Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas ferramentas da qualidade. A alternativa a ser marcada como correta deverá nos apresentar o nome da ferramenta que descreve todas as etapas necessárias para a realização do serviço, por meio de uma simbologia pré-definida.
A - correta. Fluxograma é a ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo.
B - incorreta. O diagrama de causa e efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa, representa graficamente o relacionamento entre um “efeito” e todas as “causas” que o geram. As causas básicas são denominadas: Métodos, Matéria-prima, Mão de obra, Materiais, Medida e Meio ambiente.
C - incorreta. A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento que tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados.
D - incorreta. O organograma representa a estrutura formal da organização, tem, por isso, a função delinear a cadeia de comando, indica as tarefas departamentais e como elas se ajustam e asseguram a ordem lógica para a organização. Em suma, exatamente o que está no enunciado da questão.
Após verificar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
O Fluxograma é uma sequência lógica de procedimentos inter-relacionados de determinada atividade organizacional. Também pode ser entendido como um diagrama esquemático que detalha cada ação a ser executada em um processo.
O Organograma é o gráfico que mostra, a estrutura de uma empresa, os níveis de autoridade, poder de decisão, quantidade e distribuição de diretores, departamentos, divisões, seções, setores. Através dele pode-se identificar o tipo de estrutura adotada pela empresa, mas antes é preciso descrever os cargos e as atividades de cada uma das funções.
FONTE: http://www.iniciorh.com.br/qual-a-diferenca-entre-organograma-e-fluxograma