SóProvas



Prova COMPERVE - 2019 - Câmara de Parnamirim - RN - Administrador


ID
5156371
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os precursores e pioneiros da administração como ciência foram, entre outros, Taylor, Fayol e Ford, os quais tinham focos diferentes em relação aos vários aspectos da organização. Os principais aspectos que diferenciam o pensamento dos três são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Fayol : Objetivo era maximizar a eficiência organizacional.

    Funções do Administrador: Prever, organizar, Comandar, coordenar e controlar (POC³)

    Taylor: Objetivo era Maximizar o desempenho das organizações.

    Ford: Objetivo era aumentar a produtividade com a implementação de uma linha de montagem móvel.

    Erros me avisem !!

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre três grandes nomes da administração e suas contribuições para essa ciência. Neste caso, marquemos a afirmativa correta.

    Entre as contribuições de Taylor, Fayol e Ford, temos:

    • Fayol tratou do papel da gerência;
    • Taylor, da produtividade do trabalhador
    • Ford, da produção em massa.

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A


ID
5156374
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O contexto pós Segunda Guerra Mundial impactou a ciência administrativa, pois, a partir de então, surgiram novas concepções de administração, com características próprias decorrentes das mudanças e inovações tecnológicas. A concepção que enfatizou a tecnologia e o meio ambiente para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional é denominada

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre algumas teorias administrativas. A alternativa a ser marcada deve apresentar a teoria que enfatizou a tecnologia e o meio ambiente para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional.

    A - correta. A Teoria Contingencial parte da ideia de que não existe uma estrutura definida previamente que seja capaz de otimizar a eficiência organizacional. Para essa teoria, nada é absoluto, mas relativo

    Para a Teoria Contingencial, a estrutura considerada ótima vai depender de certos fatores contingenciais, incertos, como estratégia, tamanho da organização, tecnologia usada, características de mercado, entre outras.

    B - incorreta. A Teoria Comportamental traz à tona para a administração o conhecimento das ciências comportamentais e abandona as posições prescritivas das teorias que lhe antecedem.

    C - incorreta. A Teoria Sistêmica apresenta-se como sentido oposto ao da especialização, simplicidade e independência dos elementos, para essa teoria, tudo depende de tudo e qualquer situação tem inúmeras causas e pode gerar inúmeros efeitos, dada a interação constante com o ambiente.

    D - incorreta. A Teoria Estruturalista encara a organização como um sistema deliberadamente construído e em constante relação de intercâmbio com o ambiente em que a organização está inserida.

    Após analisar as alternativas apresentadas, podemos concluir que a letra "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • Letra A

    A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas orga­nizações ou na teoria administrativa. Algo do tipo: “Tudo pode, nada pode, depende!”. Salienta que não se alcança a eficácia orga­nizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existem princípios universais que podem ser aplicados de maneira indistinta a todas as organizações.

    (Gran Cursos)


ID
5156377
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Empreendedorismo é um tema muito recente nos estudos de administração pública. No entanto, a prática do empreendedorismo é encontrada desde os primórdios da administração, tanto no setor público quanto no privado. Sobre essa temática, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    A gente pega aquele gancho do Direito Administrativo no qual diz que a Administração Pública só pode fazer o que estiver prescrito em lei.

    Erros, por favor, avisem-me!

  • De acordo com o enunciado o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do empreendedorismo no setor público. A concepção multidimensional do empreendedorismo representa aplicabilidade, tanto para organizações privadas quanto para as públicas.

    Vejamos as alternativas:

    A) As incubadoras de empresa somente podem ser utilizadas pelas organizações privadas, considerando seu caráter prescritivo.

    Errada. Em que pese seu caráter prescritivo, as incubadoras de empresa podem ser utilizadas também pelas organizações públicas.

    B) O empreendedorismo público se caracteriza por uma visão normativa; portanto, para que as ações possam ser colocadas em prática, elas devem estar previstas na legislação.

    Certa. Apesar de possuir uma essência disruptiva, o empreendedorismo no setor público deve ser regulado e aplicado de maneira a atender aos princípios normativos da Administração Pública.

    C) O empreendedorismo privado prescritivo traz, em seu bojo, o plano de negócios, enquanto o empreendedorismo público é realizado por meio de uma proposição de projetos.

    Errada. O empreendedorismo público é realizado por intermédio de uma proposição de ações por meio de elaboração de projetos.

    D) O empreendedorismo público se caracteriza por uma alta flexibilidade, marcada pela visão estratégica e dinâmica dos seus gestores.

    Errada. Esta caracterização se refere ao empreendedorismo privado.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • LETRA B).

    "O empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade de aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões, capacidade de criar negócios ou penetrar em novos mercados, pronto para assumir todo o controle e o risco calculado¹".

    O que torna morosa a ação da Administração Pública, frente à competitividade e à inovação, é a questão de que "cada passo dado pela Administração Publica deve haver a normatização dessa ação". A prova disso é o Contrato de Gestão, previsto na Constituição de 1988, como também, a Parceria Público-Privada.

    Portanto, mesmo a Administração Pública abarcando a ideia de gestão pública empreendedora, grande parte das ações ficaram a cargo da iniciativa privada.

    Referência:

    1- PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 9ª ed. revisada, ampliada e atual. Salvador: Editora JusPodvm, p. 381, 2020.


ID
5156380
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Prefeitura Municipal de Capim Doce adotou a gestão estratégica como ferramenta para planejar e acompanhar os resultados da organização, em busca da prestação de bons serviços aos cidadãos. Na primeira etapa, formou-se uma equipe multidisciplinar e representativa de todos os setores da organização. Na segunda etapa, a função da equipe consistirá em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    B) e C) dizem a mesma coisa, e no contexto da questão ainda não é a hora de serem aplicados.

    D) Não tem como elaborar indicadores de desempenho sem antes analisar as premissas básicas contidas na letra A).

    Erros, por favor, avisem-me!

  • Um dos estudiosos do tema,Djalma,diz que missão, visão e valores vem antes de planejar objetivos.


ID
5156383
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na administração pública, a governança compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle colocados em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, são princípios básicos da governança:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São princípios da governança pública:

    I - capacidade de resposta;

    II - integridade;

    III - confiabilidade;

    IV - melhoria regulatória;

    V - prestação de contas e responsabilidade; e

    VI - transparência

    Decreto 9.203/2017

    Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, os princípios da boa governança são: transparência, equidade, accountability e responsabilidade corporativa.

  • A questão em análise versa sobre a governança corporativa, e exige que saibamos quais são os princípios de uma boa governança corporativa. Vamos analisar quais são os princípios e em seguida teremos condição para marcar a alternativa que responde ao questionamento da banca.

    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apresenta como princípios para uma boas Governança corporativa:

    • Princípio da accountability/prestação de contas: segundo o referido princípio, os agentes de governança têm o dever de prestar contas de sua atuação, essa prestação de contas deve ocorrer de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo. A partir da prestação de contas, o agente deve assumir as consequências de suas ações e omissões durante o exercício de suas atividades.
    • Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazo.
    • O princípio da Transparência: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A transparência não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
    • O princípio da Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas.

    Diante do que fora acima exposto, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC

  • A questão pede os princípios de acordo com o IBCG. Eles são quatro: Transparência, Equidade, Prestação de contas (Accountability) e Responsabilidade corporativa.

    Fonte: https://www.ibgc.org.br/blog/principios-de-governanca-corporativa


ID
5156386
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Prefeitura Municipal de Capim Doce adotou o modelo de governança pública em sua gestão. Na adoção do modelo, uma das etapas consistiu no estabelecimento de um sistema com poderes de decisão balanceados e funções críticas destacadas. Para tanto, foram necessárias as seguintes ações:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, essa questão foi formulada com base no documento do TCU intitulado "10 passos para a boa governança"

    A questão se refere ao Passo 03

    PASSO 03: Estabeleça sistema de governança com poderes de decisão balanceados e funções críticas segregadas.

    Sistema de governança é o modo como os diversos atores se organizam, interagem e procedem para obter boa governança. Compreende as instâncias internas e externas de governança, fluxo de informações, processos de trabalho e atividades relacionadas a avaliação, direcionamento e monitoramento. O alcance de uma boa governança depende fundamentalmente da definição e implantação de um sistema de governança ao mesmo tempo simples e robusto, com poderes de decisão balanceados e funções críticas segregadas.

    GABARITO: LETRA C

  • Gabarito: D

  • Governança é definida como o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

    A governança não possui natureza política e sim de gestão. A natureza política é aspecto da governabilidade. Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.

    Em relação ao estabelecimento de um sistema com poderes de decisão balanceados e funções críticas destacadas, vejamos as alternativas:

    A) Avaliação de políticas públicas transversais, bem como estabelecimento de mecanismos de atuação conjunta.

    Errado. Os efeitos positivos de uma política pública transversal bem como estabelecimento de mecanismos de atuação conjunta na gestão pública, necessitam de uma forte ação política da sociedade civil organizada, de forma, a unir interesses na resolução de demandas contidas nos diversos setores da Administração Pública.

    B) Avaliação do desempenho dos membros da alta administração, bem como transparência no processo de seleção dos membros da alta administração.

    Errado. A avaliação de desempenho e a seleção de membros da alta administração são relacionados com a gestão por competências, com intuito de otimizar as atividades da entidade.

    C) Estabelecimento de um modelo de gestão que considere aspectos como transparência e envolvimento das partes interessadas, bem como estabelecimento de estratégias.

    Errado. A transparência e as estratégias são atividades relacionadas aos programas de integridade e à alta administração, respectivamente.

    D) Estabelecimento das instâncias internas de governança, bem como o balanceamento de poder e a segregação de funções.

    Certo. Um sistema de governança com instâncias internas de governança estabelecidas são responsáveis por definir ou avaliar a estratégia e as políticas, garantindo que elas atendam ao interesse público, bem como monitorar a conformidade e o desempenho destas, devendo agir nos casos em que desvios forem identificados. O balanceamento de poder e a segregação de funções evita conflitos de interesses, sendo necessário repartir funções entre os servidores para que não exerçam atividades incompatíveis, como executar e fiscalizar uma mesma atividade.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • LETRA D).

    Trata-se dos "10 PASSOS PARA A BOA GOVERNANÇA DO TCU (2014)", também presente no livro "Governança Organizacional Pública e Planejamento Estratégico para Órgãos e Entidades Públicas", do Augustinho Paludo e Antonio Oliveira, 2021.

    Trata-se da organização, interação e procedência para a obtenção da Governança. Abarca também as estruturas internas e externas, fluxo de informações, processos de trabalho e atividade de avaliação, direcionamento e monitoramento.

    Lembrando que "avaliação, direcionamento e monitoramento" são as funções da governança.


ID
5156389
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os resultados do gerenciamento da gestão de pessoas são essenciais para a avaliação e melhoria das suas práticas. Para que o gerenciamento seja efetivo, é preciso estabelecer padrões de

Alternativas
Comentários
  • Eficiência: considera os meios --> quantidade, qualidade, tempo e custo.


ID
5156392
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O prefeito da cidade de Capim Doce nomeou uma comissão para reorganizar as várias unidades administrativas. A comissão sugeriu o tipo de estrutura matricial que apresenta, como uma de suas vantagens,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B)

    Você tem a especialização técnica (característica de uma estrutura funcional) e a conexão dos departamentos com um mesmo projeto, o que é característica da departamentalização por projetos. O que resume a estrutura matricial

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre os tipos de estrutura administrativa. A alternativa a ser marcada deverá nos apresentar a afirmativa que remete à estrutura matricial.

    A - incorreta. A estrutura funcional concentra o uso de recursos especializados, pois estes estão alocados em unidades organizacionais específicas.

    B - correta. A estrutura matricial possibilitar maior aprimoramento técnico da equipe de trabalho, por intermédio da sinergia com pessoas de vários departamentos.

    Consoante a lição de Rodrigo Rennó, temo que:

    • "A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento."

    C - incorreta. A estrutura departamentalizada por serviços ou produto propicia maior facilidade para a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é com o produto ou o serviço.

    • É marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.

    D - incorreta. A departamentalização por Clientes possibilita melhor atendimento ao usuário em relação ao cumprimento de prazos e orçamentos dos serviços a serem prestados.

    • A departamentalização por Clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    RENNÓ, R. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • A - concentrar o uso de recursos especializados, pois estes estão alocados em unidades organizacionais específicas (funcional)

    B - possibilitar maior aprimoramento técnico da equipe de trabalho, por intermédio da sinergia com pessoas de vários departamentos. GABARITO

    C - propiciar maior facilidade para a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é com o produto ou o serviço. (por produtos/serviços)

    D - possibilitar melhor atendimento ao usuário em relação ao cumprimento de prazos e orçamentos dos serviços a serem prestados. (projetos)

  • Que eu saiba, a relação interdepartamental e ruim!


ID
5156395
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Escola de Relações Humanas e a Escola do Comportamento Organizacional trouxeram importantes contribuições para as teorias administrativas no que se refere à motivação das pessoas no trabalho. Dentre elas, destacam-se a Hierarquia de necessidades de Maslow e a Teoria dos dois fatores de Herzberg. Sobre essas teorias, analise as afirmativas abaixo.

I O aumento salarial contribui para a satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança de acordo com Maslow.
II A promoção do funcionário para um cargo mais elevado contribui para a satisfação da necessidade de segurança, de acordo com Maslow.
III As políticas de administração de recursos humanos são fatores higiênicos, segundo Herzberg.
IV A promoção de eventos para melhorar a sociabilidade dos funcionários é um fator motivacional, segundo Herzberg.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    Erros das demais alternativas:

    II. Acredito que o erro seja dizer que contribui para a satisfação da necessidade de segurança, na realidade, seria para a satisfação da necessidade de autorrealização.

    IV. Trata-se de fator higiênico.

    Erros, avisem-me, por favor!

  • I- CORRETA : está ligada a estabilidade(segurança) e a subsistência(necessidades fisiológicas)

    II- ERRADA: ESTÁ LIGADA necessidade de ESTIMA( reconhecimento e orgulho,oportunidades de promoção).

    IV- ERRADA: relacionamento interpessoal é um FATOR HIGIÊNICO              

  • I O aumento salarial contribui para a satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança de acordo com Maslow. (Correto por ser uma das necessidades essenciais na pirâmide. Quem não quer ganhar mais para se sentir seguro?)

    II A promoção do funcionário para um cargo mais elevado contribui para a satisfação da necessidade de segurança, de acordo com Maslow. (Errado! É de estima)

    III As políticas de administração de recursos humanos são fatores higiênicos, segundo Herzberg. (Correto!)

    IV A promoção de eventos para melhorar a sociabilidade dos funcionários é um fator motivacional, segundo Herzberg. (Errado! Motivacional é intrínseco.)


ID
5156398
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A qualidade de vida no trabalho abrange temas complexos voltados à valorização da dimensão individual, envolvendo a saúde física e mental do trabalhador, sua relação com as pessoas diretamente próximas (os familiares) ou com as do trabalho (empregador, colegas de trabalho) e com a comunidade da qual participa. Vários modelos têm sido utilizados sendo um deles o de Walton, que é composto de fatores e dimensões. De acordo com esse modelo, um dos fatores que favorece a qualidade de vida no trabalho é a utilização e o desenvolvimento da capacidade que envolve, entre outras, as seguintes dimensões:

Alternativas
Comentários
  • Para Walton (apud FERNANDES, 1996), o significado da tarefa é a relevância da tarefa desempenhada na vida e no trabalho de outras pessoas, dentro e fora da instituição. Como foi observado, as profissionais vêem seu trabalho como significante, importante e que traz contribuições para a instituição onde trabalham.

  • O Significado da Tarefa e Variedade de habilidades esta contido no Modelo de Hackman e Oldham e não de Walton.

  • Hackman e Oldan apresentam um modelo de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), no qual afirmam que as dimensões do cargo produzem estados psicológicos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho.

    As dimensões do cargo são:

    1. Variedade de habilidades: o cargo deve requerer várias e diferentes habilidades, conhecimentos e competências da pessoa.
    2. Identidade da tarefa: o trabalho deve ser realizado do início até o fim para que a pessoa possa perceber que produz um resultado palpável.
    3. Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz consequências e impactos sobre o trabalho dos outros.
    4. Autonomia: a pessoa deve ter responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas, autonomia própria e independência para desempenhar suas tarefas.

    GAB A, PORÉM CONTESTÁVEL PELA EXPLICAÇÃO ACIMA

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5156401
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança de uma organização é a responsável pela definição dos rumos da empresa e pela análise dos seus desempenhos em busca do alcance dos resultados esperados. A literatura oferece uma vasta gama de teorias sobre a forma de liderança, sendo uma delas a teoria X e Y de McGregor. Um dos pressupostos dessa teoria é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, pra quem tiver curiosidade


ID
5156404
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A complexidade da gestão de pessoas está representada nos cinco subsistemas apresentados por Chiavenato. Um desses subsistemas diz respeito às ações que são aplicadas visando à retenção e motivação dos colaboradores, incluindo remuneração, pacote de benefícios, salubridade do ambiente e relações de trabalho. Esse subsistema é denominado

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento: treinamento, comunicação, desenvolvimento pessoal.

    Gabarito --> Manutenção: cultura organizacional, higiene, qualidade de vida.

    Aplicar: desenhar as atividades e os cargos, avaliar desempenho.

  • ✅Letra B.

    06 processos básicos da G.P = Agregar (Prover), aplicar, desenvolver, recompensar, manter, monitorar.

    Dentro do processo de MANTER pessoas, temos:

    -Criar condições psicológicas e ambientais adequadas às pessoas.

    -Saúde, segurança, higiene, QVT, gestão do clima.

    Fonte: Tive como base as aulas da Prof: Kátia Lima,

    BONS ESTUDOS!! APRENDA, PRATIQUE, TREINE MUITO E VÁ REPETINDO. FIRMEZA NO TREINO!!✍

  • GAB B

    A GESTÃO DE PESSOAS É O DRAMMA

    1. Desenvolver pessoas: Treinamento e desenvolvimento;
    2. Recompensar pessoas: Salários e benefícios;
    3. Agregar pessoas: recrutamento e seleção;
    4. Manter pessoas: gestão da cultura e clima organizacional, qualidade de vida no trabalho;
    5. Monitorar pessoas: acompanhar atividades e resultados obtidos;
    6. Aplicar pessoas: desenho de cargos e avaliação de desempenho.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5156407
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A gestão de processos surgiu como alternativa às práticas tradicionais de gestão. Em relação à análise de processos, analise as afirmativas abaixo.

I Os estudos etnográficos podem ser utilizados na coleta de dados para análise de processos.
II A identificação dos stakeholders deve ser feita no momento inicial de análise dos processos.
III As atividades realizadas durante as etapas de um processo são independentes e não se repetem até o seu término.
IV Antes de iniciar a análise dos processos, o gestor deve implantar ações que estimulem o comprometimento de todos com as atividades.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • D) II e IV


ID
5156410
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma das ferramentas de gerenciamento de projetos é o Modelo CANVAS, que descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização, tendo as informações organizadas em um quadro. A respeito da ferramenta CANVAS, analise as afirmativas abaixo.

I O CANVAS é uma ferramenta visual dividida em quatro grandes áreas e nove blocos menores, que descrevem todo o modelo organizacional de um negócio.
II No modelo CANVAS, a proposta de valor se restringe ao produto ou ao serviço que está sendo oferecido ao usuário.
III A área “quem” do modelo CANVAS descreve todas as atividades que devem ser realizadas pela organização para concretizar sua proposta de valor.
IV O bloco “quanto” do modelo CANVAS descreve os custos de criação e manutenção da estrutura necessária para suportar a proposta de valor do negócio.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas

ID
5156413
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pública encontra-se em busca de alternativas para a melhoria da qualidade dos processos dos serviços prestados ao cidadão. Para tanto, está utilizando uma ferramenta que descreve todas as etapas necessárias para a realização do serviço, por meio de uma simbologia pré-definida. Essa ferramenta é denominada

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas ferramentas da qualidade. A alternativa a ser marcada como correta deverá nos apresentar o nome da ferramenta que descreve todas as etapas necessárias para a realização do serviço, por meio de uma simbologia pré-definida.

    A - correta. Fluxograma é a ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo.

    B - incorreta. diagrama de causa e efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa, representa graficamente o relacionamento entre um “efeito” e todas as “causas” que o geram. As causas básicas são denominadas: Métodos, Matéria-prima, Mão de obra, Materiais, Medida e Meio ambiente.

    C - incorreta. Carta de Serviços ao Cidadão é um documento que tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados.

    D - incorreta. organograma representa a estrutura formal da organização, tem, por isso, a função delinear a cadeia de comando, indica as tarefas departamentais e como elas se ajustam e asseguram a ordem lógica para a organização. Em suma, exatamente o que está no enunciado da questão.

    Após verificar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • O Fluxograma é uma sequência lógica de procedimentos inter-relacionados de determinada atividade organizacional. Também pode ser entendido como um diagrama esquemático que detalha cada ação a ser executada em um processo.

    O Organograma é o gráfico que mostra, a estrutura de uma empresa, os níveis de autoridade, poder de decisão, quantidade e distribuição de diretores, departamentos, divisões, seções, setores. Através dele pode-se identificar o tipo de estrutura adotada pela empresa, mas antes é preciso descrever os cargos e as atividades de cada uma das funções.

    FONTE: http://www.iniciorh.com.br/qual-a-diferenca-entre-organograma-e-fluxograma

  • Processos -> Fluxograma


ID
5156416
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Um funcionário do Município de Parnamirim, nomeado em caráter efetivo, fica sujeito ao estágio probatório de dois anos de exercício ininterruptos. Nesse período, são apurados alguns requisitos, entre os quais,

Alternativas

ID
5156419
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Parnamirim institui o regime jurídico dos seus servidores. Com base nesse estatuto, considere as afirmativas abaixo.

I O funcionário poderá ausentar-se do município para estudo ou missão especial em território nacional, por até quatro anos, com autorização do prefeito.
II O período de trabalho diário, nos casos de comprovada necessidade, poderá ser antecipado ou prorrogado pelos chefes de repartição ou serviço.
III A autoridade que deferiu licença para tratar de interesses particulares poderá cassá-la e determinar que o licenciado reassuma o exercício, se o exigir o interesse do serviço municipal.
IV É vedado considerar como efetivo exercício afastamento em virtude de exercício de outro cargo municipal de provimento em comissão.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas

ID
5156422
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000 e atualizações, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Em seu texto, é estabelecido que a despesa total com pessoal, em cada período de apuração, nos entes Municipais, não poderá exceder o percentual da receita corrente líquida, o qual deve ser

Alternativas
Comentários
  • Estado - 60%

    União - 50%

    Municipio -60%

    Gab B

  • Art. 19 da LC 101/2000.

  • Art. 19. Para os fins do disposto no , a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

    I - União: 50% (cinqüenta por cento);

    II - Estados: 60% (sessenta por cento);

    III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

    Fonte: LCP 101/2000.


ID
5156425
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/1993 (e atualizações) estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. De acordo com essa Lei,

Alternativas
Comentários
  • Comentário da letra d >> (não precisa da concordância do contratado)

    Na alteração unilateral quanto ao projeto ou quanto ao valor:

    Até 25% para + ou para – do valor contratado. 

    Se for contrato de reforma pode ser até 50% para + e os mesmos 25% para menos. 

  • A) é indispensável a publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, salvo nos casos em que não haja ônus para a Administração Pública.

    Art. 61.

    Parágrafo único.  A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.   

    B) é considerado crime dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade, com pena de detenção de 3 a 5 anos e multa. (GABARITO)

    (REVOGADO PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES) Art. 89.  Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:     

    Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.      

    Parágrafo único.  Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.

    C) é impedida a licitação ou contratação de obra ou serviço que inclua a elaboração de projeto executivo como encargo do contratado ou pelo preço previamente fixado pela Administração.

    Art. 9  Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:

    (...)

    § 2  O disposto neste artigo não impede a licitação ou contratação de obra ou serviço que inclua a elaboração de projeto executivo como encargo do contratado ou pelo preço previamente fixado pela Administração.

    D) é permitida a realização de acréscimos ou supressões que se fizerem necessários nas obras, nos serviços ou nas compras, até 25% do valor inicial atualizado do contrato, desde que haja prévia concordância do contratado.

    Art. 65

    § 1 O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.

  • GABARITO AO TEMPO - B

    Atualmente, o tipo está revogado pela lei 14.133/ 21, ou melhor, a parte criminal foi inteiramente revogada!

    lei 14.133/ 21, Art. 193. Revogam-se:

    I - os arts. 89 a 108 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, na data de publicação desta Lei;

  • seria improbidade que causa dano ao erário?


ID
5156428
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As compras do serviço público, sempre que possível, deverão ser processadas por meio de Sistema de Registro de Preços (SRP). Sobre o SRP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Decreto 7.892/2013

    a) Art. 12. O prazo de validade da ata de registro de preços não será superior a doze meses, incluídas eventuais prorrogações.

    b) Art. 7º A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da ou na modalidade de pregão, nos termos da e será precedida de ampla pesquisa de mercado.

    c) Art. 16. A existência de preços registrados não obriga a administração a contratar, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, assegurada preferência ao fornecedor registrado em igualdade de condições.

    d) sem correspondência no referido Decreto.


ID
5156431
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma das atividades da gestão de estoque é prever o valor do estoque em intervalo de tempo adequado e gerenciá-lo a partir do que foi planejado, tomando as devidas providências para manter níveis de quantidades convenientes. Um dos métodos utilizados para a avaliação e o controle é baseado na cronologia das entradas e saídas dos itens, fazendo com que o primeiro material a entrar na contabilização do estoque seja o primeiro a sair. O método descrito é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C)

    PEPS, Primeiro a entrar, primeiro a sair, ou FIFO, First in, first out.

  • Ponto de pedido: momento exato para início da reposição .

    Lifo ou UEPS - que inglês significa last/first: último que entra, primeiro que sai.

    Curva ABC - classifica os materiais por prioridades. A- pequena quantidade/ $ alto ; B- mais equilibrado; C- grande quantidade/ $ valor baixo.

    Fefo - first expire / firt out ; primeiro da data de vencimento que sai.

  • Se "FIFO" é first in, first out, por que essa alternativa estaria errada?

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre conceitos utilizados na administração de recursos materiais. A alternativa a ser marcada como correta é aquela que apresenta o método usado avaliar estoques, método que considera que o primeiro material a entrar na contabilização do estoque seja o primeiro a sair. Vamos lá.

    A - incorreta. Ponto de Pedido: é a quantidade de itens que quando atingida implica um novo pedido de compra. Pode ser obtido a partir do seguinte cálculo: PP = (C x TR) + ES; em que:

    • = Consumo Médio;
    • TR = Tempo de reposição (em meses).
    • ES = estoque de segurança/mínimo;

    B - incorreta. O método Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS) consiste em dar saída as peças que entraram por último no estoque. Ou seja, aqueles itens que mais recentes no estoque têm prioridade na hora de deixar os estoques.

    C - correta. O método Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) dá prioridade à cronologia dos itens em estoque. Para quem trabalha com produtos que tenham data de validade, é o método mais recomendado, pois a prioridade para saída é o item há mais tempo em estoque. Ao fazer isso, a organização estará evitando incorrer em prejuízos. Quanto ao valor a ser adotado, será o dos itens mais antigos..

    D - incorreta. O método da curva ABC busca classificar os itens em estoque de acordo com a sua importância financeira para a organização. O objetivo fundamental do método da curva ABC é poder exercer uma gestão.

    Os itens podem ser assim classificados:

    • Classe A: itens de maior valor de demanda. O valor de demanda de itens “A” gira em torno de 80%, mas a sua quantidade estocada é baixa, cerca de 20% apenas.
    • Classe B: itens de valor de demanda intermediária. Seu valor de demanda é de 15% aproximadamente, já seu percentual em estoque é por volta de 30% dos itens totais.
    • Classe C: itens de menor valor de demanda. Possui valor de apenas 5% dos itens totais, todavia sua possui a maior quantidade de itens, 50% dos itens totais estocados.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

  • Sheila Brito, acredito que tenha confundido Lifo (alternativa B) com Fifo.
  • ✅Letra C.

    PEPS (FIFO) = Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair.

    UEPS (LIFO) = Último a Entrar é o Primeiro a Sair.

    Fonte: Pdfs Estratégia Concursos. BONS ESTUDOS!!


ID
5156434
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As receitas municipais são originárias, principalmente, da arrecadação de tributos e das transferências dos governos federal e estadual. Um dos tipos de transferência é a voluntária. Sobre transferência voluntária para os municípios brasileiros, é vedada a destinação para pagamentos relativos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Lei 101: Art. 25: § 1  São exigências para a realização de transferência voluntária, além das estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias: III - observância do disposto no  ;

    Art. 167, X, CF: Art. 167. São vedados: X - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • O Art. 167 da Constituição Federal relaciona 15 incisos definindo vedações ao orçamento. O Inciso X é o que veda a trasnferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos para pagmento de pessoal ( ativo, inativo e pensionista). Ou seja. O Governo Federal e os Estados não poderão realizar as tranferências voluntárias ou conceder empréstimos ( mesmo que por antecipação de receitas ) se o objetivo for pagamento de pessoal.

    Art. 167, X, CF: Art. 167. São vedados: X - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios

  • A questão trata sobre VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS, de acordo com o art. 167, CF/88.


    Segundo art. 167, X, CF/88:


    Art. 167. São vedados:


    X - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pela Emenda Constitucional n.º 19, de 1998)."


    Portanto, é proibido aplicar recursos de transferências voluntárias em Despesas de Pessoal, classificada como Despesa Corrente, grupo Despesa Pessoal e Encargos Sociais. A banca cobrou a literalidade da norma.


    As despesas com obras e renovação da frota de veículos são classificadas como Despesa de Capital, grupo Investimentos. Já o serviço de saneamento básico é classificado como Despesa Corrente, grupo Outras Despesas Correntes (outros serviços de terceiros - pessoa jurídica).



    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
5156437
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A gestão financeira e orçamentária se caracteriza como ferramenta importante para a administração dos recursos públicos, haja vista ser a área em que se executa e se realiza os atos de gestão e na qual se materializam as ações da administração pública no país, por meio de instrumentos elaborados para esse fim. O instrumento no qual constam as metas e prioridades do governo, as alterações na política tributária, os critérios para limitação de empenho, as regras para transferências financeiras, a limitação das despesas obrigatórias de caráter continuado, o anexo de metas e o de riscos fiscais é denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    CRFB/88 - Art. 165 - § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • Limitação de despesas obrigatórias está inserida na LDO?

  • GAB D

    Segundo o art. 165 da CF/1988:

    “§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento”.

    A LDO é anual no sentido de que a cada ano teremos uma LDO (LDO-2018, LDO-2019, LDO-2020 etc). Todavia, a vigência (duração) da LDO extrapola o exercício financeiro, uma vez que ela é aprovada até o encerramento do primeiro período legislativo e orienta a elaboração da LOA no segundo semestre, bem como estabelece regras orçamentárias a serem executadas ao longo do exercício financeiro subsequente. Por exemplo, a LDO elaborada em 2021 terá vigência já em 2021 para que oriente a elaboração da LOA e também durante todo o ano de 2022, quando ocorrerá a execução orçamentária.

    RESUMO BÁSICO PARA A PROVA:

    • PPA - DOM - DIRETRIZES, OBJETIVOS E METAS. 
    • LDO – MP "METAS E PRIORIDADES" 
    • Compreenderá – METAS E PRIORIDADES;
    • Orientará – A ELABORAÇÃO DA LOA;
    • Disporá - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA;
    • Estabelecerá - POLÍTICA DE AGÊNCIAS DE FOMENTO;
    • LOA - TRÊS ORÇAMENTOS - FISCAL, DE INVESTIMENTOS E DE SEGURIDADE SOCIAL. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5156440
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A utilização adequada de um método de custeio apresenta-se como um válido instrumento de suporte voltado ao fornecimento de subsídios à avaliação de desempenho dos gestores, ao processo de tomada de decisões e à formação de preços de venda dos produtos da organização. Para tanto, os gestores devem analisar as características específicas de cada método a fim de verificar aquele que mais condiz com a estrutura da organização, além de considerar aquele que mais pode contribuir na criação de vantagens competitivas e em sua vitalidade financeira. Entre os métodos de custeio e formação de preços de venda, o gestor da “123 Comércio Ltda” optou por utilizar o sistema RKW, em que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    CUSTEIO PLENO – RKW

    O Custeio Pleno ou RKW é um método de determinação dos preços dos produtos com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.

    Veja a definição de Eliseu Martins em “Contabilidade de Custos”:

    “O modelo original do RKW considera o custo de oportunidade, referindo-se à remuneração do capital próprio. O referido autor destaca a utilidade do método em considerar o rateio dos custos e despesas totais, expressando que dessa forma é possível chegar ao valor de “produzir e vender”, bastando então acrescentar o lucro desejado para se obter o preço de venda final.”

    O Custeio Pleno foi utilizado antes de entrar em vigor a legislação fiscal que obriga a utilização do custeio por absorção. Sua principal vantagem era identificar o efeito de se aumentar o custo de um item (custo ou despesa) no preço final do produto. Sim, é verdade que, no sistema RKW, além dos custos também são apropriadas as despesas aos produtos.

    Disponível em: <https://blog.grancursosonline.com.br/a-importancia-conhecimento-sistemas-custeio-trabalho-auditor-fiscal-receita-federal/>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
5156443
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um dos métodos mais conhecidos e utilizados para a análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos é o valor presente líquido (VPL). Entende-se por VPL o valor

Alternativas
Comentários
  • VPL= Valor de mercado - Custo de Investimento

  • C

    O VPL é a soma de todas as parcelas do fluxo de caixa futuro tragas a valor presente menos o capital investido.