Gabarito letra "C"
NBR 5738:2016 - Concreto: Procedimento para Moldagem e Cura de Corpos de Prova
A) Item 7.1 - A dimensão básica do corpo de prova deve ser no mínimo três vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto. (F)
B) Item 8.1.1 - Durante pelo menos as primeiras 24 h, para corpos de prova cilíndricos, e 48 h, para corpos de prova prismáticos, todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto. (F)
D) e E) Tabela 2 - Classes de consistência
- Abatimento entre 10 e 50 mm = método de adensamento mecânico;
- Abatimento entre 50 e 160 mm = método de adensamento mecânico ou manual;
- Abatimento maior ou igual a 160 mm = método manual. (F)
a) A dimensão básica do corpo de prova deve ser de até três vezes o tamanho da dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto.
A dimensão básica do corpo de prova deve ser no mínimo três vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto.
b) Durante pelo menos 24 horas, para corpos de prova cilíndricos, todos os corpos de prova devem ser devidamente protegidos de intempéries; no entanto, eles não podem ser cobertos por nenhum tipo de material.
Durante pelo menos as primeiras 24 h, para corpos de prova cilíndricos, e 48 h, para corpos de prova prismáticos, todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.
c) O concreto pode passar por cura em câmara úmida, em solução saturada de hidróxido de cálcio, ou receber as mesmas proteções contra as ações climáticas que a estrutura de concreto que representam, a depender da finalidade da verificação a ser executada.
Perfeito.
d) Para concretos de baixo abatimento (10 mm ≤ abatimento ≤ 50 mm), não pode ser realizado adensamento mecânico.
e) Para concretos de classe S220 (abatimento ≥ 220 mm), não pode ser realizado adensamento manual.
S10 ---> 10 ≤ A < 50 ---> Adensamento mecânico
S50 ---> 50 ≤ A < 100 ---> Mecânico ou manual
S100 ---> 100 ≤ A < 160 ---> Mecânico ou manual
S160 ---> 160 ≤ A < 220 ---> Manual
S220 ---> A ≥ 220 ---> Manual