No século II, no período de governo do Imperador Adriano, o Império Romano atingiu sua extensão máxima: todas as terras ao redor do Mar Mediterrâneo estavam sob comando romano. E, os seus exércitos haviam chegado à ilha da Bretanha. A partir daí a manutenção das fronteiras tornou-se mais complicada na medida em que Roma, o epicentro do Império, estava geograficamente cada vez mais distante.
Na mesma época, povos que viviam perto das fronteiras à leste começaram a buscar melhores condições de vida, atraídos pelo brilho e ecos de Roma. Pouco a pouco foram se tornando trabalhadores nos campos e soldados no exército.
E assim começa a “ invasão dos bárbaros" ou melhor, dos povos germanos, chamados de “ bárbaros", palavra de origem grega que significa mais ou menos “ aqueles que não partilham nossa cultura". Essa entrada, de início pacífica, passa a ter conotação de invasão guerreira a partir mais ou menos do século IV, adentrando em um império em crise e que se enfraquecia por disputas políticas.
Este é um tema clássico de História Antiga tanto da escola básica quanto da graduação de História. Não há dificuldades quanto ao estudo ou à obtenção de bibliografia. Bons manuais de escola básica como as publicações de Miriam Becho e Patrícia Braick, oferecem material de estudo de qualidade. É necessário estudo específico do assunto para responder a questão proposta.
Entre as alternativas uma indica, de forma correta, uma das razões para as migrações germanas ou invasões bárbaras.
A) INCORRETA- Os triunviratos existiram entre o final do período republicano (século I a.C) quando a crise política se instalou e havia vários líderes – militares em sua maioria – disputando o poder. Em suma: não se relaciona com a questão dos bárbaros.
B) CORRETA- A pressão dos hunos vindos da Ásia, em busca de pastagens e terras férteis, “empurrou" os povos germanos para o Império Romano. Este foi , sem dúvida, um dos motivos das invasões.
C) INCORRETA- As guerras púnicas , entre Roma e Cartago, aconteceram em momento de expansão do Império Romano pelo Mediterrâneo. Cartago era o concorrente a ser eliminado. A vitória dos romanos abriu a possibilidade dos romanos controlarem as rotas de comércio pelo Mediterrâneo.
D) INCORRETA – A divisão em dois impérios, o Romano do Ocidente e o Romano do Oriente, não é causa mas, efeito das incursões bárbaras. A parte oriental, em momento de estabilidade econômica e crescimento, conseguiu evitar as invasões, incluso negociando com os chefes dos “bandos de guerra" germanos.
Gabarito do Professor: Letra B.