SóProvas


ID
5158873
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No português, as preposições são classificadas em “essenciais” (palavras que só desempenham o papel estritamente de preposição) e “acidentais” (palavras de outra classe gramatical que eventualmente se usam como preposições).”
(Fonte adaptada: Rodrigo Bezerra – Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos> Acesso em 08 de dezembro de 2020)

Assinale a alternativa que representa corretamente uma preposição acidental:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Seria "Conforme" originalmente Conjunção ? Acho que sim!

  • GABARITO B

    Preposições acidentais

    São aquelas que não possuem originalmente a função de preposição, mas que podem acabar exercendo essa função em determinados contextos.

    São preposições acidentais: afora, como, conforme, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto, entre outras.

    como (= na qualidade de)

    conforme (= de acordo com)

    segundo (= conforme)

    consoante (= conforme)

    durante, salvo, fora, mediante, tirante, exceto, senão, visto (=por)

    Exemplos

    Fora eu, todos foram bem.

    Fora seria, comumente, um advérbio de lugar (Ex.: O objeto estava fora da bolsa.). Entretanto, no contexto da primeira frase, torna-se preposição acidental, já que significa “com exceção de”.

    Segundo testemunhas, ficou tudo bem.

    Segundo seria, comumente, um numeral (Ex.: Cheguei em segundo lugar na corrida.). Contudo, no contexto da primeira frase, torna-se preposição acidental, já que significa “de acordo com”.

  • ✅Letra B.

    Preposições Acidentais = Apresentam um conjunção com função de preposição. No caso da questão, foi utilizado o CONFORME.

    Preposições essenciais= Atuam somente como preposições na Língua Portuguesa. Ex: após, ante, até, contra, com, para, perante...

  • A questão é sobre morfologia e quer que marquemos a alternativa que representa corretamente uma preposição acidental. Vejamos:

     .

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    As preposições acidentais são aquelas que originalmente não possuem a função de preposição e pertencem normalmente a outras classes gramaticais, mas funcionam às vezes como preposições. São elas: conforme (= de acordo com), consoante, segundo, durante, mediante, visto (= devido a, por causa de), como, etc.

     .

    A) Contra.

    Errado. "Contra" é preposição essencial.

     .

    B) Conforme.

    Certo. Conforme é preposição acidental.

     .

    C) Sobre.

    Errado. "Sobre" é preposição essencial.

     .

    D) Perante.

    Errado. "Perante" é preposição essencial.

     .

    Gabarito: Letra B

  • GABARITO: B

    Preposições acidentais são aquelas palavras que apresentam uma conjunção com função de preposição, por exemplo. Ou, ainda, quando duas ou mais palavras da classe da gramática funcionam como preposição. Exemplos: mas, afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto, etc.

    Ex: Durante à noite estou no restaurante.

  • Essa é a fonte? É sério isso?

  • B

    O termo "conforme" é a princípio um adjetivo comum de dois gêneros e, acidentalmente, nas orações subordinadas conformativas, atua como conjunção, assim como o numeral ordinal "segundo", que também tem esse papel nesse tipo de oração. As outras preposições (contra, sobre e perante) são empregadas somente com função de preposição.

    https://www.portugues.com.br/gramatica/preposicoes.html