A questão proposta é de um estilo antigo de elaboração de questões de múltipla escolha. E é essencialmente de memorização. É direta e muito simples. Não exige nenhum tipo de análise ou de síntese acerca do processo histórico em pauta: Revolução Francesa. Ela demanda fatos. Ou seja ,eventos que marcam as etapas do processo revolucionário.
No entanto, cita apenas “ primeira etapa da Revolução Francesa" sem estabelecer com precisão qual a proposta de periodização a ser utilizado.
A bibliografia sobre a revolução é vasta! Há desde os manuais de escola básica até a obra da filósofa Hannah Arendt, que elaborou um conceito de Revolução a partir do movimento francês e a revolução americana de independência no século XVIII.
No entanto, a memorização de fatos a partir do que é trabalhado na escola básica é suficiente para responder a questão.
As opções apresentam fatos sobre a Revolução Francesa. Uma delas mostra corretamente aqueles que correspondem à “primeira etapa revolucionária" . Podemos partir da premissa que será até por volta de 1793 quando é proclamada a primeira república francesa.
A) INCORRETA – A etapa Convenção é após 1793. As coligações anti-francesas atravessam todo o período revolucionário, embora a primeira aliança ant-francesa, liderada pela Áustria, seja de 1792. A Revolta da Vendéia aconteceu de 1793 a 1796, não sendo da primeira etapa da revolução
B) INCORRETA- A Constituição do ano I foi promulgada em 1793 , elaborada pelo grupo Montanha, que dominava a Convenção ( poder legislativo ) à época. O Comitê de Salvação Pública foi o governo provisório – poder executivo - liderado por Robespierre no período do Terror ( 1793- 1794) . O Comitê de segurança Nacional é da época da Convenção e tinha por função sufocar as revoltas internas na França.
C) INCORRETA- O Tribunal Revolucionário e a Lei do Preço Máximo são da época da República da Convenção, segunda etapa revolucionária, republicana e radical. O golpe de 18 de Brumário fechou o período do Diretório e dá início ao período napoleônico que é considerado por um segmento de historiadores, pós revolução francesa.
D) CORRETA – A Assembleia Nacional foi organizada logo no início do processo da Revolução, com o objetivo de governar a França e controlar o rei. A constituição civil do clero foi feita em 1790, tornando o clero submetido ao Estado e desligado de Roma. A declaração de Pilnnitz foi redigida no palácio de Pilnnitz, na Alemanha, pelos monarcas do Sacro Império Romano Germânico e o imperador da Áustria ( irmão da rainha de França, Maria Antonieta) conclamando a união de países europeus para restabelecer o poder de Luiz XVI e rechaçar a revolução.
Gabarito do Professor: Letra D.