-
Gab: A
Pontos relevantes da questão:
"uma especialidade não interfere na outra e as tomadas de decisão não são pautadas pela hierarquia. Um gestor especialista em comunicação, por exemplo, não poderá tomar decisões sobre o financeiro, mesmo que este gestor de comunicação esteja há mais tempo na empresa.
***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***
https://www.instagram.com/maxtribunais/
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de estrutura organizacional. Dito isso, vejamos qual tipo de estrutura remete à situação narrada no enunciado da questão.
A - correta. Organização funcional segue o princípio da especialização das atividades. De modo que:
- Em uma organização funcional, uma especialidade não interfere na outra e as tomadas de decisão não são pautadas pela hierarquia. Um gestor especialista em comunicação, por exemplo, não poderá tomar decisões sobre o financeiro, mesmo que este gestor de comunicação esteja há mais tempo na empresa, pois cada especialista cuida apenas da sua especialidade, de modo a não quebrar a essência do modelo funcional.
B - incorreta. organização estruturada é aquela que apresenta, como mostra Chiavenato, um conjunto de elementos relativamente estáveis que se relacionam no tempo e no espaço para formar uma totalidade. Em Administração, a estrutura corresponde à maneira como as organizações estão organizadas e estruturadas.
C - incorreta. organização linha staff é resultado da combinação da organização linear e da funcional. Conforme Chiavenato. A função de linha é responsável pela execução e possui o poder de decisão, já a áreas de staff apenas presta consultoria especializada, orientando os gerentes de linha segundo a necessidade, mas apenas isso, o poder de decidir é dos gerentes de linha.
Após verificarmos as alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
-
Quais as características da organização funcional
É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.
Desvantagens da estrutura funcional
- demasiada especialização dificulta a interdisciplinaridade das funções;
- diminui a visão global da empresa;
- dificulta a tomada de decisão;
- líderes têm menos poder hierárquico, o que leva a perda de autoridade (e dificulta a aceitação de mudanças pelos empregados).
-
LETRA A).
O ponto chave para a resolução da questão é este: "[...] especialidade não interfere na outra e as tomadas de decisão não são pautadas pela hierarquia", tratando-se da ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL, em que há a aplicabilidade do princípio da especialização das funções: que separa, distingue e especializa.
-
GAB A
A ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL é idealizada com base no princípio de assessoria (staff). Este princípio propõe a existência de áreas especializadas no conhecimento em cada função administrativa. Os chefes seriam verdadeiros especialistas, e o funcionário teria que consultar o chefe apropriado para a atividade específica que estiver desempenhando. Na visão clássica de Taylor, isso faria com que cada funcionário tivesse vários chefes funcionais - já que na organização funcional a supervisão dos funcionários passa a ser considerado um elemento funcional, e não mais linear.
Organização Funcional:
- Autoridade funcional ou dividida;
- Linhas diretas de comunicação;
- Descentralização das decisões;
- Ênfase na especialização.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)