SóProvas


ID
517159
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando-se as normas da Constituição da República Federativa do Brasil sobre o Tribunal de Contas da União, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA: Art. 71 [...]
                           § 3º - As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.

    B) ERRADA: o TCU pode sustá-los. Nesse caso ele comunica a sustação à Câmara dos Deputados e ao Senado.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
    X - sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal;

    C) ERRADA: o TCU pode aplicar sanções aos responsáveis.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
    VIII - aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário;

    D) ERRADA: suas garantias e demais benefícios são as mesmas dos ministros do STJ.

    Art. 73 [...]
    § 3° Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, as normas constantes do art. 40.

    E) ERRADA: no caso de ilegalidade de ato cabe ao TCU sustá-lo e comunicar posteriormente à Câmara e ao Senado. No caso de ilegalidade de contrato o ato de sustação cabe ao CN que solicita ao Poder Executivo as medidas cabíveis.

    Art. 71 [...]
    § 1º - No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.
    § 2º - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, não efetivar as medidas previstas no parágrafo anterior, o Tribunal decidirá a respeito.
  • Lembrando que é título executivo extrajudicial! Quando a questão falar em título executivo judicial estará incorreta.
  • GABARITO A. Art. 71, § 3º - As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.
  • Quanto ao Tribunal de Contas da União:

    a) CORRETA. Art. 71, §3º.

    b) INCORRETA. O TCU pode sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Art. 71, X.

    c) INCORRETA. Contrariamente à reserva de jurisdição, determina o art. 73, §3º que os ministros do TCU terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça. 

    d) INCORRETA. Idem letra c. São as mesmas dos ministros do Superior Tribunal de Justiça.

    e) INCORRETA. Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo não efetivas as medidas necessárias, o Tribunal decidirá a respeito. Art. 71, §2º.

    Gabarito do professor: letra A.