Vamos, então, analisar as alternativas:
A – Correta. De acordo com Lavoratti (2016, p. 82), ”a entrevista é um instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário, através da qual se busca conhecer a realidade social, econômica, cultural e política onde este está inserido e que incide direta ou indiretamente sobre as suas demandas”.
B – Correta. “A abordagem é tão importante na relação entre assistente social e usuário, constituindo-se como ferramenta imprescindível para subsidiar as decisões sobre as ações a serem realizadas, interferindo no planejamento do trabalho do Assistente Social e no cotidiano dos usuários” (LAVORATTI, 2016, p. 72)
C – Correta. A observação, enquanto instrumento profissional, não se dá de forma casual e espontânea, mas através de um planejamento, de uma ação refletida que sabe aonde quer chegar, o que pretende fazer, o que precisa conhecer (LAVORATTI, 2016, p. 69)
D – Incorreta. A visita domiciliar surge como um instrumento de controle e de tutela da população. Logo, a relação entre a população e os profissionais era uma relação em que prevalecia a noção de inferioridade e superioridade. Entretanto, ao tratar do instrumental técnico na perspectiva dialética, compreende-se que este deve ser usado para conhecer o modo de vida da população e apreender as suas necessidades e demandas, assegurando o acesso aos direitos sociais (SILVA E MOURA, 2016, p. 114).
Ao analisar as alternativas, temos:
D – Correta.
A, B e C – Incorretas.
Gabarito: D
Referências:
LAVORATTI, COSTA. A ENTREVISTA NO SERVIÇO SOCIAL: características, usos e significados. In: _________(Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.
SILVA, M. S. da S.; MOURA, R. R. Considerações sobre a visita domiciliar: instrumento técnico-operativo do Serviço Social. In: LAVORATTI; COSTA (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.