SóProvas


ID
5179345
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A depressão, transtorno psiquiátrico, é caracterizada por desânimo e perda de interesse. Este transtorno de origem multifatorial impossibilita o sujeito de desempenhar as atividades habituais com impacto direto nas relações intersubjetivas. É possível encontrar crianças e adultos de todas as classes sociais e econômicas vivendo com a patologia, ou seja, não há restrição de público. Estima-se que 20% da população geral tem risco de desenvolver o transtorno depressivo em algum período da vida, atualmente há mais de 350 milhões de pessoas convivendo com o transtorno.

Disponível em: AQUINO, Daniele Ramos de; CARDOSO, Rodrigo Alves; PINHO, Lucinéia de. Sintomas de depressão em universitários de medicina. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, v. 39, n. 96, p. 81-95, 2019.

Em relação aos medicamentos utilizados para transtornos psiquiátricos, analise as proposições a seguir:
I. O Carbonato de Lítio é utilizado no tratamento de distúrbios de humor, estando seu efeito relacionado com a redução da neurotransmissão de noradrenalina e o paciente que o toma deve ingerir bastante líquidos para favorecer sua eliminação do organismo.
II. O Ácido valproico é considerado o fármaco de primeira escolha no tratamento do transtorno bipolar, podendo estar associado ou não com o uso concomitante de lítio ou carbamazepina.
III. Dentre os efeitos colaterais dos antidepressivos triciclos estão a polidipsia e a hipertensão ortostática postural, em relação a esta última, o farmacêutico deve orientar o paciente a não executar movimentos bruscos ao se levantar ou abaixa.
IV. Recomenda-se a ingestão de fluoxetina, um inibidor seletivo da receptação de serotonina, juntamente com alimentos para diminuir a possibilidade de náuseas. Este medicamento tem um tempo de meia-vida longo e sua retirada abrupta não causa problemas para o paciente. V. O citalopram é uma mistura racêmica, ou seja, a molécula quimicamente é capaz de polarizar a luz polarizada para a direita. Uma vantagem do uso deste medicamento é que ele não causa sonolência tampouco inibe a enzima do citocromo P450 2D6.

Acerca das proposições é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião o gabarito da questão está incorreto. A alternativa IV está claramente incorreta, como a retirada abrupta de Fluoxetina não causa problemas ao paciente? Vou dar um exemplo:

    Pode ocorrer em função da interrupção repentina, do esquecimento de doses ou da descontinuação de qualquer Inibidor seletivo da recaptação da serotonina. Os sintomas mais comuns são: ansiedade, agitação motora, insônia, tonturas, vertigens, fadiga, náuseas, dores musculares, coriza, mal-estar, perturbações sensoriais e agravamento da depressão.

  • IO Carbonato de Lítio é utilizado no tratamento de distúrbios de humor, estando seu efeito relacionado com a redução da neurotransmissão de noradrenalina e o paciente que o toma deve ingerir bastante líquidos para favorecer sua eliminação do organismo.

    Segundo Goodman: O mecanismo de ação não é bem elucidado, mas há a hipótese que o Lítio diminua a liberação de monoaminas (noradrenalina e dopamina) dependentes de cálcio.

    Ingerir o comprimido com bastante líquido e administrar junto às refeições. Fonte:Fuchs

    II. O Ácido valproico é considerado o fármaco de primeira escolha no tratamento do transtorno bipolar, podendo estar associado ou não com o uso concomitante de lítio ou carbamazepina.

    III. Dentre os efeitos colaterais dos antidepressivos triciclos estão a polidipsia e a hipertensão ortostática postural, em relação a esta última, o farmacêutico deve orientar o paciente a não executar movimentos bruscos ao se levantar ou abaixa.

    Os efeitos colaterais do antidepressivos tricíclicos são: boca seca, visão turva, constipação, retenção urinária, tontura e hipotensão. Fonte: Goodman

    IV. Recomenda-se a ingestão de fluoxetina, um inibidor seletivo da receptação de serotonina, juntamente com alimentos para diminuir a possibilidade de náuseas. Este medicamento tem um tempo de meia-vida longo e sua retirada abrupta não causa problemas para o paciente.

    Por apresentar meia-vida longa reduz reações de retirada da suspensão súbita. Fonte: Goodman

    V. O citalopram é uma mistura racêmica, ou seja, a molécula quimicamente é capaz de polarizar a luz polarizada para a direita. Uma vantagem do uso deste medicamento é que ele não causa sonolência tampouco inibe a enzima do citocromo P450 2D6.

    O item III está incorreto.

  • A II está definitivamente incorreta pois a 1ª escolha pra bipolaridade é o lítio.