SóProvas


ID
516805
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

A partir das informações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • O conhecimento necessário para a solução adequada da questão não é exatamente originado de livros didáticos mas da leitura das seções de política internacional de jornais e revistas. Uma publicação bastante  séria, que apresenta artigos e resenhas sobre temas de política internacional  é o jornal “ Le Monde Diplomatique”. Apesar do nome ser em  francês, é possível comprá-lo  em bancas de jornais em português, havendo também a versão digital (www.diplomatique.org.br/‎ ou diplo.org.br/‎)
             No entanto, apesar das opções apresentarem dados específicos de política internacional e política externa ( que não são a mesma coisa..) , é perceptível  o anti-americanismo crescente . Além disso, os ataques às Torres Gêmeas em Nova York em 11 de setembro de 2001 foi exaustivamente filmado, documentado e comentado. Ficou patente à época, como a defesa dos EUA foi supreendida. Foi um tipo de ataque não esperado e os alvos antes impensáveis.
             Voltando ao texto, vale lembrar ainda  que as FARC não tem nenhum conteúdo religioso, até mesmo por ter, ao menos em tese, orientação  marxista, sendo sua violência reconhecida em todo o continente americano. Destaque-se ainda que não há apoio de organismos internacionais ( ONU, OEA, TIP entre outros) a atividades consideradas terroristas.
             Face as considerações feitas, a única opção a ser considerada correta é a de letra C
  • O conhecimento necessário para a solução adequada da questão não é exatamente originado de livros didáticos mas da leitura das seções de política internacional de jornais e revistas. Uma publicação bastante séria, que apresenta artigos e resenhas sobre temas de política internacional é o jornal “ Le Monde Diplomatique”. Apesar do nome ser em francês, é possível comprá-lo em bancas de jornais em português, havendo também a versão digital (www.diplomatique.org.br/‎ ou diplo.org.br/‎)

            No entanto, apesar das opções apresentarem dados específicos de política internacional e política externa ( que não são a mesma coisa..) , é perceptível o anti-americanismo crescente . Além disso, os ataques às Torres Gêmeas em Nova York em 11 de setembro de 2001 foi exaustivamente filmado, documentado e comentado. Ficou patente à época, como a defesa dos EUA foi supreendida. Foi um tipo de ataque não esperado e os alvos antes impensáveis.

            Voltando ao texto, vale lembrar ainda que as FARC não tem nenhum conteúdo religioso, até mesmo por ter, ao menos em tese, orientação marxista, sendo sua violência reconhecida em todo o continente americano. Destaque-se ainda que não há apoio de organismos internacionais ( ONU, OEA, TIP entre outros) a atividades consideradas terroristas.

            Face as considerações feitas, a única opção a ser considerada correta é a de letra C