagradável da consoante "s".

    Colisão: sucessão desagradável de consoantes iguais ou idênticas.

    Ex.: O rato roeu a roupa do rei de Roma; o que se sabe sobre o sabre; viaja ; aqui caem cacos.

     .

    D) Nenhuma das alternativas.

    Errado.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     

    Gabarito: Letra B

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Meu Deus, temos de fazer um esforço danado com essas bancas. Eles veem cacofonia em Vou-me já... Vou mijar... Sério??? Isso só ocorreria com pessoas que não pronunciam o r. Mas aí 90 por cento das frases da língua seriam cacofonia. Recomendaria a essas bancas lerem um livro de linguística de verdade, ou ao menos uma gramática decente, em vez de ficar fuçando sites de internet. Pelo amor de Deus.... Com certeza, esse tipo de questão vai ajudar a selecionar um ótimo inspetor de alunos. ...