SóProvas


ID
5165932
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou coletivo, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais podem ser propostas soluções. A respeito dos objetivos do Psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA:


I - O processo do psicodiagnóstico tem um objetivo específico, relacionado aos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

II - Um psicodiagnóstico pode ter o objetivo de prevenção; visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

III - Um objetivo possível é o de prognóstico, que depende fundamentalmente da classificação nosológica, e, neste sentido, não é privativo do psicólogo. Este pode trazer contribuição importante, pois pode avaliar condições que possam ter influência no curso do transtorno.

IV - O objetivo da perícia forense é resolver questões relacionadas a investigação criminal, avaliação de características da personalidade, avaliação de comprometimentos psicopatológicos relacionados a infrações da lei.

Alternativas
Comentários
  • Piscodiagnóstico não é privativo do psicólogo? Não entendi porque o item III está correto.

  • Não, Gabriel, veja bem:

    "Um objetivo possível é o de prognóstico, que depende fundamentalmente da classificação nosológica, e, neste sentido, não é privativo do psicólogo. Este pode trazer contribuição importante, pois pode avaliar condições que possam ter influência no curso do transtorno."

    A questão se refere ao objetivo, que é o prognóstico. Este não é privativo do psicólogo e o psiquiatra, por exemplo, pode o fazer.

    Gabarito D.

  • Perfeito, Kunoichi!! Agradeço pela explicação. Gratidão e bons estudos!!

  • Qual erro da alternativa I?

  • Talvez o erro da I esteja na tentativa de vincular característica do atendimento psicoterápico quando a questão introduz "consulta". Na avaliação psi ou psicodiagnóstico a procura não é espontânea e qse sempre reside num processo para subsidiar uma decisão em vários contextos: educacional, organizacional, jurídico...
  • O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação

    fonte: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Texto%205%20-%20Fundamentos%20do%20Psicodiagn%C3%B3stico.pdf

  • Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. é um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia (Cunha, 2007).

    A autora aponta ainda que o processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor.
    Assim, o item I encontra-se errado por determinar apenas um objetivo para o psicodiagnóstico, o que seria facilmente identificado como errado mesmo não conhecendo a autora, visto as demais assertivas trazerem, justamente, objetivos diversos do processo.
    Mas vejamos quais são então os objetivos mais comuns do psicodiagnóstico:


    Perceba que o objetivo da perícia, nada tem a ver com investigações criminais, como trouxe o item IV.

    Assim, temos somente os itens II e III corretos.

    Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ...[et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • E qual o erro da IV ? Questão mal feita