-
Gabarito: D
Fazendo uma fucking pesquisa, lembrando que a correta é aquela que POSSUI erro no emprego do hífen.
A - [Errada] - Erva-doce = O hífen foi mantido em substantivos que indicam espécies de animais e vegetais.
B - [Errada] - Mal-afortunado = Agrega-se com hífen a palavras iniciadas por vogal, “h” ou “l“ quando forma com elas uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): mal-afortunado, mal-educado, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo.
C - [Errada] - Sem-cerimônia = Substantivo e Sem cerimônia = Expressão, ou seja, ambas estão corretas.
D - [Correta] - Sub + utilizar = Subutilizar.
-
Gab.: D
Sobre a letra C as duas formas são possíveis e corretas:
Sem cerimônia, sem hífen, é uma expressão muito utilizada pelos falantes, indicando algo feito à vontade.
Sem-cerimônia, com hífen, é um substantivo composto feminino e é menos utilizado pelos falantes. É sinônimo de descortesia e informalidade.
-
e a palvra bom dia usa o hifen
-
Correta seria: Subutilizar, pois a palavra após o prefixo "sub" é uma vogal.
-
gab. D
Os prefixos: AB, OB, SOB e SUB só receberam hífen se a 2ª palavra começar com B ou R
Ex.: Ab-Reptício
Ob-Rogar
Sob-Roda
Sub-Base
Logo, Subutilizar é junto.
A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB
-
A regra da letra B
O hífen não deve ser usado quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com vogal ou consoante diferente: Subutilizar
-
Usa-se hífen em compostos formados com prefixo SUB e SOB, quando o segundo elemento começa por B, G ou R que não liga foneticamente ao B anterios.
ex: SUB-BIBLIOTECÁRIO; SOB-RODA.
-
GABARITO: D
Casos em que o hífen é empregado
- O hífen é usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal: Anti-inflamatório; Anti-inflacionário; Micro-ondas.
- Tal regra não se aplica aos prefixos “-co”, “-pro”, “-re”, mesmo que a segunda palavra comece com a mesma vogal que termina o prefixo: Coobrigar; Reedita; Proótico.
- Com prefixos, emprega-se o hífen diante de palavras iniciadas com “h”: anti-higiênico; extra-humano; pró-hidrotrópico;
- Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante: inter-regional; sub-bibliotecário; super-resistente.
- Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen: sub-regional; sub-raça; sub-reino;
- Diante dos prefixos -além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice, usa-se o hífen: além-mar; aquém-mar; recém-nascido.
- Diante do advérbio “mal” , quando a segunda palavra começar por vogal ou “h”, o hífen está presente: mal-humorado; mal-intencionado; mal-educado.
- Com os prefixos “-circum” e “-pan”, diante de palavras iniciadas por “vogal, m, n ou h”, emprega-se o hífen: circum-navegador; pan-americano; circum-hospitalar;
- Com sufixos de origem tupi-guarani, como “-açu”, “-guaçu”, “-mirim”, usa-se o hífen: jacaré-açu; cajá-mirim; amoré-guaçu.
Casos em que o hífen NÃO é empregado
- Não se usa mais o hífen quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com uma vogal diferente: autoavaliação; coautor; infraestrutura.
- Não se usa mais o hífen em determinadas palavras que perderam a noção de composição: mandachuva; paraquedas; paraquedista.
- Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas: fim de semana; café com leite.
- Quando a segunda palavra começar com “r” ou “s”, depois de prefixo terminado em vogal, retira-se o hífen e essas consoantes são duplicadas: antessala; extrassensorial; suprarrenal.
- Não se emprega o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”: anteprojeto; contracheque; extraforte.
- O hífen não deve ser usado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa por vogal ou outra consoante diferente: hipermercado; intermunicipal; subemprego.
- Diante do advérbio “mal”, quando a segunda palavra começar por consoante, não se emprega o hífen: malfalado; malgovernado; malpassado.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/emprego-do-hifen.htm
-
Detalhe:
REGRA:
Ficou estabelecido que os prefixos terminados em “b” trazem hífen sempre que acompanham palavras iniciadas em “b”,“r” ou “h”, como sub-base, sub-região, etc
EXCEÇÃO:
subumano / Sub-humano
( Permite a dupla grafia )
Fonte: Décio Terror.
Bons estudos!
-
Sub terá hífen em palavras que começarem com H,B,R.
Exemplos: Sub-humano( subumano), Sub-reino.
- Subestimar e Subutilizar, por exemplo, não possuem hífen
-
Erva-doce tem hífen. questão nula.
-
Vocábulos compostos que tenham prefixo SUB só recebem hifenes se o segundo elemento iniciar em B, R ou H.
-
D - [Correta]
-
macho, português é infinito é, zuliivee
-
Erva-doce (palavra composta por justaposição sem elementos de ligação, cujos componentes tem autonomia fonética e acentuação própria)
Mal-afortunado (mal + vogal, h ou L, usa-se hífen)
Sem-cerimônia (com o prefixo sem usa-se hífen)
Subutilizar (sub + b, r, ou h usa-se hífen, somente nessas circunstâncias, exemplos: sub-base, sub-humano, sub-reitor).
-
pessoal não adianta ficar copiando e colando, esse tipo de coisa tem que escrever senão esquece
-
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em regra do hífen. O candidato deve indicar a palavra escrita incorretamente. Vejamos:
a) Correta.
Erva-doce⇨ substantivo composto por justaposição de regra é hifenizado.
b) Correta.
Mal-afortunado⇨ quando "mal" formar adjetivo ou substantivo composto, será hifenizado quando a palavra seguinte iniciar com letra igual, com H ou com vogal.
c) Correta.
Sem-cerimônia⇨ diante do prefixo "sem" usa-se o hífen.
d) Incorreta.
Sub-utilizar⇨ o prefixo "sub" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo, com H ou com R.. Ou seja, o correto é "subutilizar"
Gabarito do monitor: D