SóProvas


ID
5179324
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A história da antibioticoterapia inicia-se durante a Primeira Guerra mundial por parte do médico Alexandre Fleming, que servindo como cirurgião nos campos de guerra, não conseguia aceitar que o crescente número de perdas de vidas se originava mais de processos infecciosos do que das armas dos inimigos. Estabelecer uma terapêutica antimicrobiana requer conhecer o agente infecioso bem como seu perfil se sensibilidade aos fármacos para a escolha do antibiótico mais adequado.

Disponível em: SANTOS, Paulo Caleb Junior de Lima. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica: contexto atual, exames laboratoriais e acompanhamento farmacoterapêutico. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.

Acerca das principais classes de antibióticos, analise as proposições a seguir:
I. Dentre os fármacos inibidores da síntese da parede celular temos os beta-lactâmicos e os macrolídeos.
II. As tetraciclinas, lincosaminas e aminoglicosídeos são exemplos de fármacos inibidores da síntese proteica bacteriana.
III. As sulfas, associadas ou não ao trimetoprim, são fármacos com função ne inibidor da síntese do folato bacteriano.
IV. Dentre os fármacos que atuam no DNA bacteriano encontramos os metronidazois e os glicopeptídeos.
É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo as alternativas:

    I. Dentre os fármacos inibidores da síntese da parede celular temos os beta-lactâmicos. (Macrolídeos inibem síntese de DNA).

    II. As tetraciclinas, lincosaminas e aminoglicosídeos são exemplos de fármacos inibidores da síntese proteica bacteriana.

    III. As sulfas, associadas ou não ao trimetoprim, são fármacos com função de inibidor da síntese do folato bacteriano.

    IV. Dentre os fármacos que atuam no DNA bacteriano encontramos as quinolonas. (Metronidazol, classe dos Nitroimidazol, agem em bactérias estritas e parasitas. E a classe dos glicopeptídeos agem na síntese da parede cel.)

    Resposta letra A --> II e III estão corretas.

  • E - errada - metronidazol age no DNA e glicopeptideos, como a vanco, agem na parede bacteriana.

    A - errada - Os antibióticos macrolídeos são agentes bacteriostáticos, que inibem a síntese de proteínas através de sua ligação às subunidades ribossômicas 50S de microrganismos sensíveis, no local de ligação do cloranfenicol e da clindamicina ou muito próximo dele.