SóProvas


ID
5174140
Banca
ABCP
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. Em relação à exigência de garantia para as entidades filantrópicas e/ou àqueles que compõem ou compuseram a diretoria dessas instituições, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B.

    Fundamento legal: Art. 884,§6º da CLT acrescentado pela lei 13.467/17 - A exigência da garantia ou penhora não se aplica às entidades filantrópicas e/ou àqueles que compõem ou compuseram a diretoria dessas instituições.

    Obs: Art. 16 da IN 41 do TST - Referido artigo aplica-se às entidades filantrópicas e seus diretores em processos iniciados após 11 de novembro de 2017.

  • GABARITO: B

    Art. 884, § 6o A exigência da garantia ou penhora não se aplica às entidades filantrópicas e/ou àqueles que compõem ou compuseram a diretoria dessas instituições.

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre embargos à execução no processo do trabalho, especialmente o previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

     

    Dispõe o art. 884, § 6º da CLT, a exigência da garantia ou penhora não se aplica às entidades filantrópicas e/ou àqueles que compõem ou compuseram a diretoria dessas instituições.  

     

    A) A assertiva está em desacordo com art. 884, § 6º da CLT.

     

    B) A assertiva está de acordo a redação prevista no art. 884, § 6º da CLT.

     

    C) A assertiva está em desacordo com art. 884, § 6º da CLT.

     

    D) A assertiva está em desacordo com art. 884, § 6º da CLT.

     

    Gabarito do Professor: B

  • É uma questão que nitidamente busca fazer o candidato se confundir entre as hipóteses de ISENÇÃO DO DEPÓSITO RECURSAL e as hipóteses de DISPENSA DO DEVER DE GARANTIR O JUÍZO PARA OPOR EMBARGOS À EXECUÇÃO.

    NÃO É NECESSÁRIO GARANTIR O JUÍZO nas hipóteses do art. 884, 6º, da CLT, incluído pela Lei n. 13.467/2017:

    -- ENTIDADES FILANTRÓPICAS;

    -- ÀQUELES QUE COMPÕEM OU COMPUSERAM A DIRETORIA DAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS;

    * para a entidade possuir a qualidade de FILANTRÓPICA, ela deve preencher todos os requisitos legais contidos na Lei n. 12.101/2009, regulamentada pelo Decreto n. 8.242/2014 e possuir o CERTIFICADO EMITIDO PELO MINISTÉRIO CORRESPONDENTE (este Ministério terá analisado previamente todos os pressupostos indicados para somente após fazer a certificação).

    * o TST entendeu (art. 16 da IN n. 41/2018) que “o art. 884, § 6º, da CLT aplica-se às entidades filantrópicas e seus diretores, em processos com EXECUÇÕES INICIADAS após 11 de novembro de 2017”.

    SÃO ISENTOS DO DEPÓSITO RECURSAL (art. 899, § 10, da CLT, inserido pela Lei n. 13.467/2017):

    -- BENEFICIÁRIOS DA JUSTIÇA GRATUITA;

    -- ENTIDADES FILANTRÓPICAS; e

    -- EMPRESAS EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL.