SóProvas


ID
5168113
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Amparo - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-la contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.


A conduta acima descrita corresponde ao crime de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Prevaricação

           Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

    FONTE: Código Penal

  • GABARITO - B

    Sempre atento:

    1. Corrupção passiva privilegiada X Prevaricação

    ---------------

    Corrupção passiva privilegiada:

    " Cedendo a pedido ou influência de outrem "

    prevaricação :

    "Sentimento ou interesse pessoal "

  • Prevaricação

           Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

           Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo:         

           Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano.

  • Gab B

    Deixar por sentimento Pessoal: Prevaricação

    Deixar cedendo a pedido ou influência de outrem: Corrupção Passiva privilegiada

    Deixar por Indulgência: Condescendência criminosa.

  • Satisfação de interesse próprio= Prevaricação

    Favorzinho gratuito= Corrupção passiva privilegiada art.317,§2. ->(crime material)

  • GABARITO: B

    Prevaricação

    Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • OBS: Prevaricação não é só retardar ou deixar de praticar algo. Também configura prevaricação:

    1 Praticar ato contrário à disposição expressa da lei

    2 Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo:

  • A fim de responder à questão, faz-se importante verificar qual das alternativas está correta.


    Item (A) - O crime de corrupção ativa encontra-se tipificado no artigo 333, do Código Penal, que tem a seguinte redação, senão vejamos: "oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício". A conduta descrita no enunciado, com toda a evidência, não corresponde ao delito de corrupção ativa, sendo a presente alternativa falsa.

    Item (B) - O crime de prevaricação está tipificado no artigo 319 do Código Penal, que tem a seguinte a redação: "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A conduta descrita no enunciado corresponde de modo perfeito à descrita no tipo penal ora transcrito, sendo a presente alternativa verdadeira.

    Item (C) -  O crime de peculato está tipificado no artigo 312, do Código Penal, que tem a seguinte redação: "apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio". A conduta descrita no enunciado da questão, com toda a evidência, não se enquadra no tipo penal ora transcrito, sendo a presente alternativa incorreta.

    Item (D) - O crime de corrupção passiva, tipificado no artigo 317, do Código Penal, tem a seguinte redação "solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem". A conduta descrita no enunciado, como facilmente se verifica, não se subsome ao tipo penal relativo ao crime de corrupção passiva, razão pela qual a presente alternativa é falsa.

    Item (E) - A conduta descrita no enunciado corresponde, como visto, ao delito de prevaricação, não correspondendo, com toda a evidência, a nenhuma modalidade de delito de sonegação, seja fiscal seja de contribuição previdenciária. Assim sendo, a assertiva contida neste item é falsa.






    Gabarito do professor: (B)

  • https://youtu.be/PNb1942kvxo

    videoaula. pra quem n tem grana pra pagar um cursinho bom.

  • BIZU!

    PREVARICAÇÃO = SATISFAZER O INTERESSE PESSOAL.

    CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA = CEDENDO A PEDIDO OU À INFLUÊNCIA DE OUTREM.

    .

    .

    .

    GABARITO ''B''

  • Lembrando que...

    Se objetivo for beneficiar terceiro não será prevaricação, mas corrupção passiva privilegiada.