SóProvas


ID
5174155
Banca
ABCP
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos princípios constitucionais da Administração Pública, é certo dizer que o princípio que prevê que não bastará ao administrador o estrito cumprimento da estrita legalidade, devendo ele, no exercício de sua função pública, respeitar os princípios éticos de razoabilidade e justiça, é o princípio da moralidade. Em relação ao princípio que determina que o administrador público deve ser aquele que produz o efeito desejado, que dá bom resultado, exercendo suas atividades sob o manto da igualdade de todos perante a lei, velando pela objetividade e imparcialidade, é correto dizer que se trata do princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Para Moraes (2004, p. 319), “o administrador público precisa ser eficiente, ou seja, deve ser aquele que produz o efeito desejado, que dá bom resultado, exercendo suas atividades sob o manto da igualdade de todos perante a lei, velando pela objetividade e imparcialidade”.

    MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2004

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO: LETRA B!

    Trata-se de princípio constitucional expresso, introduzido no caput do art. 37, da CF/88 pela EC nº 19/98 (“Emenda da Reforma Administrativa”), marco constitucional da busca de maior eficiência na AP, passando-se do modelo burocrático para o gerencial, a partir da ideia de que a AP deve agir de forma célere no atendimento satisfatório das necessidades da população.

    Enquanto a AP BUROCRÁTICA pauta-se pelo princípio da legalidade, atendimento dos procedimentos formais e CONTROLE DE MEIOS, a AP GERENCIAL orienta-se pelo princípio da eficiência e da finalidade pública, preocupando-se com a realização dos interesses públicos e priorizando-se o CONTROLE DE RESULTADOS.

    Conteúdo gratuito: @caminho_juridico.

  • GABARITO - B

    Vc pode resumir eficiência em três características básicas:

    Fazer com qualidade

    Gastando menos

    de forma célere

    Bons estudos!

  • Péssima redação. Parabéns à banca!

  • Gente como assim? ? ?  KKKKKKKKKKKKK.

  • ACHEI MEIO CONFUSO O TEXTO DA QUESTÃO, MAS DEU DE IR PELO RUMO E ACERTAR..JHEHEHE

  • Assertiva B

     é correto dizer que se trata do princípio da: Eficiência.

  • Se dentre as opções tivesse o Princípio da Impessoalidade, eu teria errado!

  • questão weintraub !

  • Dos aspectos fornecidos pela Banca, aqueles que oferecem mais claros indicativos do princípio de que se está tratando vem a ser o ponto pertinente a gerar "bom resultado, bem assim o "efeito desejado". A este respeito, o princípio que se vincula à ideia de obtenção de resultados, atingimento de metas de desempenho, em relação aos recursos públicos canalizados para cada ação administrativa, vem a ser o princípio da eficiência.

    Apenas para ilustrar, confira-se a lição externada por Maria Sylvia Di Pietro:

    "O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos: pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público."

    Logo, está correta apenas a letra B.


    Gabarito do professor: B

    Referências Bibliográficas:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 84.

  • Gente, se a questão fala de bons resultados, não tem erro, é sobre a eficiência, assim como quando fala de ética, ela pode te enrolar até o fim, mas se estiver essa palavra específica é moralidade.

  • os caras colocam isonomia, impessoalidade e eficiência no mesmo texto kkkkkk n é possível