SóProvas


ID
5165833
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Corumbiara - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo o texto Constitucional, é de competência dos Municípios, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    CF/88:

    Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição..

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. 

  • Complementando:

    É assegurada aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração

    Gabarito: B

    Polícia Civil! Só Deus sabe quando...

  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado e pede ao candidato que assinale o item incorreto no tocante à competência dos Municípios. Vejamos:

    a) Promover programas de construção de moradias, melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

    Correto. Trata-se de competência comum da União, Estados, DF e Municípios, nos termos do art. 23, IX, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;  

    b) Explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Trata-se de competência dos Estados e não dos Municípios. Inteligência do art. 25, § 2º, CF: § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.     

    c) Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observadas a legislação e a ação fiscalizadora.

    Correto. Trata-se de competência dos Municípios, nos termos do art. 30, IX, CF: Art. 30. Compete aos Municípios: IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

    d) Preservar as florestas, a fauna e a flora.

    Correto. Trata-se de competência comum da União, Estados, DF e Municípios, nos termos do art. 23, VII, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: VII - preservar as florestas, a fauna e a flora;

    Gabarito: B

  • Essa do gás já é velha. Kkk.

    Estados.

  • GABARITO- B

    Um "bizuzão " rápido e sagaz :

    gás Canalizado - Estado

    detalhe do artigo: Não confundir com " Gás Natural "

    Bons estudos!

  • É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

    I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;

    II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;          

    III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;

    IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural;

    V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência;

    V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação;         

    VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;

    VII - preservar as florestas, a fauna e a flora;

    VIII - fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar;

    IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;         

    X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos;

    XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;

    XII - estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

    Parágrafo único. Lei complementar fixará normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional.

    Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional.

  • Gás - Governador - Estado

  • "eu errava demais org adm ... era um calo no meu pé , então eu decidi todo dia que eu teria que ler essa bagaça e assim foi.... hoje tenho um aproveito médio de 77-80% de acertos.... "

    #PCRJ desistir definitivamente não é uma opção.

  • A questão demanda conhecimento sobre a divisão de competências trazidas na Constituição Federal.  

    O texto constitucional adotou, para fins de divisão de competência, a lógica da preponderância de interesses. Com isso, a União possui as competências de interesse nacional; os Estados possuem competências de interesse regional; e, por fim, os municípios possuem competências de interesse local. O Distrito Federal, por ser um ente político híbrido, possui competências estaduais e municipais (como exemplo, ele institui e arrecada tributos estaduais e municipais).  

    Além da lógica da preponderância de interesses, há também a sistemática do princípio da subsidiariedade, ou seja, é preferível que as atribuições sejam prestadas pelo ente federativo que tiver maior proximidade com o assunto. Assim, como exemplo tradicional e bem elucidativo, é incumbência municipal organizar o sistema de transporte viário dentro dos limites do município.  

    Passemos às alternativas. Ressalta-se que a questão demanda a alternativa que não seja competência dos Municípios. 


    A alternativa "A" está errada, pois promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico é competência comum dos entes, nos termos do artigo 23, IX, da Constituição Federal. 

    A alternativa "B" está correta, pois cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação, nos termos do artigo 25, §2o, da Constituição Federal. 

    A alternativa "C" está errada, pois promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observadas a legislação e a ação fiscalizadora, é de competência comum dos entes, nos termos do artigo 30, IX, da Constituição Federal.

    A alternativa "D" está errada, pois preservar as florestas, a flora e a fauna é competência comum dos entes, nos termos do artigo 23, VII, da Constituição Federal.

    Gabarito do professor: letra "B"