SóProvas


ID
5167726
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o trecho e complete a lacuna abaixo:


A ________________ considera os indivíduos participantes da organização como instrumentos passivos, cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos financeiros (remuneração de acordo com a produção) condições físicas ambientais de trabalho favoráveis. É uma posição simplista e mecanicista.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Segundo Chiavenato:

    • Teoria Clássica da Administração: Considera os indivíduos participantes da organização como instrumentos passivos, cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos financeiros (remuneração de acordo com a produção) condições físicas ambientais de trabalho favoráveis. É uma posição simplista e mecanicista.

    • Teoria das Relações Humanas: Considera os indivíduos participantes da organização como possuidores de necessidades, atitudes, valores e objetivos pessoais que precisam ser identificados, estimulados e compreendidos para obter sua participação na organização, condição básica para sua eficiência. É uma posição limitada.

    • Teoria Comportamental: Os indivíduos participantes da organização percebem, raciocinam, agem racionalmente e decidem a sua participação ou não participação na organização como tomadores de opinião e decisão e solucionadores de problemas. 

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias administrativas. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.

    A - correta. A Escola Clássica da Administração, desenvolvida na França, tem Henri Fayol como seu precursor. Esta escola possuía a preocupação básica de aumentar a eficiência da organização, a partir de uma visão sintética, global com ênfase na estrutura e funcionamento da organização.

    Consoante a lição do professor Chiavenato (2014, p.340):

    • "Teoria Clássica da Administração: considera os indivíduos participantes da organização como instrumentos passivos cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos financeiros (remuneração de acordo com a produção) e condições físicas ambientais de trabalho favoráveis. É uma posição simplista e mecanicista."

    B - incorreta. Para a teoria das relações humanas a eficiência da produção não depende apenas da capacidade física ou fisiológica, mas principalmente das condições psicológicas dos indivíduos. As percepções e sentimentos dos operários, de acordo com a teoria das relações humanas, determinava se se a produção aumentava ou diminuía, não o esforço físico em si.

    Segundo Chiavenato (2014, p.340):

    • "Teoria das Relações Humanas: considera os indivíduos participantes da organização como possuidores de necessidades, atitudes, valores e objetivos pessoais que precisam ser identificados, estimulados e compreendidos para obter sua participação na organização, condição básica para sua eficiência. É uma posição limitada."

    C - incorreta. Para Duran (2016) A teoria comportamental se refere ao modo uma organização ou indivíduo age ou reage em suas interações com o ambiente em que está inserido. Suas conclusões são: o homem é um animal social dotado de necessidade e de um sistema psíquico, de capacidade para aprender, é orientado para objetivos e tem a capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato.

    Chiavenato (2014, p.340) deixa evidente que:

    • "Teoria Comportamental: os indivíduos participantes da organização percebem, raciocinam, agem racionalmente e decidem a sua participação ou não participação na organização como tomadores de opinião e decisão e solucionadores de problemas."

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes: 

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    DURAN, Cristina. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    MOREIRA. Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.