SóProvas


ID
5168995
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Arabutã - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ainda, na mesma orientação que você, como Procurador do Município, dará aos servidores públicos, explicando a atuação do Ministério Público e a fiscalização e procedimento das condutas em razão da Lei de Improbidade Administrativa, afirmará que:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO LETRA DE LEI.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"

    A) INCORRETA, ART. 14 DA LIA (8.429/92), qualquer pessoa poderá representar á autoridade administrativa...

    B) INCORRETA, O MP propõe a ação e também atuará como fiscal da ordem jurídica.

    C) CORRETA, literalidade do art. 14.

    D) INCORRETA, de fato o MP poderá designar representante, no entanto, o tribunal de Contas NÃO tomará conhecimento ao final. Art. 15.

    Bons estudos e avante!

  • Sobre a letra a)

    A autoridade administrativa receberá a representação quando a pessoa representante for cidadão do Município e estiver representado por advogado para todos os atos. Não sendo o caso, encaminhará a representação ao Ministério Público.

    Alei não traz tal exigência. assim , qualquer pessoa, física ou jurídica, pode acionar o Estado.

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

  • A questão exige o conhecimento dos atos de improbidade administrativa, que está intimamente ligada à moralidade no exercício da função administrativa, de forma ampla. Além disso, os atos de improbidade correspondem a uma ação ou omissão, praticada no exercício da função pública, sendo um ilícito de natureza civil e administrativa.

    O enunciado traz uma situação hipotética em que o prefeito, cujo símbolo de sua campanha eleitoral foi uma zebra, atenta contra o princípio da impessoalidade ao editar um decreto obrigando todos os proprietários de imóveis da rua principal a pintar fachadas dos prédios de brancos com listras pretas (fazendo menção clara à zebra, símbolo de sua campanha). Posteriormente, o prefeito revogou esse decreto.

    Vamos às alternativas:

    A - incorreta. A autoridade não receberá a representação somente quando for apresentada por um cidadão e estiver representado por advogado, uma vez que a LIA permite que qualquer pessoa apresente uma representação.

    Art. 14 lei nº 8.429/92: qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    B - incorreta. O Ministério Público intervirá também como parte, e não só como fiscal da lei.

    Art. 17, §4º, lei nº 8.429/92: o Ministério Público, se não intervir como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    C - correta. Art. 14 lei nº 8.429/92: qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    D - incorreta. O erro está na parte final, uma vez que a LIA não prevê que “o Tribunal de Contas tomará conhecimento ao final, quando notificado da decisão administrativa”.

    Art. 15 lei nº 8.429/92: a comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

    Art. 15, parágrafo único, lei nº 8.429/92: o Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

    Gabarito: C

  • NÃO CONFUNDA !!

    Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e......CF/88

    X

    14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade. 8429/92

  • A questão indicada está relacionada com a improbidade administrativa.

     

    - Espécies de improbidade administrativa:

    - Ato de improbidade administrativa que gera enriquecimento ilícito = artigo 9º, da Lei nº 8.429 de 1992: condutas de maior gravidade, com sanções mais rigorosas; as sanções estão dispostas no artigo 12, Inciso I, da Lei nº 8.429 de 1992.

    - Ato de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário = artigo 10, da Lei nº 8.429 de 1992: com gravidade intermediária, com sanções dispostas no artigo 12, Inciso II, da Lei nº 8.429 de 1992.

    - Ato de improbidade administrativa decorrente de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário = artigo 10-A, da Lei nº 8.429 de 1992: as penalidades encontram-se dispostas no artigo 12, Inciso IV, da Lei nº 8.429 de 1992.

    - Ato de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da Administração Pública = comportamentos que possuem menor gravidade, artigo 11, da Lei nº 8.429 de 1992 e as sanções encontram-se dispostas no artigo 12, Inciso III, da Lei nº 8.429 de 1992.

     

    A)    ERRADO. Com base no artigo 14, da Lei nº 8.429 de 1992, pode-se dizer qualquer pessoa pode representar à autoridade administrativa competente para que se instaure a investigação com o objetivo de apurar a prática do ato de improbidade administrativa.

    Outrossim, válido destacar se atendidos os requisitos da representação, a autoridade administrativa determinará a apuração dos fatos, nos termos do artigo 14, § 3º, da Lei nº 8.429 de 1992.

     

    B)    ERRADO. De acordo com o artigo 17, § 4º, da Lei nº 8.429 de 1992, o Ministério Público poderá atuar como parte.

     

    C)    CERTO. Com base no artigo 14, da Lei nº 8.429 de 1992, qualquer pessoa pode representar à autoridade administrativa para que se instaure a investigação com o intuito de apurar a prática de ato de improbidade administrativa.

     

    D)    ERRADO. De acordo com o artigo 15, parágrafo único, da Lei nº 8.429 de 1992, “o Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo".

     

    Gabarito do Professor: C)