Posição do paciente
O paciente está deitado em decúbito dorsal e relaxado
Descrição do teste
O teste de Lasègue segue o mesmo raciocínio do teste da elevação do membro inferior, pois provoca um alongamento neural provocativo sobre os ramos nervosos que formam o nervo ciático (L5, S1, S2) os quais se encontram totalmente estiradas em uma flexão aproximada de 70º.
Durante a elevação passiva do membro inferior o terapeuta deverá parar a elevação no momento que o paciente começar a manifestar dor e, logo após o terapeuta deverá realizar uma dorsiflexão do pé do paciente para confirmar a suspeita de ciatalgia através da expressão dolorosa por parte do paciente.
Sinais e sintoma
O terapeuta não deverá confundir a dor ciática verdadeira do falso sinal decorrente do estiramento dos músculos isquiotibiais.
Na manobra de lasègue, o paciente refere uma forte dor inconfundível quando na presença de uma hérnia discal em nível de L4-L5 ou L5-S1 ou ainda no quadro da pseudociática, na qual o músculo piriforme está contraturado e “prende” o nervo ciático quando este atravessa o seu ventre.
Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/teste-de-lasegue---teste-especial-da-regiao-lombar/29704#:~:text=O%20teste%20de%20Las%C3%A8gue%20segue,uma%20flex%C3%A3o%20aproximada%20de%2070%C2%BA.
Gabarito: D