SóProvas


ID
5158597
Banca
FAUEL
Órgão
SBMG - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho a seguir e responda à questão:

Estava em Paris quando, na véspera de partir para o Brasil, fui, com meu pai, visitar uma exposição de máquinas no desaparecido “Palácio da Indústria”. Qual não foi o meu espanto quando vi, pela primeira vez, um motor à petróleo, da força de um cavalo, muito compacto, e leve, em comparação aos que eu conhecia, e... funcionando! Parei diante dele como que pregado pelo destino. Estava completamente fascinado. Meu pai, distraído, continuou a andar até que, depois de alguns passos, dando pela minha falta, voltou, perguntou-me o que havia. Contei-lhe a minha admiração de ver funcionar aquele motor, e ele me respondeu: “por hoje basta”. Aproveitando-me dessas palavras, pedi-lhe licença para fazer meus estudos em Paris. Continuamos o passeio, e meu pai, como distraído, não me respondeu. Nessa mesma noite, no jantar de despedida, reunida a família, entre nós, dois primos de meu pai, franceses e seus antigos companheiros de escola, pediu-lhes ele que me protegessem, pois pretendia fazer-me voltar a Paris para acabar meus estudos. Nessa mesma noite corri vários livreiros; comprei todos os livros que encontrei sobre balões e viagens aéreas.

Trecho extraído da obra “O que vi, o que nós veremos”, de Santos Dumont, 1918.

Assinale a alternativa que apresenta um termo que possa substituir, sem prejuízo do sentido, o termo “desaparecido”, presente em “no desaparecido “Palácio da Indústria””.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

    Creio que é uma questão que daria para Recorrer.

    Sinônimo de Desaparecido: Perdido, Ausente, Sumido, Extraviado, Faltoso.

  • Lembramos que a questão é de interpretação

  • A questão é sobre sinônimos e quer que marquemos a alternativa que apresenta um termo que possa substituir, sem prejuízo do sentido, o termo “desaparecido”, presente na frase abaixo. Vejamos:

     .

    Estava em Paris quando, na véspera de partir para o Brasil, fui, com meu pai, visitar uma exposição de máquinas no desaparecido “Palácio da Indústria”. 

     .

    A) Perdido.

    Errado. No caso deste texto, o desaparecido "Palácio da Indústria" está no sentido de "extinto" (que deixou de existir), e não de perdido.

    Perdido: que se perdeu; extraviado. Cuja condição não tem solução. Que sofreu naufrágio. Que ficou no esquecimento. Dado como desaparecido; sumido.

     .

    B) Distante.

    Errado.

    Distante: Que se situa a grande distância; longe, longínquo, afastado. Que se encontra afastado no tempo; remoto.

     .

    C) Extinto.

    Certo. O desaparecido "Palácio da Indústria" está no sentido de "extinto" (que deixou de existir).

    Extinto: que deixou de existir. Que se extinguiu.

     .

    D) Encontrado.

    Errado.

    Encontrado: que se descobriu; achado. Que se encontra com outro; junto.

     .

    E) Sumido.

    Errado. No caso deste texto, o desaparecido "Palácio da Indústria" está no sentido de "extinto" (que deixou de existir), e não de sumido.

    Sumido: que se sumiu; que não se sabe onde está; desaparecido. Que se vê com dificuldade ou que não se pode ver; encoberto por algo que lhe veda a visão.

     .

    Gabarito: Letra C