- 
                                Gabarito: A   I. CERTA Todos os mecanismos citados no enunciado são mecanismos de controle interno.   II. ERRADA O Brasil adota o sistema da jurisdição única (e não administrativa), ou seja, o do controle administrativo pela Justiça Comum.   III. ERRADA A supervisão ministerial é realizada pelos ministérios sobre entidades da administração descentralizada (e não centralizada). 
- 
                                GABARITO LETRA A I. Os principais mecanismos de controle interno são o recurso administrativo; a supervisão ministerial; a representação a órgãos internos de correição e os processos decisórios. CERTO. --------------------------------------------------------------------- II. O controle externo corresponde tanto ao controle do Poder Legislativo sobre a Administração, como ao controle jurisdicional, observando-se que no Brasil se adota o sistema de jurisdição administrativa. ERRADA. --- > o Brasil adota o  Sistema inglês ou de jurisdição única. --------------------------------------------------------------------- III. Chama-se supervisão ministerial o controle de ofício realizado pelos ministérios sobre entidades da administração centralizada. ERRADA.  O CERTO É ENTIDADE DA ADMINISTRAÇÃO DESCENTRALIZADA.  
- 
                                Gostaria de fazer uma observação em relação à primeira parte: I. Os principais mecanismos de controle interno são o recurso administrativo; a supervisão ministerial; a representação a órgãos internos de correição e os processos decisórios.    Tem que ter muita atenção na hora de responder, porque às vezes a gente confunde lá com mé. Veja bem, a supervisão ministerial é chamada tutela administrativa (ou também controle finalístico), que é definido como um controle externo-interno. Interno porque é feito pelo próprio poder executivo, externo porque o controle não é feito hierarquicamente, mas sim por vinculação da administração direta sobre a indireta. ---------------------------------- Boa sorte e bons estudos. 
- 
                                SUPERVISÃO MINISTERIAL: Controle de ofício realizado pelos ministérios sobre entidades da administração DESCENTRALIZADA   O controle externo corresponde tanto ao controle do Poder Legislativo sobre a Administração, como ao controle jurisdicional, observando-se que no Brasil se adota o sistema de jurisdição ÚNICA / INGLÊS     Principais Mecanismos de Controle Interno:  Recurso Administrativo;  Supervisão Ministerial;  Representação a órgãos internos de correição Processos Decisórios 
- 
                                A questão indicada está
relacionada com a Administração Pública.
 
 - Controle interno:
 
 O controle interno pode ser
entendido como aquele efetuado pela entidade ou órgão responsável pela
atividade controlada, no âmbito da própria Administração Pública.
 
 - Controle externo:
 
 O controle externo se
refere aquele que se realiza por órgão diferente da Administração responsável
pelo ato controlado.
 
 I – CERTO. Os principais
mecanismos de controle interno são o recurso administrativo; a supervisão
ministerial; a representação a órgãos internos de correição e os processos
decisórios.
 
 O recurso administrativo se refere a concretização do direito de petição
pelo recurso.
 
 A supervisão ministerial pode ser entendida como o controle de ofício efetuado
pelos ministérios sobre entidades da administração descentralizada.
 
 II – ERRADO. O Brasil adota o sistema de
jurisdição única ou o sistema de controle judicial.
 
 III – ERRADO. O controle administrativo ou
supervisão ministerial está relacionado com o poder de correção e de
fiscalização da Administração Pública sobre a própria atuação. Trata-se do
poder exercido pelos Ministérios, Secretarias sobre órgãos e entidades que
pertencem à Administração Pública.
 
 Diante do exposto, percebe-se que apenas o I está certo.
 
 Gabarito do Professor: A)
 
 
 
- 
                                SUPERVISÃO MINISTERIAL: Controle de ofício realizado pelos ministérios sobre entidades da administração DESCENTRALIZADA Como isso é controle interno?  
- 
                                *Sistemas Administrativos    * Sistemas administrativos: forma adotada pelo Estado para solucionar os litígios decorrentes da sua atuação. --- > Sistema francês ou do contencioso administrativo:  > dualidade de jurisdição; > o Poder Judiciário não pode intervir nas funções administrativas; > a própria Administração resolve as lides administrativas. --- > Sistema inglês ou de jurisdição única: todos os litígios podem ser levados ao Judiciário, que é o único competente para proferir decisões com autoridade final e conclusiva, com força de coisa julgada. [é o que vigora no Brasil] CASO DA QUESTÃO.