GABARITO: LETRA A!
Complementando:
CF/1988, art. 5º, XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar [requisitar] de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;
[...] a requisição, embora constitua ato discricionário, é também, de certa maneira, vinculada, pois o administrador não pode dela lançar mão se ausente o pressuposto do perigo público iminente. Ela foi concebida para arrostar situações urgentes e inadiáveis. Distingue-se claramente da desapropriação, em que a indenização, como regra, é prévia. Dessa forma, a própria indenização, acaso devida, será sempre posterior. Conforme atesta a doutrina, a medida também abrange bens e serviços médico-hospitalares. Por isso, o ato de requisição não dispensa sua apropriada motivação. A comprovação do atendimento do interesse coletivo, consubstanciado na necessidade inadiável do uso do bem ou do serviço do particular em decorrência de perigo público iminente, será contemporânea à execução do ato, possibilitando, assim, o seu posterior questionamento na justiça, se for o caso. STF, ADI 6362/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, Plenário, julgamento em 2.9.2020. Informativo 989.
Conteúdo gratuito: @caminho_juridico.
Da leitura do enunciado da questão, percebe-se que a utilização dos bens particulares derivou de situação emergencial configuradora de iminente perigo público, qual seja, alagamento decorrente de fortes chuvas.
Com efeito, a modalidade de intervenção na propriedade privada que tem como pressuposto situação de iminente perigo público vem a ser a denominada requisição administrativa, com lastro no art. 5º, XXV, da CRFB, de cuja leitura percebe-se, ainda, que a indenização somente é devida em momento posterior, se houver dano. Confira-se:
"Art. 5º (...)
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá
usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se
houver dano;"
De tal modo, está correta apenas a letra A (Trata-se da “requisição administrativa” e haverá
indenização ulterior, se houver dano).
Gabarito do professor: A