Todos os itens estão corretos.
A Crise de 1929 (a Grande Depressão ou Crash de 1929) foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920, marcando um momento de colapso do liberalismo econômico. Costuma ser apontada também como a maior crise do capitalismo financeiro.
O colapso econômico teve início em meados de 1929, nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo capitalista. Seus efeitos duraram por uma década e teve desdobramentos sociais e políticos.
São apontadas como causas principais do episódio:
A superprodução provocada pelo subconsumo; e
A especulação financeira.
Já no plano nacional, o café ficou estagnado no mercado brasileiro e o preço do produto, consequentemente, despencou. Os cafeicultores acumularam prejuízos gigantescos. No auge dessa crise, o país enfrentou transformações políticas profundas com o acontecimento da Revolução de 1930. O novo governo teve Getúlio Vargas como presidente provisório. Ou seja, a crise de 1929 enfraqueceu as oligarquias rurais que dominavam o cenário político da Velha República e abriu caminho para a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930.
De forma geral, as repercussões políticas da crise foram negativas, sobretudo nos países de fraca tradição democrática, pois, neles, essa crise facilitou a ascensão de governos autoritários e ditatoriais, como no Brasil. Por aqui, Getúlio Vargas governou de 1930 a 1934, por exemplo, sem precisar se submeter a uma constituição.
Resposta: C
GAB-C
I, II e III.
I- A Crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior crise do capitalismo financeiro.
II-O colapso econômico teve início em meados de 1929, nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo capitalista. Seus efeitos duraram por uma década e teve desdobramentos sociais e políticos.
III-A Crise de 1929 no Brasil enfraqueceu as oligarquias rurais que dominavam o cenário político e abriu caminho para a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930.
ABRAÇO PARA TODOS DE GRAMADO!!!