SóProvas


ID
5183221
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em 1887 David Bruce descobriu uma bactéria presente em pacientes que morreram de febre com morte súbita, a doença até então desconhecida passou a ser conhecida como brucelose, tendo a descrição etiológica realizada posteriormente, sendo alocada no gênero Brucella spp. considerando essa importante zoonose leia as assertivas e assinale a(s) CORRETA(s).

I - são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O.
II – são bactérias espirais, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O.
III- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, o único fator de virulência é a presença de enzimas inibidoras que impedem a formação do fagolissossomo.
IV- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em O2, tem como fator de o único fator de virulência a presença de LPS de cadeia longa.
V- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, são classificadas em lisas e rugosas conforme a composição molecular do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O que possui cadeia longa. 

Alternativas
Comentários
  • Que questão confusa rsrs

    Gabarito D

    Sobre a Brucella sp.

    I- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2 (anaeróbicos facultativos), possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O.

    V- .....(igual I) ... são classificadas em lisas e rugosas conforme a composição molecular do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O que possui cadeia longa.

    "A morfologia das colônias lisas e rugosas das principais linhagens de Brucella é dependente do lipopolissacarídeo (LPS). Quando a molécula de LPS possui os dois domínios, a porção antigênica cadeia O e a porção tóxica lipídeo A, ela é completa. A molécula completa de LPS está presente nas colônias lisas de Brucella mas não nas colônias rugosas. Estas não apresentam o antígeno-O e a molécula de LPS é incompleta." (https://ainfo.cnptia.embrapa.br/)

    Bons estudos!!