SóProvas


ID
5179330
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Paracetamol é largamente disponível, e sua toxicidade frequentemente é subestimada entre os leigos. Está presente em diversas apresentações e combinações medicamentosas. A falha em reconhecer a sua presença em diferentes medicações ou o não entendimento de orientações de dosagem podem propiciar casos de intoxicação.

Disponível em: ZANARDO, Carla Helfenstein et al. Intoxicação por Paracetamol. Acta méd. (Porto Alegre), p. 6-6, 2013.

Sobre a metabolização do acetaminofeno, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente seu mecanismo de necrose:

Alternativas
Comentários
  • Fisiopatologia

    O principal metabólito tóxico do paracetamol, imina de N-acetil-p-benzoquinona (NAPQI), é produzido no sistema enzimático do citocromo hepático P450; a glutationa depositada no fígado desintoxica este metabólito. Uma superdosagem esgota o depósito hepático de glutationa. Como resultado, NAPQI se acumula, causando necrose hepatocelular e, possivelmente, dano a outros órgãos (p. ex., rins e pâncreas). Teoricamente, doenças hepáticas decorrentes de álcool ou desnutrição aumentam o risco de toxicidade, pois as enzimas hepáticas prerrequisitadas aumentam a formação de NAPQI e a desnutrição (também comum em alcoólatras) reduz o depósito de glutationa hepática. No entanto, as doses terapêuticas de paracetamol para os pacientes alcoólatras não estão associadas a lesões hepáticas.

    fonte: Manual MSD

    Alternativa B

  • GSH (Glutationa)