SóProvas


ID
5172652
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão interacionista sobre conflitos propõe que estes podem ser funcionais ou disfuncionais. Assim sendo, a técnica de resolução de conflito utilizada é fundamental para a funcionalidade da resolução dos conflitos. Numa situação em que as partes têm interesses que não devem ser comprometidos, a aprendizagem é necessária, é importante considerar diferentes perspectivas e construir uma solução consensual, é preferível usar como técnica a

Alternativas
Comentários
  • acomodação: prefere ceder. muito colaborativa e pouco assertiva.

    colaboração: equilíbrio entre cooperação e assertividade. pode funcionar quando as duas partes são fortes.

    competição: muita assertiva e baixa cooperação. Pode ser adequado quando uma decisão deve ser tomada urgentemente.

  • Gab. B

    Resumindo...

    Evitação: É a fuga do conflito. Nem é assertivo nem colaborativo. (ninguém ganha)

    Acomodação: reflete alto grau de cooperação, sem assertividade. Busca pela harmonia. (perde-ganha)

    Competição: Ocorre quando queremos impor nossa posição. Recomendável em decisão urgente ou quando o tema é impopular. (ganha-perde)

    Compromisso: cada parte cede e ganha algo. Jogo de cintura. Situação aceitável para duas partes. (perde-perde)

    Colaboração: Objetivo: Todas as partes saem ganhando.(ganha-ganha)

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 442),

    • Competição: estratégia na qual as partes buscam a satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto na outra parte.
    • Colaboração: estratégia em que as partes conflitantes buscam satisfazer os interesses de todos os envolvidos.
    • Evitamento: estratégia em que uma das partes procura fugir de um conflito ou tenta suprimi-lo.
    • Acomodação: estratégia caracterizada pela disposição de uma das partes em conflito de colocar os interesses dos outros antes dos seus.
    • Compromisso: estratégia na qual as partes estão dispostas a abrir mão de alguma coisa para solucionar um conflito.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as visões acerca do conflito. Sobre a visão interacionista, vejamos qual das alternativas marca uma técnica de resolução de conflitos que se encaixa na situação do enunciado..

    Visão interacionista: é a visão que estimula o conflito, baseando-se na ideia de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação.

    É na visão interacionista que temos dois conceitos de grande importância, o de conflito funcional e disfuncional, em que:

    • Funcionais: apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho e são formas funcionais e construtivas de conflito.

    • Disfuncionais: atrapalham o desempenho do grupo são formas destrutivas ou disfuncionais de conflito.

    De acordo com Robbins (2014, p.439) existem cinco opções de abordagens básicas ou técnicas para a resolução de conflito:

    • fuga
    • acomodação
    • poder
    • compromisso
    • colaboração

    De acordo com Robbins (2010, p.442), as estratégias de gestão de conflitos são:

    • Competição/poder: estratégia focada na satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto que isso terá sobre as outras partes em conflito. Uma pessoa está competindo quando faz uma aposta com outra pessoa. Para um ganhar, o outro terá de perder.

    • Colaboração: estratégia de resolução de conflitos na qual as partes conflitantes desejam satisfazer os interesses de ambas, de forma a alcançar um resultado mutuamente satisfatório. Nesse caso, colaborar significa que a intenção das partes é solucionar o problema esclarecendo as diferenças em vez de tentar acomodar os diversos pontos de vista. Se tentar encontrar uma solução ganha-ganha, que permite que ambas as partes satisfaçam seus interesses, você está colaborando.

    • Evitamento/fuga: quando uma pessoa reconhece que o conflito existe, mas, em vez de procurar resolvê-lo, busca suprimi-lo ou ignorá-lo, ela está evitando o conflito. Alguns exemplos dessa estratégia incluem a tentativa de simplesmente ignorar um conflito e a de evitar pessoas de quem se discorda.

    • Acomodação: estratégia em que uma das partes sacrifica seus interesses substantivos em detrimento dos interesses contrários para fortalecer o relacionamento entre as partes. Apoiar a opinião de alguém sem concordar totalmente com ela é um exemplo de acomodação.

    • Compromisso: na estratégia de compromisso não há exatamente vencedores e vencidos. O que há é uma disposição para aceitar uma solução que satisfaça apenas parcialmente os interesses de ambas as partes, ou seja, uma solução de compromisso. A característica mais importante dessa estratégia é, portanto, a disposição de cada uma das partes em ceder algo para solucionar um conflito

    Tendo destacado as técnicas acima, podemos dizer que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 

    ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A.; WOLTER R. A nova Administração. 1. Ed., São Paulo: Saraiva, 2014