SóProvas


ID
5172988
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:


Quintanilha engendrou Gonçalves. Tal era a impressão que davam os dois juntos, não que se parecessem. Ao contrário, Quintanilha tinha o rosto redondo, Gonçalves comprido, o primeiro era baixo e moreno, o segundo alto e claro, e a expressão total divergia inteiramente. Acresce que eram quase da mesma idade. A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo; um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.


(Machado de Assis. “Pílades e Orestes”. In: Os cem melhores contos brasileiros do século, p.63.)


I. Em “A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo”, considerando a totalidade do texto, tem-se um caso de coesão referencial.

II. Os adjetivos empregados ao longo do texto evidenciam uma comparação entre os personagens.

III. O texto é narrado em terceira pessoa e predomina a linguagem coloquial.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ou os professores se confundem ou não sei o que acontece, porque a mesma pergunta cai em seguida umas dez vezes, isso é muito chato.

  • A

    I. O enunciado trata de palavras sendo utilizadas como elementos de coesão referencial. São elementos importantes para se evitar a repetição de palavras, o que confere maior progressão textual. Quando um termo retoma um elemento anteriormente citado, tem-se o que a gramática denomina de anáfora (ver KOCH, 1999). Por ser um elemento coesivo, o contexto é fundamental para se identificar a informação retomada no texto. Repare que os numerais "primeiro" e "segundo" foram usados para se referirem às personagens citadas no texto. [AFIRMATIVA CORRETA].

    II. Os pares de adjetivos "redondo/comprido; baixo/alto; moreno/claro" evidenciam a comparação feita pelo autor. [AFIRMATIVA CORRETA].

    III. De fato, o narrador utiliza um discurso indireto com verbos na 3ª pessoa. Entretanto, a linguagem utilizada é totalmente formal; inclusive os textos machadianos são referências em termos de uso da linguagem padrão. [AFIRMATIVA INCORRETA].