SóProvas


ID
5153494
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda à questão:


Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um perfume de poesia à nossa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a não gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro.


Trecho de Manuel de Barros, em Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003. 

Assinale a alternativa que apresenta a quem se refere, no texto, o termo “me”, presente no verso citado “Ai morena, não me escreve”.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

     presente no verso citado “Ai morena, não me escreve”. O vaqueiro.L7

  • "Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler."

    A oração em destaque pelo enunciado é cantada por alguém, o pronome oblíquo (me) refere-se, no caso, a quem a está cantarolando, ou seja: um vaqueiro.

    Gabarito (A)

    ----------------------

    Boa sorte e bons estudos!

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa que apresenta a quem se refere, no texto, o termo “me”, presente no verso citado “Ai morena, não me escreve”. Vejamos:

     .

    A) O vaqueiro.

    Certo. De acordo com o texto, temos: "Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler". Portanto, nota-se que quem está pedindo para a morena não escrever é o vaqueiro (= não escreva para mim)

     .

    B) A avó do autor.

    Errado. Refere-se ao vaqueiro e não à avó do autor.

     .

    C) O menino.

    Errado. Refere-se ao vaqueiro e não ao menino.

     .

    D) O autor.

    Errado. Refere-se ao vaqueiro e não ao autor.

     .

    Gabarito: Letra A