SóProvas


ID
5167162
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Movimento Bauhaus teve início após a criação da Escola de Arte Bauhaus, em 1919, na Alemanha. Influenciou os pensamentos modernistas sobre a arquitetura e as formas de fazer arte. Foi o start para que artistas da época percebessem que grande parte dos problemas encontrados nas produções não estava apenas ligado às máquinas e falhas técnicas, mas em relação entre o artista e a máquina. Em síntese, a ideia inicial era estabelecer uma conexão entre o fazer manual e a utilização das máquinas na produção da arte, do artesanato. A Escola de Arte Bauhaus foi uma concepção de:

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial alteraram o contexto artístico europeu e mundial, que adotou os princípios da racionalidade formal e aproximação da arte e indústria. Walter Gropius (1883-1969), nascido em Berlim, foi arquiteto e o primeiro diretor da Bauhaus - escola de arte, arquitetura e design - responsável por sua estruturação. Tal Escola era uma estatal, financiada pelo governo, funcionava como uma associação de docentes artistas, arquitetos e artesãos, que buscava resgatar a relação entre eles, perdida com o industrialismo. Gropius foi diretor da escola até 1928, sucedido por Hannes Meyer e Mies Van Der Rohe.

    Gabarito do Professor: Letra B. 

  • Fundada no ano de 1919 por Walter Gropius, na Alemanha, seu principal objetivo era tornar-se uma combinação de arquitetura, artes e design, o que acabou gerando muitos conflitos externos e internos, na época.

    Entre as principais características da escola Bauhaus, destacam-se:

    • A utilização de materiais como aço, vidro e madeira;
    • A junção do artesanato e da arte;
    • A arquitetura integrada ao urbanismo;
    • A funcionalidade dos produtos;
    • A influência do construtivismo.

  • Obs:

    A escola foi fundada por Walter Gropius em Weimar / 1919

    Mas é importante lembrarmos que em 1930 Mies foi nomeado diretor da Bauhaus, substituindo o militante comunista Hannes Meyer.