Amenófis IV foi o faraó, no Egito Antigo, casado com a famosa Nefertiti e que buscou estabelecer o poder do faraó sobre a poderosa e rica classe sacerdotal . Ela controlava o culto das várias divindades, as oferendas, a região dedicada à produção de cereais para comércio exterior e, os templos eram usados como armazéns para estocar excedentes para épocas de escassez.
O caminho encontrado pelo faraó foi o de abolir o politeísmo e estabelecer o culto em um só deus, que não seria nenhum dos mais comuns entre os egípcios como Ptah , Hórus ou Rá. Amenófis instaura o culto ao deus Aton, representado por raios de sol. Para demonstrar a seriedade da proposta, o faraó modificou seu nome para Akhenaton “aquele que adora a Aton" .
Após sua morte, face à oposição crescente de sacerdotes e população em geral , o filho de Akhenaton, Tutankamon restabeleceu o politeísmo, os cultos e os templos fechados por seu pai.
O tema é clássico no estudo de história do Egito Antigo e não apresenta grandes dificuldades, assim como de bibliografia.
Uma das alternativas indica corretamente as ações de Amenófis IV
A) CORRETA – O faraó Amenofis IV, em sua reforma religiosa pretendeu abolir o politeísmo. O culto a vários deuses auxiliava a autonomia das várias cidades, que privilegiavam deuses diferentes. O monoteísmo significaria também uma afirmação do poder do faraó, com a neutralização do poder dos sacerdotes.
B) INCORRETA – O que pretendeu Amenófis foi o inverso: estabelecer o monoteísmo e abolir o politeísmo
C) INCORRETA – O culto ao sol , ou aos raios de sol – Aton – passou a ser o culto religioso como um todo e não apenas a adoração central.
D) INCORRETA- A mumificação advinha da crença em uma vida posterior à morte física, o que é anterior à reforma.
Gabarito do Professor: Letra A.
Novo Império (1580 a.C. – 715 a.C.)
Iniciou-se com a expulsão dos hicsos e foi marcado por numerosas conquistas territoriais. Em seu final ocorreram agitações internas e outra onda de invasões. Devido ao enfraquecimento do Estado, o Egito foi conquistado sucessivamente pelos assírios (670 a.C.), persas (525 a.C.), gregos (332 a.C.) e romanos (30 a.C.).
Ainda durante o Novo Império, o Faraó Amenófis IV alterou seu próprio nome para Akhenaton e, mais importante, aboliu o culto a diferentes deuses ao adotar o monoteísmo.
Resposta: A