Letra A
Adolf Hitler sempre teve em mente uma ideia que ele denominava de "espaço vital", e a única forma de ter esse "espaço vital" era conquistando novos territórios, prova disso foi quando Hitler invadiu a Tchecoslovaquia e logo em seguida a Polonia, sendo esta ultima o motivo para o inicio da segunda guerra mundial.
Hitler nunca quis apenas os Sudetos, ele disse que queria apenas os Sudetos para que a França e Inglaterra lhe entregasse essa região sem precisar de muitos esforços e também porque os Sudetos eram alemães.
Essa é uma questão que se a pessoa não tiver um conhecimento um pouco maior sobre os detalhes que ensejaram o início da segunda guerra, como também sobre as ambições políticas delirantes e totalitário-expansionistas de Hitler, terá dificuldade de responder, pois apesar do texto, se se não tiver noção do contexto em que o discurso foi proferido, a meu ver, fica difícil uma resolução, ao menos simples que seja, da questão.
Irei descrever o cenário da época, o máximo didaticamente possível, para que se tenham noção do que ocorria no momento do proferimento do discurso.
A Europa ainda estava traumatizada com a primeira guerra. Inglaterra e França queriam evitar a qualquer custo um novo conflito. Porém, Hitler ia no sentido contrário, militarizando cada vez mais a Alemanha e realizando movimentos no sentido de querer ocupar territórios além daqueles definidos em suas fronteiras nacionais.
Daí, a Alemanha, sem armas, invadiu a Áustria. França e Inglaterra ficaram com uma pulga atrás da orelha e decidiram entrar num diálogo com a Alemanha para que eles não invadissem mais nenhum outro país.
Então Hitler falou: "só quero adicionar os sudetos da Tchecoslováquia para meu território e nada mais!"
França e Inglaterra disseram: "ok, Hitler, só mais os sudetos e tu fica na tua."
Daí Hitler disse: "não se preocupem, parei por aqui."
Tempos depois, adivinhem: Hitler invadiu a Polônia. Daí não teve jeito. França e Inglaterra tiveram de declarar guerra à Alemanha.