SóProvas


ID
517915
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal Militar
Assuntos

Na Justiça Militar Estadual os crimes militares cometidos contra civis são julgados pelo:

Alternativas
Comentários
  • Aplicação à Justiça Militar Estadual
            Art. 6º Obedecerão às normas processuais previstas neste Código, no que forem aplicáveis, salvo quanto à organização de Justiça, aos recursos e à execução de sentença, os processos da Justiça Militar Estadual, nos crimes previstos na Lei Penal Militar a que responderem os oficiais e praças das Polícias e dos Corpos de Bombeiros, Militares.

  • A Justiça Militar Estadual NÃO julga civil, logo o julgamento desses se dará pela Justiça Comum, ou seja, o próprio Juiz de Direito.
  • Constituição Federal:

    Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    ...


    § 5º Compete aos juízes de direito do juízo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justiça, sob a presidência de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares.
  • Esclarecendo porque não é a letra c - juiz-auditor - Porque este faz parte apenas da Justiça Militar da União - que julga as forças armadas.

    LEI Nº 8.457, DE 4 DE SETEMBRO DE 1992.

    PARTE I

    Da Estrutura da Justiça Militar da União

    TÍTULO I

    Das Disposições Preliminares

            Art. 1° São órgãos da Justiça Militar:

            I o Superior Tribunal Militar;

            II a Auditoria de Correição;

            III os Conselhos de Justiça;

            IV os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

  • Maria Clara,


    Seu comentário está equivocado. A questão afirma que o crime militar foi praticado contra civil, e não praticado por civil. Deste modo, o Juiz de Direito da Justiça Militar Estadual é competente. 

    OBS: Crime de abuso de autoridade praticado por militar contra civil é julgado na Justiça Comum, por um Juiz de Direito.

  • LETRA D = JUIZ DE DIREITO SINGULAR DA JUSTIÇA MILITAR

    CONSELHO PERMANENTE = CRIME COMETIDO POR PRAÇA MILITAR CONTRA MILITAR, INSTITUIÇÃO MILITAR...

    CONSELHO ESPECIAL= CRIME COMETIDO POR OFICIAL MILITAR CONTRA MILITAR, INSTITUIÇÃO MILITAR...


    CONSELHOS: 4 OFICIAIS + 1 JUIZ DE DIREITO


  • Juiz de Direito do juízo militar :)

  • COMO PODEREMOS IR CONTRA NOSSA CONSTITUIÇÃO, O COLEGA ABAIXO JÁ COLOCOU O TEXTO CONSTITUCIONAL DEIXANDO CLARO QUE QUEM JULGA NA JUSTIÇA MILITAR DOS ESTADOS QUANDO O O CIVIL É A VÍTIMA SERÁ SEMPRE O JUIZ DE DIREITO DO JUIZO MILITAR, OU SEJA, JUIZ AUDITOR

    Constituição Federal:

    Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    ...


    § 5º Compete aos juízes de direito do juízo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justiça, sob a presidência de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes milita

  • CRFB Art. 125 

    § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes. 

  • Na Justiça militar estadual, quando se trata de crime cometido de militar contra civil, compete ao Juiz de Direito julgar monocraticamente, isto é, não formação de Conselho de Justiça para julgar o Militar.


    Não há de se confundir o julgamento de civil, o qual NÃO compete a JME e sim a Justiça comum estadual, se houver crime equivalente no CP comum.


    PORTANTO:


    JMU: Julga Militar e Civil. Conselho para julgar ambos.


    JME: Julga Apenas Militar. Juiz Julga monocraticamente crimes cometidos contra civil.

  • § 5º Compete aos juízes de direito do juízo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justiça, sob a presidência de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares.

    Juízes de direito do juízo militar contra civis e atos disciplinares

    Conselho de Justiça demais

    Abraços

  • Na JME, o juiz de direito julga monocraticamente os crimes cometidos CONTRA civil. Cometidos POR civil são de competência da justiça comum.

  • Na Justiça Militar Estadual os crimes militares cometidos contra civis são julgados pelo:

    Conselho de Disciplina E JUSTIFICAÇÃO são os processos administrativo disciplinares pelo qual a Administração Militar submete o acusado (praça com estabilidade) ou oficial para julgar-lhes a capacidade de permanecer na condição de militar da ativa, assegurando-lhe, como todo processo disciplinar, a ampla defesa e o contraditório.

    QUESTÃO CHEIA DE ERROS.

    CONSELHO DE DISCIPLINA E CONSELHO ESPECIAL, SAO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.

    OS CRIMES SAO JULGADOS PELA JUSTIÇA MILITAR.

    CONSELHO DE JUSTIÇA NAO TEM NADA A VER COM CONSELHO DE DISCIPLINA..