SóProvas


ID
5172655
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mudança organizacional é um processo através do qual as organizações se adaptam ao ambiente, devendo, portanto, ser planejada para que a resistência a ela seja minimizada. Para que isto ocorra, é necessário caracterizar o tipo de resistência. Nesse contexto, suponha que, ao tentar implementar um novo processo de trabalho, um gestor percebeu redução da lealdade e da motivação para o trabalho, aumento do índice de erros e absenteísmo. No caso, classifica-se esse comportamento de resistência como

Alternativas
Comentários
  • Segue justificativa: "Abrange o serviço diplomático; o consular; e o serviço público de outra natureza prestado aos órgãos da administração centralizada ou descentralizada (autarquias, sociedades de economia mista e empresas públicas) da União, dos Estados-membros, dos Municípios, do Distrito Federal ou dos Territórios. -MORAES 1997, p. 209"

  • gab. b

  • "Segundo ROBBINS et al (2010), a resistência pode ser aberta, implícita, imediata ou protelada. Quando ela se apresenta de forma aberta e imediata, ou seja, existem protestos, diminuição do ritmo de trabalho ou ameaças de greve, torna-se mais fácil à administração, por parte dos gestores, a abordagem da mudança na organização. O desafio de trabalhar a resistência encontra-se nos casos em que ela aparece de forma implícita ou protelada. Os traços da resistência implícita são sutis, ou seja, podem se apresentar como perda de lealdade à organização, perda da motivação, aumento dos erros, aumento do absenteísmo, principalmente por “questões de saúde” e, portanto, de difícil identificação pelos agentes da mudança"

  • Aberta e Imediata: reclamações, rebeldia

    Implícita e Protelada: perda de lealdade/motivação, aumento de erros/defeitos/absenteísmo

    ------------------------------------------------------------------------

    1) Resistência informacional: “Eu não compreendo”

    2) Resistência doutrinária: “Eu não concordo”

    3) Resistência emocional: “Eu não gosto dessa mudança”.

    4) Resistência interpessoal: “Eu não gosto de você”.

    5) Resistência política: “Essa mudança não nos interessa”.