SóProvas


ID
5165149
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Boituva - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão. 

Computador doutor

    No primeiro dia do ano, o periódico científico Nature apresentou estudo que amplia a confiança na aplicação de inteligência artificial (IA) ao campo de diagnósticos médicos. A tecnologia não vai revolucionar a prática clínica do dia para a noite, mas seria ingênuo duvidar que ganhe papel crescente.
    O trabalho diz respeito à interpretação de mamografias, principal exame para detectar câncer de mama. Comparou- -se o desempenho de um sistema computadorizado com o de seis radiologistas especializados na busca de tumores precoces, ambos utilizando bancos com casos de quase 29 mil mulheres no Reino Unido e nos EUA.
    O discernimento do computador não fez feio na comparação com os resultados obtidos pelos olhos e pela massa cinzenta de especialistas humanos. O programa logrou 5,7% menos falsos positivos e 9,4% menos falsos negativos, no caso das imagens americanas, e 1,2% e 2,7%, respectivamente, no tocante às britânicas.    
    A diferença entre os desempenhos com os dois conjuntos de dados pode ser atribuída à peculiaridade de, no Reino Unido, cada mamografia ser interpretada por dois radiologistas – e eventualmente um terceiro, caso haja necessidade de arbitrar divergências.
    O estudo contou com financiamento do Google Health e colaboração de vários hospitais e instituições acadêmicas nos dois países.
       Apesar da proeza, ninguém arriscaria prognosticar, por isso, que computadores substituirão em pouco tempo o especialista de carne e osso. Parece certo, por outro lado, que há neles potencial para diminuir a carga de trabalho de profissionais de saúde, em especial nos lugares em que haja carência deles.
    No Brasil, realizaram-se em 2018 quase 2,5 milhões de mamografias, exame que o Ministério da Saúde recomenda, de dois em dois anos, para mulheres entre 50 e 69 anos. Apesar disso, há longas filas de espera no SUS, seja por falta de especialistas ou de aparelhos.
    Estima-se que surjam a cada ano 60 mil novos casos de tumor de mama no país. Detectados precocemente, são tratáveis, resultando em longa sobrevida para as pacientes. Ainda assim, a modalidade da doença permanece como primeira causa de morte por câncer entre mulheres, com 16724 óbitos em 2017.
    Mamógrafos móveis, transmissão de imagens e – por que não? – inteligência artificial podem ser poderosos aliados tecnológicos.

(Editorial. Folha de S.Paulo. 04.01.2020. Adaptado)

A publicação da Nature apresenta a possiblidade_________  a inteligência artificial venha a ser uma realidade no campo dos diagnósticos médicos. Mas essa realização___________ o estudo refere-se não surgirá do dia para a noite. Os especialistas humanos continuam por trás desse tipo de atendimento, razão_______ ainda não se pode afirmar que os computadores_________ substituirão em pouco tempo.

Em conformidade com a norma-padrão de regência da língua portuguesa, as lacunas do trecho escrito a partir do texto original devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • A publicação da Nature apresenta a possibilidade _de que_ a inteligência artificial venha a ser uma realidade no campo dos diagnósticos médicos. Mas essa realização à qual_ o estudo refere-se não surgirá do dia para a noite. Os especialistas humanos continuam por trás desse tipo de atendimento, razão _pela qual__ ainda não se pode afirmar que os computadores _os_ substituirão em pouco tempo.

  • Lacunas???

  • A publicação da Nature apresenta a possiblidade __________ a inteligência artificial venha a ser uma realidade no campo dos diagnósticos médicos. Mas essa realização _________ o estudo refere-se não surgirá do dia para a noite. Os especialistas humanos continuam por trás desse tipo de atendimento, razão ___________ ainda não se pode afirmar que os computadores ______ substituirão em pouco tempo.

  • Rapaz tive de baixar o Chico Xavier pra entender onde essas lacunas estavam kkkk.

  • Notifiquem para o QC corrigir o texto da questão e incluir as lacunas :)

  • NOSSA,CADÊ AS LACUNAS....... DEUS DO CÉU....RSRS

  • A publicação da Nature apresenta a possiblidade_________ a inteligência artificial venha a ser uma realidade no campo dos diagnósticos médicos. Mas essa realização___________ o estudo refere-se não surgirá do dia para a noite. Os especialistas humanos continuam por trás desse tipo de atendimento, razão_______ ainda não se pode afirmar que os computadores_________ substituirão em pouco tempo.

    Em conformidade com a norma-padrão de regência da língua portuguesa, as lacunas do trecho escrito a partir do texto original devem ser preenchidas, respectivamente, com:

    [A] de que … à qual … pela qual … os

    apresenta possiblidade de alguma coisa = de que

    refere-se a alguma coisa = à qual

    razão por alguma coisa = pela qual

    afirmar que os computadores substituirão Os especialistas humanos em pouco tempo = os

  • Esta questão avalia os conhecimentos sobre regência. É um tipo de questão bastante comum em bancas diversas e que requer um cuidado especial. Principalmente, porque, quase sempre, existe uma pegadinha em exercícios desse tipo.

     

    Dito, isto, vamos à resolução.

     

    Aqui também nos é possível fazer aquele trabalho de eliminação de alternativas a partir do exame da primeira lacuna do texto a ser preenchida. Segundo a norma-padrão e as regras da regência nominal, o termo regido é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Esse termo será sempre acompanhado de preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.

     

    Agora, vejamos o a palavra que aparece imediatamente antes da primeira lacuna: possibilidade. Trata-se de um substantivo, certo? E, de acordo com as dicas acima, quando o termo regido é um nome – substantivos se encaixam nessa regra – ele sempre deverá ser acompanhado de preposição. E quais são as alternativas nas quais aparece uma preposição logo de início? Ora, A, B e D, certo? Pois bem, sendo assim, C e E estão descartadas, pois o que, nelas, não é preposição, mas sim, um pronome relativo.

     

    C. Incorreta.

    E. Incorreta.

     

    Sabendo que só nos restam A, B e D, como resolver o exercício? Basta analisar qual palavra está posicionada imediatamente antes da segunda lacuna, que, no caso, é realização. Temos outro substantivo, que, como já vimos, é sempre regido por preposição. E o que aparece logo após a lacuna? Outro substantivo: estudo. E aí, como saber qual opção é a correta? Se realização é um substantivo feminino, logo, a palavra pede um artigo feminino, não é? Só que, ao mesmo tempo, o vocábulo também pede uma preposição. E o que é a junção entre artigo a + preposição a? A crase, certo?

     

    Sabendo disso, já temos elementos suficientes para apontar a alternativa A como a correta.  Além disso, os conectivos seguintes da alternativa – pela qual e os – preenchem corretamente as lacunas restantes. Sendo assim:

     

    1. Correta.
    2. Incorreta.

    D. Incorreta.

     

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Concurseiros, ajuda-me!?

    Este Que da primeira coluna é uma conjunção integrante?

    Help!

  • AVANTE PM PR!!!

  • portugues é uma materia do cão.

  • A publicação da Nature apresenta a possiblidade_________ a inteligência artificial

    A publicação da Nature(sujeito) apresenta(verbo) a possiblidade(O.D e o termo "possibilidade" é um substantivo abstrato, caracterizando a oração que está sublinhada de O.S.Substantiva completiva nominal, visto que o substantivo exige a preposição "de" e o complemento "a inteligencia artificial" ) DE QUE a inteligência artificial venha a ser uma realidade no campo dos diagnósticos médicos.

  • Buguei vergonhosamente com essa crase no à qual.

    Acertei porque as outras de cara não respeitavam a regência, mas só lembrei do artigo implícito quando li as explicações.

  • Quem refere-se, refere-se A alguma coisa/alguem

    Quem substitui, substitui alguem: O Rafael substituiu o joão. Como não tem preposição é Objeto direto, e em objeto direto não se usa "Lhe", eliminando as alternativas C e D

  • errei novamente;.;.;. oohhhh!!! vida

  • aula de regencia e analise da funcao do "E"

    1. Possibilidade de alguma coisa = de que
    2. O estudo refere-se a alguma coisa = à qual
  • Comentário resumão:

    GALERA, OS PRONOMES, ÀS VEZES, PODEM FUNCIONAR COMO COMPLEMENTO NOMINAL OU VERBAL. É COMPLICADO. ESTRANHAMOS O USO DISSO, MAS, GRAMATICALMENTE FALANDO, ESTÁ CORRETO.

    1. Apresenta a possibilidade de algo (para dar clareza, é preciso indicar uma preposição logo após);
    2. A QUAL pode ser usado como complemento verbal ou nominal. Lembrando que ele é um pronome que o art A, O faz parte obrigatoriamente dele. Refere-se é um VTI que pede preposição A. Esse é o porquê de ele estar craseado.

    Só com essas duas conclusões você chegaria ao gabarito

    RUMO AO TJOTINHA!

  • Geralmente respondo a questão já eliminando (aqui no qconcursos cortando) a alternativa que tenho "certeza" estar errada. Vi uma crase precedendo o pronome qual e já risquei na hora. Enfimmm. ME FERREI. kkkkk. Fica o aprendizado.

  • Referir = VTI, crase explicada!

  • Falta um "tantin" pra eu chutar esse balde

  • O verbo "Substituir" é Transitivo Direto, e por isso não pode estar relacionado ao pronome átono "Lhe"... O pronome oblíquo "Lhe" somente deve ser empregado em relações verbais de transitividade INDIRETA.
  • Possibilidade DE

    Refere-se À

    Razão POR

    OS ( ESPECALIALISTAS ) Subistituirão

  • 12 MANDAMENTOS DA CRASE

    Esse é um modo divertido para você decorar os principais pontos sobre crase:

    • Diante de pronome, crase passa fome;
    • Diante de masculino, crase é pepino;
    • Diante de ação, crase é marcação;
    • Palavras repetidas, crase proibida;
    • A+ aquele, crase nele!
    • Vou a, volto da: crase há!
    • Vou a, volto de: crase pra quê?
    • Diante de cardinal, crase faz mal;
    • Quando for hora, crase sem demora;
    • Palavra determinada, crase liberada;
    • Sendo “à moda de”, crase vai vencer;
    • Adverbial, feminina e locução, coloque crase, meu irmão!
  • fui pela crase e pelo final

  • refere-se salvou a pátria hahahaha

  • E ainda tem gente que fala que português é mais fácil que matemática
  • 12 MANDAMENTOS DA CRASE

    Esse é um modo divertido para você decorar os principais pontos sobre crase:

    • Diante de pronome, crase passa fome;
    • Diante de masculino, crase é pepino;
    • Diante de ação, crase é marcação;
    • Palavras repetidas, crase proibida;
    • A+ aquele, crase nele!
    • Vou a, volto da: crase há!
    • Vou a, volto de: crase pra quê?
    • Diante de cardinal, crase faz mal;
    • Quando for hora, crase sem demora;
    • Palavra determinada, crase liberada;
    • Sendo “à moda de”, crase vai vencer;
    • Adverbial, feminina e locução, coloque crase, meu irmão!

    Gostei

    (20)

    Respostas

    (0)

    Reportar abuso