Um dos grandes reis bárbaros germanos da Idade Média foi Carlos Magno. E, sua proposta era a de,a partir do Reino Franco, reconstituir o Império Romano do Ocidente. Suas conquistas levaram à formação do Império Carolíngio, que agregou boa parte da Europa Ocidental .
O entendimento de costumes e práticas administrativas do Império, assim como sua desagregação após a morte de Carlos Magno e assinatura do Tratado de Verdun, que o dividiu entre seus netos, são importantes para explicar a gênese de determinadas práticas do feudalismo.
Entre as alternativas uma indica a definição correta do laço de fidelidade e dependência usado por Carlos Magno
A) INCORRETA – Suserania indica o doador da terra. Suserano é o doador a quem o recebedor fica ligado por laços de fidelidade e honra.
B) CORRETA- Vassalagem aponta, corretamente, aqueles que recebem a doação de terras e que , como vassalos, passam a dever ao suserano auxílio militar e fidelidade , além de ajuda econômica se o suserano assim necessitasse.
C) INCORRETA- O comitatus era um grupo de guerra formado por um chefe e seus guerreiros ligados por laços de fidelidade. Foi o costume germano que deu origem ao costume de suserania e vassalagem.
D) INCORRETA – A capitulação não se refere nem ao comitatus tampouco à vassalagem e à suserania .
Gabarito do Professor: Letra B.