SóProvas


ID
5183998
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A palinologia (estudo do pólen) é uma importante ferramenta na obtenção de evidências que podem vir a contribuir para a elucidação de diversos tipos de crime. Em geral, cada ambiente apresenta um padrão específico de distribuição de pólen, porque isso reflete a variedade das espécies que o compõem e em qual proporção. Assim, a análise da composição do pólen coletada em uma investigação pode ajudar a identificar, por exemplo, o lugar de deposição de um cadáver ou associar suspeitos e objetos ao local de um crime. Com relação à biologia dos grãos de pólen e seu uso na investigação forense, analise as afirmativas a seguir.

I. Os grãos de pólen são considerados, juntamente com os vasos condutores, uma adaptação essencial à sobrevivência vegetal no ambiente terrestre. Tais estruturas estão presentes em pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores).
II. Os grãos de pólen coletados na roupa de um suspeito podem, se colocados para germinar, dar origem a novas plantas, que, após identificação, podem indicar locais frequentados por ele.
III. O transporte dos grãos de pólen pode ser feito pelo vento, pela água ou por animais. O cheiro e as cores de certas flores são fundamentais para a atração de agentes polinizadores, como abelhas, morcegos e moscas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Pteridófitas não tem grão de pólen,são dependentes da água para a reprodução.

  • A questão fala da importância do estudo da palinologia na investigação forense, e informa que cada grão de pólen pertence a determinado local, o que pode contribuir na investigação, quando identificada a composição do pólen encontrado. Todas as plantas podem ser classificadas em criptógamas e fanerógamas. As criptógamas (briófitas e pteridófitas) não produzem flores e sementes, e não possuem órgãos reprodutivos aparentes. As fanerógamas (gimnospermas e angiospermas) possuem órgãos reprodutores visíveis onde formam sementes com embriões. As briófitas, que surgiram logo após as algas, foram as primeiras plantas terrestres. Elas não apresentam vasos condutores (avasculares) e são haploides em sua fase mais duradoura. As pteridófitas apresentam vasos condutores (vasculares), conferindo maior desenvolvimento do caule e das folhas. Sua fase mais duradoura é o esporófito diploide. As gimnospermas são vasculares e apresentam sementes e pólen, o que torna as fanerógamas plantas que melhor se adaptam ao ambiente seco. As angiospermas também são vasculares e apresentam sementes, pólen, frutos e flores adaptadas com órgãos reprodutores masculinos ou femininos. O grão de pólen é um pequeno esporo que armazena o gametófito masculino, e germina ao ser carregado até a parte feminina da planta, dando origem ao tubo polínico que leva o gameta masculino até o óvulo, fecundando a oosfera. A transferência de células reprodutivas masculinas (pólen) de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor ou para o próprio estigma recebe o nome de polinização, que pode ocorrer pelo vento, por insetos, por aves, por morcegos ou pela água. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site blogdoenem.com.br




    Está correto o que se afirma em



    A) I, apenas. A afirmativa I está errada, pois as plantas pteridófitas não apresentam grãos de pólen. Incorreta.

    B) II, apenas. A afirmativa II está errada, o grão de pólen contém células haploides, incapazes de germinar sozinha, necessitando de células femininas. Incorreta.

    C) III, apenas. A afirmativa III está certa, os agentes polinizadores são atraídos por cheiros e cores em flores, e a polinização pode ser feita por vento, água ou animais. CORRETA.

    D) I e II, apenas. As duas afirmativas estão erradas, as pteridófitas não tem grão de pólen e o pólen carrega células haploides. Incorreta.

    E) I e III, apenas. Apenas a afirmativa III está certa, na I as pteridófitas não possuem grãos de pólen. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Palinologia... taí, vivendo e aprendendo.