Vamos por partes. Comecemos analisando o primeiro trecho em destaque no enunciado, para melhor entendermos:
- "De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho."
Veja que o narrador cita uma frase de alguém, no caso, "um menino". Esse tal menino grita: "Disilimina esse, Cabeludinho." Perceba que o "Cabeludinho" está posposto à virgula, o que indica, no caso, um vocativo.
O autor em seguida diz:
- "Eu não disiliminei ninguém."
Perceba que o autor disse "Eu", ou seja, a oração anterior (ali acima) foi uma referência a ele (o autor). O autor é o "vocativo 'Cabeludinho''".
(A) Ambos os termos se referem ao próprio autor do texto. (GABARITO)
R.: Correto. Como expus acima, "Eu" é o autor que não "disilimina" ninguém, quando requisitado por "um menino" que o chamou de "Cabeludinho".
(B) “Cabeludinho” desempenha a função de sujeito na frase em que está.
R.: Não. "Cabeludinho" é vocativo, assim não sendo possível ser o sujeito da frase.
(C) Os termos carregam traços de racismo, conforme afirma o próprio autor no texto.
R.: Em nenhum momento do texto o autor fala que qualquer termo tenha traço(s) racista(s). Quando se fala "conforme o texto" ou "conforme o autor", isso implica em compreensão textual. Não é necessário inferir algo subentendido, apenas o que está expressamente descrito no texto.
(D) “Cabeludinho” era o jogador que deveria ser “disiliminado”, segundo o menino.
R.: Não. "Cabeludinho", como vocativo, era quem deveria "disiliminar" um outro jogador.
-------------------------------
Boa sorte e bons estudos.
A questão exige conhecimento sobre interpretação textual e sobre análise sintática. A narrativa das assertivas se desenvolve em torno dos termos destacados abaixo. Vejamos:
“Disilimina esse, Cabeludinho” “Eu não disiliminei ninguém”
a) Correta.
"De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém."
Notem que o texto é contado por um menino e no momento que jogava futebol recebeu uma ordem de disiliminar. No segundo período a ser analisado, o mesmo menino que narra a história e recebeu a ordem de disiliminar, diz "eu não disiliminei". Portanto, podemos afirmar que ambos os termos se referem ao menino que é o autor do texto.
b) Incorreta.
Não se separa o sujeito do verbo com vírgula, aí já sabemos que a assertiva erra ao dizer que é sujeito. Percebam que o menino está sendo chamado, quando isso ocorrer, temos um vocativo.
c) Incorreta.
A assertiva fala que conforme o texto os termos carregam traços de racismo, conforme afirma o próprio autor no texto. Isso não ocorre em momento algum.
d) Incorreta.
A vírgula foi colocada justamente para não ter esse sentido do Cabeludinho ser disiliminado, porque com vírgula o sentido é que o menino está sendo chamado para disiliminar.
Gabarito do monitor: A