SóProvas



Prova FGV - 2021 - PM-SP - Aluno - Oficial PM


ID
5183788
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Por “democracia”, entende-se a forma de governo na qual a soberania pertence ao povo e se concretiza em uma constituição compartilhada e aceita por todos os cidadãos. Essa forma de governo tem uma longa história que remonta às cidades-estados gregas, retomada pelo iluminismo francês e estabelecida no século XX com a ampliação progressiva do direito ao voto. A respeito da trajetória da democracia no Ocidente, assinale a afirmativa que indica uma característica comum a todas as experiências e formas históricas da democracia.

Alternativas
Comentários
  • Isonomia é igualdade material. Ela assegura às pessoas oportunidades iguais, considerando suas condições diferentes

  • Bem interessante Thiago, a palavra isonomia descreve bem a ideia que todo cidadão participando da policia detém a possibilidade de direcionar seu destino como cidadão na sociedade em que vive, entretanto a ideia de igualdade material não cabe nesse contexto.

  • O termo democracia denomina a forma de governo na qual o povo – entendido como o conjunto de cidadãos - exerce a soberania. Este sistema político foi estruturado na Grécia Antiga, na cidade-estado de Atenas, e lá era exercido de forma direta. Os cidadãos atenienses se reuniam em assembleia para debater, criar e alterar as leis atenienses.
    No século XVIII, a Revolução Francesa fundamentada no ideário do iluminismo busca implantar, através do sistema republicano, o que se entende por democracia representativa na França, que passou por altos e baixos.
    Alguns elementos democráticos, como o direito ao voto, foram ampliados a todos , paulatinamente, até a consolidação da democracia no Ocidente em um processo que percorre do século XVIII ao século XXI. Também em estados da parcela oriental do globo buscam implantar a lógica democrática, como o Japão. 

    O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento sobre os elementos que compõem o sistema democrático . A bibliografia a respeito é de História, de Ciência Política e de Sociologia . 
    A) INCORRETA - No Brasil existe a possibilidade de voto facultativo para jovens de 16 anos. O direito ao voto varia de Estado para Estado . Em cada país a cidadania apresenta limites diferentes. 
    B) CORRETA - O principio da isonomia está presente na Declaração Universal de Direitos Humanos e é extensível as democracias no Ocidente. No Brasil está previsto no artigo 5° da Constituição Federal de 1988. Isonomia entendida como o princípio de que todos são iguais não podendo haver distinção entre pessoas que estejam na mesma situação.
    C) INCORRETA – O sufrágio universal é considerado pela Declaração Universal de Direitos Humanos como um direito humano básico. Pois a cidadania política , exercida primordialmente através do voto, deve ser um indicativo do bom andamento das democracias. 
    D) INCORRETA - Caso a democracia seja indireta os eleitos são os responsáveis por representar os interesses dos seus eleitores. Há democracias em que funciona o voto direto, sem representação, ao menos ao nível distrital. Assim era na Atenas antiga e na atual Suíça. 
    E) INCORRETA – A liberdade é um direito constitucional, pois confere ao homem a liberdade de ação desde que não seja infringida nenhuma lei. Essa é uma característica de democracias atuais, após o nascimento das ideias liberais. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • A alternativa A é falsa, pois só recentemente, no séc. XX, que as mulheres conseguiram adquirir a titularidade dos direitos políticos, após milênios de exclusão política. Na antiguidade, elas não eram consideradas cidadãs e eram vistas como inferiores aos homens.

    A alternativa B é a resposta certa. Tanto a democracia antiga quanto a democracia moderna prezavam pela concepção de isonomia dos cidadãos perante a lei. Em todo caso, apesar de a isonomia poder ser identificada como uma característica comum a todas as experiências e formas históricas da democracia ocidental, não podemos dizer o mesmo sobre a cidadania. Aquele que era considerado cidadão na antiguidade dizia respeito a um limite muito restrito de homens naturais de uma cidade-estado e com um certo quinhão econômico, excluindo aí as mulheres, as crianças, os jovens, os escravos e os estrangeiros. Já no modelo democrático moderno, identificamos uma série de transformações que ampliaram o conceito de cidadania, desde o voto feminino até o sufrágio universal.

    A alternativa C é falsa, pois na ideia contemporânea de democracia, o Estado tem seus poderes divididos, autônomos e independentes, e o voto é exercido pelo cidadão, então o sufrágio universal só foi considerado um valor intrínseco à democracia muito recentemente, no século XX, assim como a ideia de o voto secreto ser uma garantia política. No Brasil da primeira República (1889-1930), o voto era aberto,(não secreto) e era comum o voto de cabresto, que era uma forma de dominação e coerção política.

    A alternativa D também é falsa, pois o modelo democrático antigo, como o que era praticado em cidades-estados gregas, por exemplo, em Atenas, era na forma de exercício direto da soberania popular e, na democracia direta ateniense, o cidadão participava da assembleia, podia discutir e votar no final. Este modelo exigia que os cidadãos participassem ativamente da vida pública, discutindo abertamente os problemas da cidade nas praças chamadas ágoras, que serviam como uma espécie de parlamento. É uma característica do modelo democrático moderno adotada pela democracia indireta, o exercício indireto da soberania popular, tal como o que praticamos no Brasil, elegendo nossos representantes para decidirem sobre os problemas da nação.

    A alternativa E também é falsa, pois a sociedade grega era escravista, de tal modo que a defesa da liberdade como um direito natural é um projeto estritamente iluminista, típico do modelo moderno de democracia. Não se considerava que o escravo deveria ter direitos políticos. Até Aristóteles, que viveu na Grécia antiga justificou racionalmente os motivos de existirem escravos. A concepção de liberdade unilateral não havia naquela época, sendo uma virtude política pós-iluminista.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-preliminar-pmsp-oficial-2021-e-resolucao-da-prova-de-historia/

  • GABARITO - B

    O termo democracia denomina a forma de governo na qual o povo – entendido como o conjunto de cidadãos - exerce a soberania. 

    Tanto a antiga quanto a atual democracia pregam um ideal de isonomia perante a lei.

    Bons estudos!


ID
5183791
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo feito a independência, José Bonifácio considerou-a questão de tempo. Nem por isso deixou de tomar as providências necessárias para formalizá-la. Por meio de seus emissários enviados a Londres, Paris, Buenos Aires e aos Estados Unidos, ou em conversações diretas com os representantes de potências estrangeiras no Rio de Janeiro, conduziu as tratativas iniciais sobre o reconhecimento. Sendo a independência um fato consumado, entendia que os próprios interesses comerciais externos se encarregariam de promover-lhe a aceitação formal.

RICUPERO, Rubens. José Bonifácio e a criação da Política Exterior do Brasil. IBGH. 2013. Adaptado.

Sobre o reconhecimento diplomático do Império do Brasil, na primeira década após a independência, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem chata, acabei errando na prova.

  • Erro de Vermelho.

    B) Os Estados Unidos reconheceram a independência do Império do Brasil no contexto da Doutrina Monroe, que defendia o princípio da legitimidade monárquica para as novas nações americanas.

    GAB. D

  • Além da dificuldade interna no reconhecimento da Independência, também era preciso obtêlo de outros países. Os Estados Unidos foram os primeiros a fazê-lo, enquanto Portugal só fez o mesmo mediante pagamento de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas pelo Brasil, formalizado em um acordo mediado pela Inglaterra. Para pagá-la o governo recorreu a um empréstimo com a própria Inglaterra, em 1825.

  • Não caiam no golpe galera esse arthur ele tá comentando na questão com a conta fake que no caso a do Weber um outro linnk e depois comentando com sua conta original pra vocês acessarem mais um link

  • O reconhecimento da existência de um estado é fundamental para seu posicionamento na arena internacional. Tal posicionamento é importante para que sejam estabelecidos acordos comerciais e alianças políticas de forma autônoma, sem a ingerência de uma metrópole ou de um invasor. Daí a importância das tratativas levadas a cabo por José Bonifácio, assim que a independência foi conseguida. O tema do reconhecimento da independência é pouco estudado na escola básica. Via de regra é apenas citado sem que se dê maior importância à questão.
     É, no entanto, um assunto de importância ao se trabalhar com política externa brasileira. Atente-se ao autor do trecho transcrito : embaixador Rubens Ricupero. Acerca da política externa brasileira há uma publicação de mesmo nome de autoria de Letícia Pinheiro. É uma obra para iniciantes , o que faz com que seja uma bibliografia adequada ao estudo necessário para uma prova de concurso.

    Acerca do reconhecimento da independência e do estabelecimento do Império do Brasil uma das opções apresenta uma ideia correta. 
    A) INCORRETA- As potências absolutistas não reconheceriam a independência de uma colônia de país europeu na América , principalmente a colônia de um país considerado vencedor de Napoleão Bonaparte – Portugal. 
    B) INCORRETA – É fato que os EUA estão entre os primeiros a reconhecer o Brasil como um Estado . Mas, o que a Doutrina Monroe defendia era a autonomia dos povos da América sem a interferência de potências europeias. 
    C) INCORRETA- A questão de territórios em disputa entre Brasil e outros Estados da América do Sul não foi pauta neste momento , até mesmo porque havia guerras de independência nas regiões que buscavam a libertação em relação à Espanha e disputa de territórios entre eles. 
    D) CORRETA- A intervenção inglesa foi importante para que Portugal reconhecesse a libertação de sua colônia mais importante . O interesse inglês era o de garantir o pagamento das dívidas de um falido Portugal e boa vontade para acesso ao mercado brasileiro em crescimento. 
    E) INCORRETA- O padroado régio é uma herança do regalismo português e não se relaciona com o reconhecimento da independência 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  •  ''entendia que os próprios interesses comerciais externos se encarregariam de promover-lhe a aceitação formal.''

  • A B PODE CONFUNDIR, MAS A DOUTRINA MONROE QUERIA A AMÉRICA LIVRE DO COLONIALISMO EUROPEU A FIM DE PROPAGAR SEUS IDEAIS, ALÉM DISSO TER AMPLO MERCADO PARA SUA RECENTE INDÚSTRIA PÓS GUERRA DE SECEÇÃO, EM QUE O NORTE INDUSTRIALISTA VENCE O SUL ESCRAVOCRATA

  • a) As potências absolutistas europeias, Áustria, França e Rússia, reconheceram a independência do Brasil em troca de o novo país custear o combate às nascentes repúblicas americanas.

    Errada, não aconteceu isso não se eu não estiver errado creio que esses países nem interviram na independência do BR, os principais eram Portugal, EUA e ING

    b) Os Estados Unidos reconheceram a independência do Império do Brasil no contexto da Doutrina Monroe, que defendia o princípio da legitimidade monárquica para as novas nações americanas.

    Errada, Doutrina Monroe só lá na frente não tem nada a ver com o contexto de independência do BR

    c) As recém-criadas nações latino-americanas apoiaram a independência do Brasil em troca de concessões territoriais, como no caso da Argentina, que obteve a Província da Cisplatina.

    Errada, a Cisplatina era muito disputada por ESP e Portugal não foi atoa que teve aquele moi de tratados

    d) Portugal aceitou reconhecer a independência do Brasil graças à mediação da Grã-Bretanha, interessada em manter a aliança com Lisboa e acessar o mercado brasileiro para as suas manufaturas.

    Correta

    e) Os Estados Papais reconhecem a autonomia política do Império do Brasil na condição de este instituir o Padroado Régio, por meio do qual o imperador comprometia-se a sustentar o clero no Brasil.

    Errada,como já falei quem tava realmente de fato preocupado com a independência do BR era Portg, ESP e EUA

  • Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. A "Doutrina Monroe", criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso. Sintetizada na frase "A América para os americanos", defendia o direito à soberania das nações e era contrária a qualquer intervenção européia no continente americano. No entanto, por trás dessa doutrina de não - intervenção e de não-, havia o interesse em diminuir a influência inglesa e em obter, com o reconhecimento, vantagens comerciais para os Estados Unidos.

  • Essa B é de derrubar pião

  • A = Lhufas, Totalmente sem sentido

    B = Doutrina Monroe defendia meio que um FEDERALISMO e foi muito tempo depois e não faz sentido legitimar algo que eles apoiam derrubar.

    C = Lhufas, só lembrar do uruguai

    E = Lhufas novamente.

    GAB D.

    Leia meu comentário lá embaixo de maio de 2021.


ID
5183803
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das constituições republicanas brasileiras, correlacione as datas das Cartas Constitucionais listadas na coluna da esquerda às características apresentadas na coluna da direita.
(1) 1891
(2) 1937
(3) 1967
(4) 1988

( ) Concedeu amplos poderes ao Executivo e incorporou atos institucionais que estabeleceram a suspensão dos direitos políticos e do habeas corpus.
( ) Estabeleceu o fim da censura nos meios de comunicação, o direito de voto aos analfabetos e a redução da jornada semanal de 48 para 44 horas.
( ) Baseou-se nos ideais positivistas e consolidou o princípio republicano federalista, além de estabelecer três Poderes, ficando extinto o Poder Moderador.
( ) Inspirou-se em ideais fascistas e instituiu a censura prévia aos meios de comunicação, além de permitir ao presidente nomear interventores nos estados.

Assinale a opção que indica, segundo a ordem apresentada, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     Constituição de 1891 Estado Federativo / República Presidencialista. Três poderes (extinto o poder moderador). Voto Universal (para todos / muitas exceções, ex. analfabetos). Estado Laico (separado da Igreja). Modelo externo – constituição norte-americana

    Constituição de 1934

    Reforma Eleitoral – introduzidos o voto secreto e o voto feminino. Criação da Justiça do Trabalho Leis Trabalhistas – jornada de 8 horas diárias, repouso semanal, férias remuneradas (13 salário só mais tarde, com João Goulart). 

    Constituição de 1937 "polaca" Inspiração fascista – regime ditatorial, perseguição e opositores, intervenção do estado na economia. Abolidos os partidos políticos e a liberdade de imprensa. Mandato presidencial prorrogado até a realização de um plebiscito (que nunca foi realizado). Modelo externo – Ditaduras fascistas (ex., Itália, Polônia, Alemanha).

    Constituição de 1946 Mandato presidencial de 5 anos (quinquênio). Ampla autonomia político-administrativa para estados e municípios. Defesa da propriedade privada (e do latifúndio). Assegurava direito de greve e de livre associação sindical. Garantia liberdade de opinião e de expressão. Contraditória na medida em que conciliava resquícios do autoritarismo anterior (intervenção do Estado nas relações patrão x empregado) com medidas liberais (favorecimento ao empresariado).

    Constituição de 1967

    Documento promulgado (foi aprovado por um Congresso Nacional mutilado pelas cassações). Confirmava os Atos Institucionais e os Atos Complementares do governo militar.

    Constituição de 1988 , "Constituição Cidadã"

    Reforma eleitoral (voto para analfabetos e para brasileiros de 16 e 17 anos). Terra com função social (base para uma futura reforma agrária?). Combate ao racismo (sua prática constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão). Garantia aos índios da posse de suas terras (a serem demarcadas). Novos direitos trabalhistas – redução da jornada semanal, seguro desemprego, férias remuneradas acrescidas de 1/3 do salário, os direitos trabalhistas aplicam-se aos trabalhadores urbanos e rurais e se estendem aos trabalhadores domésticos.

    O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças: Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis); Reforma no sistema educacional público do país; Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

    DICAS DE CONCURSO PÚBLICO= SÓ ME SEGUIR NO INSTA=gustavoluigi0

  • Faltou a Primeira Constituição. 1824

    Principais pontos : instituía a divisão do governo em quatro poderes ( Moderador ) e estabelecia o voto cen$itário (voto ligado à renda do cidadão).

    Consequência: Confederação do Equador, revolta contra o Poder Moderador.

    - CAPITULO I. 1824

    Do Poder Moderador.

            Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organisação Politica, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independencia, equilibrio, e harmonia dos mais Poderes Politicos.

            Art. 99. A Pessoa do Imperador é inviolavel, e Sagrada: Elle não está sujeito a responsabilidade alguma.

            Art. 100. Os seus Titulos são "Imperador Constitucional, e Defensor Perpetuo do Brazil" e tem o Tratamento de Magestade Imperial.

            Art. 101. O Imperador exerce o Poder Moderador

           I. Nomeando os Senadores, na fórma do Art. 43.

           II. Convocando a Assembléa Geral extraordinariamente nos intervallos das Sessões, quando assim o pede o bem do Imperio.

           III. Sanccionando os Decretos, e Resoluções da Assembléa Geral, para que tenham força de Lei: Art. 62.

            IV. Approvando, e suspendendo interinamente as Resoluções dos Conselhos Provinciaes: Arts. 86, e 87.     

           V. Prorogando, ou adiando a Assembléa Geral, e dissolvendo a Camara dos Deputados, nos casos, em que o exigir a salvação do Estado; convocando immediatamente outra, que a substitua.

           VI. Nomeando, e demittindo livremente os Ministros de Estado.

           VII. Suspendendo os Magistrados nos casos do Art. 154.

           VIII. Perdoando, e moderando as penas impostas e os Réos condemnados por Sentença.

           IX. Concedendo Amnistia em caso urgente, e que assim aconselhem a humanidade,e bem do Estado

  • questão horrível embora tenha acertado , mas uma péssima questão

  • Basta saber a Data do Golpe Civil Militar, o qual ocorreu em 1964.

  • #RETA FINAL PMPR.

  • O Brasil está sob a jurisdição de sua sexta constituição. Há juristas que também consideram o Ato Adicional de 1969 como uma nova constituição por conta da enorme quantidade de modificações. A constituição atual seria, então, a sétima. Cada uma delas corresponde a uma etapa do processo político do país, marcado pela instabilidade.

    A primeira Carta correspondeu ao período monárquico, nos reinados de Pedro I e Pedro II. A de 1891 instaura o regime republicano federalista, que é aprimorado na constituição de 1934. A de 1937 legaliza a ditadura do Estado Novo mas foi, acima de tudo, “ letra morta". Ou seja, não foi aprovada por plebiscito como havia sido estipulado e, não é colocada em prática em sua totalidade. 

    A constituição de 1946 foi considerada a mais democrática até a de 1988. Restabeleceu os rumos de uma democracia após o Estado Novo mas, foi seguida da constituição de 1967 e pelo AI5 , que instauram novamente uma ditadura no país. A de 1988 é conhecida como a “constituição cidadã", que reabre os caminhos para a construção de uma democracia sólida. 
    A questão pede que se associe uma resolução à constituição correta. É uma questão de memorização . Os manuais de Ensino Médio de História fornecem os dados necessários para o estudo do tema em pauta. 
    - A constituição de 1967 foi a que concedeu amplos poderes ao Executivo e incorporou atos institucionais que estabeleceram a suspensão dos direitos políticos e, do habeas corpus. 
    - A constituição cidadã de 1988 estabeleceu o fim da censura nos meios de comunicação, o direito de voto aos analfabetos e a redução da jornada semanal de 48 para 44 horas. 
    - Em 1891 foi promulgada a constituição  baseada nos ideais positivistas , consolidou o princípio republicano federalista, além de estabelecer três Poderes, ficando extinto o Poder Moderador. 
    - Feita no Estado Novo, a constituição de 1937 foi inspirada em ideais fascistas e instituiu a censura prévia aos meios de comunicação, além de permitir ao presidente nomear interventores nos estados. 

    A relação correta está em uma das opções 
    A) CORRETA- A opção é correta. Constituições de 1967, 1988, 1891 e 1937 
    B) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1937 – já invalida a opção. 
    C) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1891– já invalida a opção. 
    D) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1988 – já invalida a opção. 
    E) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1937 – já invalida a opção. 
    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5183806
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

O filósofo Thomas Kuhn afirma que uma teoria pode se tornar um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. Para ele, o paradigma se torna o campo no qual uma ciência trabalha normalmente, sem crises. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um fenômeno ainda não estudado, explica-o usando o modelo ou o paradigma científico existente. Em contraposição à ciência normal, ocorre a revolução científica. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011. Adaptado.

Com base no texto, assinale a afirmativa que descreve corretamente o desenvolvimento da ciência.

Alternativas
Comentários
  •  "Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma."

    letra-A

    criando novos paradigmas a ciência vai evoluindo. Sempre rompendo com os paradigmas.

  • A partir do pensamento de Thomas Khun podemos depreender que o desenvolvimento da ciência ocorre a partir de paradigmas, ou seja, da estabilização de um determinado conhecimento que passa a guiar a ciência. Esses paradigmas são superados quando o conhecimento esbarra em eventos que fogem daquela estrutura explicativa e exigem uma nova interpretação. É quando ocorre uma revolução do conhecimento e das práticas científicas que terminará por produzir novos paradigmas.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Marilena chaui, não sei o que pensar dela.

    Questão foi por eleiminação.


ID
5183809
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O filósofo norte-americano John Rawls (1921-2002), ao refletir sobre o desafio de equilibrar liberdade e igualdade nas sociedades democráticas contemporâneas, formulou dois princípios:
1. Toda pessoa tem igual direito à máxima liberdade, compatível com uma liberdade semelhante para os outros.
2. As desigualdades de riqueza e poder são justas apenas se associadas à disponibilidade de posições e cargos para todos em igualdade de oportunidades, e se produzirem benefícios compensatórios para os membros menos favorecidos da sociedade.

A partir do texto, analise as afirmativas que descrevem ações para equilibrar liberdade e igualdade.
I. Promover escola e saúde para todos é um meio de garantir a igualdade de acesso e de oportunidades.
II. Implementar políticas de distribuição de renda e programas de cotas permite reparar desigualdades e promover a equidade.
III. Atribuir ao Estado a defesa da livre iniciativa e da liberdade de mercado possibilita a correção natural das injustiças pelo mecanismo da oferta e procura.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Promover escola e saúde para todos é um meio de garantir a igualdade de acesso e de oportunidades. CORRETO = A educação é a base para a igualdade, junto com a saúde.

    II. Implementar políticas de distribuição de renda e programas de cotas permite reparar desigualdades e promover a equidade. CORRETO = exemplo são cotas para negros, devido toda historia de exploração com essa etnia.

    III. Atribuir ao Estado a defesa da livre iniciativa e da liberdade de mercado possibilita a correção natural das injustiças pelo mecanismo da oferta e procura. ERRADO = Isso vai gerar um poder centralizado, muito poder minoria e nada para a população.

    qualquer erro me avisem :D

  • Embora as 3 estejam certas, a terceira afirmação gera maior riqueza e qualidade de vida para a sociedade num geral, não só para minorias e afins. Por conta disso, desconsiderei ela.

    Gab. I e II

  • Ao tentar equilibrar liberdade e igualdade, Rawls compreende que a desigualdade é fruto das oportunidades limitadas que uma estrutura oferece, porém que esta estrutura deve prover ferramentas para que todos possam disputar tais oportunidades de maneira igualitária e compensações para os menos favorecidos com o fim de conter uma desigualdade ainda mais profunda. O esforço pelo equilíbrio deve ser parte da própria estrutura da sociedade que produz naturalmente e inevitavelmente a desigualdade.

    Analisando as afirmativas, portanto:

    I - Para permitir igualdade na disputa pelas oportunidades, é preciso oferecer saúde e educação para todos. Está correta.

    II - Está correta, pois políticas de distribuição de renda e cotas permitem que a desigualdade do sistema seja combatida.

    III - Não está correta, pois a livre iniciativa produz oportunidades desiguais e não promove a igualdade por si.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Meu senhor jesus, que questão mal formulada.

  • A livre iniciativa é um princípio que estabelece a possibilidade de um cidadão comum participar do mercado sem a necessidade de autorização ou aprovação do Estado. Se você tem a possibilidade de abrir uma empresa, vender um produto e negociar o preço que lhe for mais justo, deve isto ao princípio da livre iniciativa. (porém poucos terão poder aquisitivo para investir, isso não acaba com as injustiças)

ID
5183812
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O primeiro que, ao cercar um pedaço de terra, teve a ideia de dizer “Isto é meu”, e encontrou pessoas tão ingênuas que acreditaram nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando o cercado, tivesse gritado para seus semelhantes: “Cuidado ao escutar esse impostor; vocês se perderão se esquecerem que os frutos são de todos e a terra não é de ninguém”.
ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Paris. 1755. Adaptado.

A respeito do conceito de desigualdade em Rousseau e com base no texto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A propriedade é efeito dos cercamentos arbitrários e da credulidade humana.
( ) A origem da desigualdade civil é consequência da evolução social do homem.
( ) A propriedade da terra resulta da divisão social do trabalho.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O cara aderiu sua propriedade após cercar um terreno e as de mais pessoas aceitarem aquilo como dele.

    (Portanto, A correta)

    A origem da desigualdade civil é consequência da evolução social do homem.

    (Essa afirmação simplesmente não tem como estar errada)

    (Por eliminação, o gabarito é a D)

  • A crítica de Rousseau descreve que a propriedade das terras aconteceu a partir da arbitrariedade daqueles que se declararam proprietários e da credulidade daqueles que não contestaram. Essa seria a origem da desigualdade entre os homens que, por sua vez, decorreria da evolução social do homem.

    A propriedade da terra não resulta da divisão social do trabalho. Essa, segundo Durkheim, seria o resultado da complexificação da sociedade.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Discordo da FGV e do Thiago Henrique. É fundamental a semântica do "social" da segunda afirmativa. No pensamento de Rousseau, se fôssemos realmente sociais, não haveria desigualdade; o sujeito que demarcou a primeira terra foi antissocial. Assim, levando-se em conta Rousseau, o que tivemos foi uma falta de evolução social; porém a FGV coloca o "social" com a semântica normal de mera melhoria de vida da maioria das pessoas.

    A questão é ambígua, eu faria um recurso.

  • Com o surgimento de novas exigências, as quais estes povos não estavam acostumados, surgiu, também, a percepção de que poderiam ter, além do necessário, algo mais que pudesse fazê-lo melhor do que os outros homens. Esta noção, ainda rudimentar nesses povos, foi-se aperfeiçoando, até alcançar um nível de elaboração que fizesse surgir a idéia de propriedade, fosse ela um animal, terras, armas e, até mesmo, outras pessoasEssa noção de propriedade criou nos primitivos a idéia de acumulação de bens e, conseqüentemente, superioridade frente aos demais. Essa suposta superioridade foi o estopim para o início dos conflitos entre os homens de uma mesma tribo e, posteriormente, entre cidades e nações. Outra novidade nesse progresso mental foi a noção de família, que com o tempo, levou homens e mulheres a deixarem de lado o comportamento selvagem que tinham. Essa moderação no comportamento, fez emergir a fragilidade perante a natureza e os animais, mas trouxe como compensação e noção de grupo, que transmitia maior poder de resistência do que o indivíduo isoladamente. O amor conjugal e o fraternal surgem nesse momento, segundo Rousseau.Entretanto, a facilidade da vida em grupo trouxe outro problema: a ociosidade e a busca por algo que desse sentido a vida, além do trabalho. Assim, o lazer se instituiu, porém, com o passar do tempo, o que era comodidade passou a ser visto como necessidade e novos conflitos surgiram, fazendo com que o homem ficasse mais infeliz pela privação das comodidades, do que feliz de possuí-las. Assim, segundo Rousseau, as desigualdades entre os homens têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar o outro, numa busca constante de poder e riquezas, para subjugar os seus semelhantes.

ID
5183815
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

explicações diversas sobre como funciona o intelecto humano, posteriormente reunidas nas correntes de pensamento denominadas empirismo e criticismo.

Nesse sentido, essas correntes consideram que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    O intelecto é capaz de investigar como é possível conhecer.

  • Criticismo é uma doutrina da filosofia que não aceita um conhecimento se antes tê-lo analisado criticamente

    Empirismo é uma doutrina da filosofia que apenas aceita o conhecimento oriundo de experiências sensoriais (advindas dos sentidos).

  • O empirismo pressupõe que a experiência dota o indivíduo de ferramentas para análise acerca do mundo e o criticismo considera a capacidade intelectual como capaz de questionar as estruturas do saber, da experiência e do conhecimento. Ambas se referem à capacidade do intelecto para alcançar o conhecimento.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Empirismo e Criticismo O Criticismo é uma corrente filosófica que indica a razão como imprescindível para se alcançar o conhecimento, não havendo a necessidade do recurso aos sentidos. Immanuel Kant, criador do Criticismo, usou essa filosofia para trazer um ponto comum entre o empirismo e racionalismo. Kant afirma que a sensibilidade e o entendimento são duas faculdades importantes na obtenção do conhecimento, sendo que a informação captada pelos sentidos vai ser modelada pela razão.
  • Outra questão esquisita e pouco clara.


ID
5183818
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As manifestações recentes contra o racismo estrutural no Brasil e no mundo reatualizaram os princípios da declaração sobre a raça e os preconceitos raciais proclamada pela Conferência Geral da UNESCO, em 1978.

Leia o trecho da Declaração a seguir. 

Artigo 1º §1. Todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e todos são parte integrante da humanidade.

§2. Todos os indivíduos e os grupos têm o direito de serem diferentes, de se considerarem diferentes e de serem vistos como tal. Contudo, a diversidade das formas de vida e o direito à diferença não podem, em quaisquer circunstâncias, servir de pretexto para os preconceitos raciais; não podem legitimar, de direito ou de fato, qualquer prática discriminatória, nem servir de fundamento para a política do apartheid, que constitui a mais extrema forma do racismo.

§3. A identidade de origem não afeta de modo algum o fato de os seres humanos poderem viver de forma diferente, nem prejudica a existência de diferenças baseadas na diversidade das culturas, do meio ambiente e da história, nem o direito de manter a identidade cultural. 



Com relação ao texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Pura interpretação de texto

  • Inventividade: poder criador, imaginação criativa.

  • O texto afirma que não há hierarquia entre distintos grupos culturais, mas diferenças a partir das experiências de cada sociedade. A relação entre elas não pode, porém, ser considerada fruto de evolução genética, étnica ou que isso afirme superioridade de qualquer espécie justificando domínios e exclusões que tem na figura política do apartheid sua manifestação mais grave.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Com exceção da alternativa E, as demais são todas racistas.


ID
5183824
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.
Processo pelo qual as pessoas são induzidas a adotar padrões de comportamento, regras e valores do seu mundo social. Começa na infância e continua ao longo de toda a vida, constituindo um processo ininterrupto de aprendizagem que pode ocorrer na forma de ensino explícito, como o ministrado na escola, ou latente, como quando são incorporados espontaneamente padrões de comportamento.
BOMENY, H. e FREIRE-MEDEIROS, B. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. Adaptado.

O texto se refere ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • socialização: Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.

    A secularização é um processo através do qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social

    estratificação: Estratificação social, no mundo da sociologia, é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns; um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e antropológica".

    reciprocidade: qualidade ou caráter de recíproco; correspondência mútua; recíproca, reciprocação.

    mudança social: alteração na ordem social de uma sociedade.

  • A partir da análise do fragmento de texto apresentado na questão, podemos observar o que mesmo descreve o processo de socialização, quando modos e saberes são transmitidos para os indivíduos como forma de manutenção da sociedade.


    Gabarito do Professor:  Letra A.
  • Essa foi de graça hein amigos

    GAB socialização

    APMBB


ID
5183836
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No período 1970/2020, a economia brasileira alternou períodos de crescimento econômico com fortes desacelerações, muitas vezes abruptas, comportamento sintetizado na expressão stopand-go. A performance da economia brasileira, nesse período, refletiu tanto os problemas da coordenação da política econômica quanto os problemas relacionados a choques exógenos.
PAULA, Luiz F. de e PIRES, M. Crise e perspectivas para a economia brasileira. USP. Estudos Avançados. V. 31. São Paulo, 2017. On-line version. Adaptado.

Sobre a performance da economia brasileira no período 1970/2020, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a alternativa incorreta [D], aponta que o aumento da exportação de commodities e os investimentos em infraestrutura nos anos 2000 (O Programa de Aceleração do Crescimento, por exemplo) foram capazes de eliminar o chamado “custo Brasil”, o que não é verdade. Custo Brasil é uma expressão usada para se referir a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham e ainda influenciam o crescimento do país.

  • nunca eliminarão kkkkk

  • O texto da questão é uma adaptação do artigo “Crise e perspectivas para a economia brasileira" , obra dos pesquisadores Luiz Fernando de Paula e Manoel Pires. Luiz Fernando de Paula é professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro além de pesquisador pelo CNPQ e, Manoel Pires é pesquisador associado da Fundação Getúlio Vargas assim como técnico de Planejamento e Pesquisa Do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 
    A performance da economia brasileira está diretamente relacionada às políticas econômicas adotadas no país, às mudanças relações internacionais e às recessões mundiais que interferem no desempenho das exportações. O termo “stop and go" utilizado na entrada da questão se refere aos ciclos de crescimento e de desaceleração econômica.
    Este padrão de crescimento econômico fica evidente ao longo dos anos 2000 se analisarmos o percentual do Produto Interno Bruto (PIB). Esta questão trata de fatores externos e internos que interferem na política econômica brasileira e para responder o candidato precisa ter estes conhecimentos. 
    Há necessidade de bibliografia específica que , normalmente, é fornecida quando da inscrição. É bastante interessante a obra de onde foi retirado o extrato de texto apresentado na entrada da questão . ( PAULA, Luiz F. de e PIRES, M. Crise e perspectivas para a economia brasileira. USP. Estudos Avançados. V. 31.)

    A) INCORRETA – O Milagre econômico brasileiro é o período de crescimento econômico do país entre os anos de 1968 até o ano de 1973. Foi caracterizado pela aceleração crescimento do PIB com taxas de 10% ao ano em média, industrialização e inflação baixa. O Brasil, para não sofrer com o aumento dos preços dos barris de petróleo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) utilizou as suas reservas cambiais e efetuou empréstimos internacionais para tentar equilibrar a balança comercial. 
    B) INCORRETA – A Politica econômica na década de 1980 foi marcada por inflação, crescimento baixo do Produto Interno Bruto, volatilidade de mercados e pelo aumento da desigualdade social em virtude da grande concentração de renda causada na década de 1970. Nos anos de 1980 constatou-se a fuga de capitais nacionais e estrangeiros em função do baixo valor das matérias primas e o consequente aumento das taxas de juros nos países que forneciam os produtos industrializados. Tal fato provocou a depreciação das taxas de câmbio, um aumento na dívida externa e a adoção de uma política austera nos moldes do Fundo Monetário Internacional. 
    C) INCORRETA – O Presidente Itamar Franco assume a presidência da República após o Impeachment do Presidente Fernando Collor de Melo. O objetivo do seu governo é iniciar um processo de estabilização da economia brasileira que sofria com altos processos inflacionários desde a década de 80. Assim juntamente com seu Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, implantou gradualmente as medidas necessárias ao longo de 1993 e 1994. As privatizações tinham, segundo ele, o objetivo de equilibrar as contas públicas e gerar receita para o Estado reduzindo seus gastos. O Plano Real aumentou os impostos federais em 5%, o que onerou mais a população mas, em contrapartida fez a desindexação da economia que impedia que os preços e valores aumentassem de acordo com o reajuste da inflação. Fez a transição para o Real através da Unidade Real de Valor e indexou a moeda brasileira ao dólar, garantindo estabilidade e segurança para a atração de investimentos externos. 
    D) CORRETA – O Custo Brasil é a expressão utilizada para se referir as dificuldades de infra estrutura, burocracia e questões trabalhistas. É o custo estimado que os investidores estrangeiros utilizam para operar os seus investimentos no país. Quanto maior a taxa de Custo Brasil mais o país tem o seu crescimento econômico dificultado. Isto interfere negativamente nos negócios, pois os custos de logística aumentam e há aumento da carga tributária com o objetivo de compensar os déficits. É possível reduzir o Custo Brasil diminuindo os problemas que fazem a taxa aumentar, mas não é possível eliminá-lo. 
    E) INCORRETA – De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, os gastos do governo brasileiro chegaram a R$ 700 bilhões e isso representou 19,14% do PIB. O ambiente político dos anos 2010-2020 diminuíram as expectativas dos investidores. Nos anos de 2015 e 2016, com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a eleição de Jair Bolsonaro e a falta de fiscalização nas queimadas e na devastação da Amazônia trouxeram uma situação difícil. O ambiente político instável interfere na estrutura do país e no risco de se investir nele. Logo, o que acontece é a diminuição de investimentos e uma recessão econômica com queda do PIB. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5183839
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agricultura brasileira, a partir de meados do século XX, passou por um acelerado processo de modernização. As alterações nos mecanismos produtivos, que levaram à formação dos complexos agroindustriais (CAI), acarretaram não só mudanças na organização da agricultura nacional, mas também na distribuição territorial da produção e na inserção do país no comércio internacional.

Sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pelos complexos agroindustriais (CAI), assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A expansão territorial dos complexos agroindustriais implicou o manejo eficiente dos recursos disponíveis e o atendimento da crescente demanda do mercado interno por produtos certificados por seu baixo impacto ambiental.

    Manejo eficiente implica em fazer mais com menos, ou seja ter uma produção maior em um espaço menor, conceito de minifúndio, alta produtividade com mecanização e tecnologia

  • Letra D. Pois, as agroindústrias tem o seu foco no mercado externo, e não no interno como diz a questão. Alem disso elas utilizam, em seus processos de produção, uma grande quantidade de agrotóxicos o que acaba degradando o meio ambiente.

  • Montante de produção agropecuária se refere ao fornecimento pela indústria ou comércio de alguns bens de capital e insumos para a agropecuária. Enquanto a jusante é o contrário, isto é, sua função é oferecer matéria-prima agrícola para a agroindústria.

    Hidrológicamente falando ,

    JUSANTE :  É o referencial de um ponto que quanto mais próximo da nascente do rio

    MONTANTE: É quando se está mais próximo da foz

    Que venha PMSP soldado !!!

  • AVANTE PMPR!

  • BAIXO IMPACTO AMBIENTAL NÃO NÉ CADETE !!!

  • "crescente demanda do mercado interno por produtos certificados por seu baixo impacto ambiental."

    O interesse por produtos certificados é a nível mundial.

    Agro é techagro é popagro é tudo”

    AVANTE PMPR!

  • O erro está na afirmativa D. Na verdade, ocorre um alto impacto ambiental no meio ambiente interno devido ao intenso uso de agrotóxicos.

    #PMAL_2021

  • Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. O texto associado aborda o processo de modernização da agricultura brasileira e o enunciado pede para que busquemos a alternativa ERRADA sobre o tema. 

    A) A integração indústria, mercado e agricultura é marca registrada da atuação dos complexos agroindustriais. 
    B) A intensividade técnica  também é característica determinante deste modelo de produção de alimentos e insumos. Contornar dificuldades com clima e solos é processo facilitado pela grande quantidade de recursos disponíveis para este tipo de atividade.
    C) Grande intensidade em tecnologia e pesquisa produz lucros intensivos juntamente com a produção intensiva. 
     
    D) As exportações de grãos e carnes exportam também de maneira implícita enormes quantidades de água e minerais do solo. Estes recursos que em geral não são contabilizados como ônus das exportações vem causando grandes problemas em áreas onde este tipo de cultura é o padrão. Fora isso o desmatamento para a incorporação de novas áreas de produção vem causando irreparáveis perdas de biodiversidade nas áreas de expansão da fronteira agrícola. 
    E) A intensa mecanização vem reduzindo a disponibilidade de postos de trabalho relacionados a agroindústria que se configura como um setor que gera poucos postos de trabalho.
    GABARITO DO PROFESSOR: D




  • agro é lixo haha


ID
5183842
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata-se de uma rede mundial de 20 a 25 metrópoles, de Bombaim a Sidney, de Toronto a São Paulo, de Tóquio a Londres, passando por New York, Paris ou Frankfurt.
Sassen (2000).

Sobre o conceito de cidade-global, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todas as bancas colocam isso : ao funcionarem como laboratórios de inovação tecnológica e sediarem os principais mercados de capitais

    Palavra-chave: inovação tecnológica

    PMSP

  • Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

    As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.

    Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

    Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

    Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.

  • A hierarquização é gerada pela dependência em geral econômica de uma cidade/região para a outra, o que define se uma cidade é uma cidade global, metrópole nacional, metrópole regional, cidade média etc. 

    LETRA A

  • Metrópole: cidade que polariza (atrai), cidade-mãe que fica no topo da hierarquia. Há transporte, serviços, infraestrutura e capital.   

    • Metrópole global/Cidade global: influência mundial, principalmente econômica. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico. 

  • NÃO DESISTA!

    AVANTE PMPR.

  • Tópicos da cidade-global:

    Metrópoles com influência internacional.

    Estão no topo da hierarquia urbana.

    Funcionam como um laboratório de inovação tecnológico.

    Sediam os principais mercados de capitais.

  • Tópicos da cidade-global:

    Metrópoles com influência internacional.

    Estão no topo da hierarquia urbana.

    Funcionam como um laboratório de inovação tecnológico.

    Sediam os principais mercados de capitais.

  • A hierarquia urbana pode ser identificada tanto em território nacional quanto em escala global onde cidades de maior influência são capazes de centralizar e definir processos que ocorrem em outras áreas. Este tema deve ser estudado com atenção em Geografia Urbana e complementado com conhecimentos do noticiário local e global. Sobre as cidades-globais buscamos a alternativa correta.

    A) A posição de uma cidade na hierarquia global se deve a sua capacidade de concentrar poder econômico, tecnológico e decisório ou todos os critérios juntos como no caso das cidades citadas no texto que são capazes de projetar sua influência em escala global. 
    B) Atividades secundárias não posicionam cidades no topo da hierarquia urbana global.

    C) Mesmo possuindo atividades complementares as cidades globais ainda se posicionam de maneira hierárquica umas em relação as outras no competitivo mercado global. 
    D) O IDH não significa necessariamente posição de cidade global, apesar de seu índice elevado ser muito bem vindo na análise das cidades, porém cidades pequenas e médias podem apresentar bons indicadores de qualidade de vida e nem por isso concentrar o poder e serviços necessários para se posicionar como global. 
    E) Esta prerrogativa de regular fluxos internacionais de capitais cabe a nações soberanas e não a cidades. 
    GABARITO DO PROFESSOR: A






  • Cidades Globais

    Características:

    1. Reconhecimento de Nível mundial
    2. Tecnologia de ponta
    3. Movimentação Financeira

    Exemplos:

    1. Londres
    2. Nova Iorque
    3. Paris
    4. Tóquio
    5. Los Angeles

    Etc.


ID
5183845
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O poder mudou. Se antes se impunha pela simples força das armas, exigindo e obtendo, consequentemente, o respeito do inimigo, atualmente este tem-se tornado, cada vez mais, um contestatário face ao poder. No passado, o poder era um elemento de equilíbrio da cena internacional, regulando as alianças e organizando as proteções. Atualmente, com o fim da bipolaridade, novos atores reivindicam um lugar na arena política mundial. Estes procuram agora impor os seus próprios pontos de vista, mais do que aceitar o status quo.
DUARTE, Paulo. Soft China: the changing nature of China's charm strategy. Contexto Internacional: Rio de Janeiro, 2012.

Sobre a posição das potências na nova ordem mundial, analise as afirmativas a seguir.
I. Os Estados Unidos pretendem manter uma posição hegemônica na nova ordem pós-bipolar, assumindo a defesa e difusão dos valores democráticos por meio de uma diplomacia multilateral sintetizada no slogan “América em primeiro lugar”.
II. A China mantém um modelo pragmático de desenvolvimento para fortalecer sua soberania e ampliar suas áreas de influência no sistema internacional, com iniciativas como a Belt and Road, que amplia sua presença na Ásia, na África e na Europa.
III. O potencial da China e as ambições de liderança regional da Rússia e da Índia mostram que a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da disputa de poder, e que a hegemonia norte-americana estaria ameaçada nessa ordem multipolar.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra D

  • Vamos !!!

    PMSP

  • I – Incorreto. O slogan America first (América em primeiro lugar) já posiciona a política externa dos EUA numa posição diplomática unilateral, adotando apenas seus interesses (exceto no caso em que os interesses americanos estejam em perigo, daí o multilateralismo funciona = “cooperação seletiva”). Saída da OTAN, não assinatura do Protocolo de Quioto.

    II – Correto. Também conhecida como One Belt, One Road, a iniciativa é uma ambiciosa estratégia de desenvolvimento adotada pelo governo chinês que visa recuperar antigas rotas de comércio por meio de uma rede de projetos de infraestrutura para a Ásia Central, o Sudeste Asiático, o Oriente Médio e a África.

    III – Correto. Segundo especialistas, a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da lógica do poder, dentro do contexto multipolar que atualmente vivemos.

    Texto referência:

    DUARTE. Paulo. Metamorfoses e tendências no xadrez do poder mundial. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4865

    Gabarito: D

  • Sempre ao se referir a China as bancas deveriam chamá-la de de Ditadura Chinesa.
  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. O texto associado aborda a formação de um mundo multipolar com novos protagonistas nas relações internacionais. Sobre a nova ordem mundial devemos julgar as afirmativas.

    I - O próprio slogan "América em primeiro lugar" já demonstra claramente a perspectiva isolacionista que caracterizou a diplomacia estadunidense durante a última gestão presidencial. 

    II - Num modelo  pragmático de diplomacia para fazer negócios sem imposições de ordem ideológica estrutural e financeira a China vem distribuindo enormes quantidade de recursos na forma de investimentos diretos em diversas nações, sobretudo na área de infraestrutura, e conquistando com isso um grande aumento de sua influência internacional, buscando transformar sua posição de potência econômica em potência geopolítica global.  
    III - A hegemonia norte-americana já está ameaçada a partir do grande crescimento da China como potência econômica que por sua vez se aliou estrategicamente com a Rússia herdeira da antiga União Soviética e portanto, grande potência militar. A união de recursos financeiros e industriais com grande poder de dissuasão militar  aliado a boas relações com lideranças regionais como a Índia vem criando um esboço de mundo multipolar onde os norte-americanos perdem sua capacidade de influenciar sem contestações o fluxo dos acontecimentos globais.

    GABARITO DO PROFESSOR: D  



      

  •  I. Os Estados Unidos pretendem manter uma posição hegemônica na nova ordem pós-bipolar, assumindo a defesa e difusão dos valores democráticos por meio de uma diplomacia multilateral sintetizada no slogan “América em primeiro lugar”.

    O próprio slogan "América em primeiro lugar" já demonstra claramente a perspectiva isolacionista que caracterizou a diplomacia estadunidense durante a última gestão presidencial. 

    II. A China mantém um modelo pragmático de desenvolvimento para fortalecer sua soberania e ampliar suas áreas de influência no sistema internacional, com iniciativas como a Belt and Road, que amplia sua presença na Ásia, na África e na Europa.

    Belt and Road Initiative (Iniciativa do Cinturão e Rota), ou, mais popularmente, a Nova Rota da Seda chinesa.A iniciativa da Nova Rota da Seda foi apresentada primeiramente em 2013. Ela consiste na ideia de uma série de investimentos, sobretudo nas áreas de transporte e infraestrutura. Esses investimentos deverão ser tanto terrestres (Cinturão), conectando a Europa, o Oriente Médio, a Asia e a África — regiões de extrema importância geopolítica — quanto marítimos (Rota), passando pelo Oceano Pacífico, atravessando o Oceano Índico e alcançando o mar Mediterrâneo.

    III. O potencial da China e as ambições de liderança regional da Rússia e da Índia mostram que a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da disputa de poder, e que a hegemonia norte-americana estaria ameaçada nessa ordem multipolar.

    A hegemonia norte-americana já está ameaçada a partir do grande crescimento da China como potência econômica que por sua vez se aliou estrategicamente com a Rússia herdeira da antiga União Soviética e portanto, grande potência militar. A união de recursos financeiros e industriais com grande poder de dissuasão militar aliado a boas relações com lideranças regionais como a Índia vem criando um esboço de mundo multipolar onde os norte-americanos perdem sua capacidade de influenciar sem contestações o fluxo dos acontecimentos globais.

  • II e III, somente.


ID
5183848
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDAS A PARTIR DO TEXTO.

TEXTO 

     Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões, presas em quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.
     Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de livros. Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero. Em que ocasião ele usa essa boina? Será que meu colega não é careta e austero coisa nenhuma e, aos domingos, veste a boina, acende um cachimbo e pinta telas com nus gigantes?
     Em contrapartida, li no jornal The New York Times uma matéria, a qual tratava da importância que damos, em nossas interações sociais, às imediatas respostas faciais e corporais das outras pessoas. A cada instante, vamos moldando nosso discurso pelos sorrisos, sobrancelhas arqueadas ou braços cruzados dos nossos interlocutores.
     Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a antecipação de uma pausa, num outro a intenção de uma fala, num outro, ainda, a disposição para a briga. Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia emocional, cuja partitura a seleção natural nos moldou, por milhares de anos, para ler.

PRATA, Antônio. Zoom. www1.folha.uol.com.br, 14/06/2020. Adaptado.

A partir da leitura do Texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa."

    Letra C

  • Gente, Leiam primeiro o enunciado, depois o texto. Obs: É sempre bom ler mais de uma vez o texto.
  • TEXTO: " Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso."

    Resposta: "a interação on-line aparentemente proporciona uma maior intimidade entre os locutores, mas que a interpretação correta da conversa não é garantida."

  • fiquei entre C e D e fui de D... PIOR DO QUE ISSO, SO A MORTE.

  • Se Deus quiser terei uma vaga na pm ce!!!
  • A oportunidade está aí, Deus quis, falta você!

  • Vei, só não fui de C porque fala que não é garantida, mas não é que não é garantida, é só atrasada

  • Questão de interpretação da fgv: leia mais de uma vez, procure palavras chave.

  • Quanto ao item d)

    os gestos corporais são apreciados nas relações cotidianas, mas, nas conversas on-line, ganham nova conotação, já que estão enquadrados pelo ambiente caseiro dos locutores.

    as novas conotações são dadas pelo embaralhar das mensagens...

    "  Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa."

  • C) a interação on-line aparentemente proporciona uma maior intimidade entre os locutores, mas que a interpretação correta da conversa não é garantida. 

    "...Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de livros. Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero. Em que ocasião ele usa essa boina?..."

    " ... Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a antecipação de uma pausa..."

  • Esse texto foi tão bom de ler que até dediquei alguns segundos a mais para releitura. QUE ISSO, MEUS AMIGOS!

  • 6min+ voce acertou

  • Maior intimidade = A boina do colega lá discreto e austero

    Interpretação correta da conversa não é garantida. = Qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso.


ID
5183851
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDAS A PARTIR DO TEXTO.

TEXTO 

     Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões, presas em quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.
     Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de livros. Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero. Em que ocasião ele usa essa boina? Será que meu colega não é careta e austero coisa nenhuma e, aos domingos, veste a boina, acende um cachimbo e pinta telas com nus gigantes?
     Em contrapartida, li no jornal The New York Times uma matéria, a qual tratava da importância que damos, em nossas interações sociais, às imediatas respostas faciais e corporais das outras pessoas. A cada instante, vamos moldando nosso discurso pelos sorrisos, sobrancelhas arqueadas ou braços cruzados dos nossos interlocutores.
     Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a antecipação de uma pausa, num outro a intenção de uma fala, num outro, ainda, a disposição para a briga. Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia emocional, cuja partitura a seleção natural nos moldou, por milhares de anos, para ler.

PRATA, Antônio. Zoom. www1.folha.uol.com.br, 14/06/2020. Adaptado.

Considere o fragmento a seguir.
Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial.

Ao empregar o vocábulo destacado, o autor

Alternativas
Comentários
  • o próprio paradoxo ja exprime contradição

  • Essa questão está comentada no Qcom Questão comentada

    https://youtu.be/yl_XVuiJ5PE

  • Letra B

  • Interpretei ''paradoxo'' como duas realidades paralelas da mesma ação. Dessa maneira, ficou evidente o sentido de uma conjunção adversativa exprimido pela palavra ''paradoxalmente''

  • Paradoxo / paradoxalmente = contradição / incompatibilidade

  • Lembrei da figura de linguagem paradoxo que significa uma anulação de informação em relação à outra. Ou seja, Mais distante/mais próxima. Uma informação anulou a outra.

  • GABARITO - B

    O paradoxo se dá entre estar distante fisicamente x proximidade relacionada à intimidade.

    Bons estudos!

  • PARADOXO são ideias que se anulam!!


ID
5183854
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDAS A PARTIR DO TEXTO.

TEXTO 

     Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões, presas em quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.
     Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de livros. Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero. Em que ocasião ele usa essa boina? Será que meu colega não é careta e austero coisa nenhuma e, aos domingos, veste a boina, acende um cachimbo e pinta telas com nus gigantes?
     Em contrapartida, li no jornal The New York Times uma matéria, a qual tratava da importância que damos, em nossas interações sociais, às imediatas respostas faciais e corporais das outras pessoas. A cada instante, vamos moldando nosso discurso pelos sorrisos, sobrancelhas arqueadas ou braços cruzados dos nossos interlocutores.
     Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a antecipação de uma pausa, num outro a intenção de uma fala, num outro, ainda, a disposição para a briga. Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia emocional, cuja partitura a seleção natural nos moldou, por milhares de anos, para ler.

PRATA, Antônio. Zoom. www1.folha.uol.com.br, 14/06/2020. Adaptado.

O autor questiona no 2º parágrafo:
“Será que meu colega não é careta e austero (…)?”.

Essa mesma pergunta está corretamente reescrita, mantendo-se o mesmo sentido, em

Alternativas
Comentários
  • Careta: adjetivo e substantivo de dois gêneros que ou quem é conservador, preso a convenções; quadrado, tradicional.

    Austero: em que há pouca flexibilidade ou nenhuma; rígido, rigoroso.

    Ou seja,

    Não careta = liberal

    Não austero = flexível

    Gabarito: B

  • Austero é o mesmo que rigoroso. Sendo assim, ficamos apenas com a alternativa B

  • Gab b) pm ce2021

  • No texto fala: será que ele não é? Nas assertivas: será que ele é? Logo a única alternativa positiva era B! Nem precisava saber o significado literal.

ID
5183857
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDAS A PARTIR DO TEXTO.

TEXTO 

     Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões, presas em quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.
     Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de livros. Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero. Em que ocasião ele usa essa boina? Será que meu colega não é careta e austero coisa nenhuma e, aos domingos, veste a boina, acende um cachimbo e pinta telas com nus gigantes?
     Em contrapartida, li no jornal The New York Times uma matéria, a qual tratava da importância que damos, em nossas interações sociais, às imediatas respostas faciais e corporais das outras pessoas. A cada instante, vamos moldando nosso discurso pelos sorrisos, sobrancelhas arqueadas ou braços cruzados dos nossos interlocutores.
     Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a antecipação de uma pausa, num outro a intenção de uma fala, num outro, ainda, a disposição para a briga. Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia emocional, cuja partitura a seleção natural nos moldou, por milhares de anos, para ler.

PRATA, Antônio. Zoom. www1.folha.uol.com.br, 14/06/2020. Adaptado.

Assinale a opção que apresenta o trecho em que se encontra destacado vocábulo ou expressão com ideia de posse

Alternativas
Comentários
  • Cujo

    • É um pronome adjetivo que vem, geralmente, entre dois nomes substantivos explícitos, entre o ser possuidor (antecedente) e o ser possuído (consequente).

    • É variável, logo concorda em gênero e número com o nome consequente, o qual geralmente difere do antecedente.

    • Nunca vem precedido ou seguido de artigo, é por isso que não há crase antes dele.

    • Geralmente exprime valor semântico de posse.

    • Equivale à preposição de + antecedente, se invertida a ordem dos termos. 

    Pestana

  • A questão requer que o candidato tenha conhecimento a respeito do uso dos pronomes relativos e suas funções na frase. E vejam que o enunciado pode induzir a uma interpretação equivocada do exercício. Isto porque ele fala sobre ideia de posse, mas os pronomes destacados nas alternativas são todos relativos. Logo, é preciso, também, aplicar o conhecimento a respeito dos relativos ao contexto do texto em si. Dito isto, hora de responder.  

    Primeiramente, é necessário saber que os pronomes relativos são uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior, estabelecendo uma relação entre duas orações. Vejamos o seguinte exemplo:

    Nós conhecíamos o aluno. O aluno foi fazer intercâmbio na Alemanha.

    Nós conhecíamos o aluno que foi fazer intercâmbio na Alemanha.  

    Notem que, quando eu juntei as duas orações, inseri o pronome relativo que, para evitar a repetição da palavra aluno. Dessa forma, eu estabeleci uma relação entre as duas orações .  

    De acordo com a gramática normativa, existem certas regras de uso desses pronomes. Deixo, nas referências, o livro de Celso Cunha e Lindley Cintra – Nova gramática do português contemporâneo.  

    Voltando à nossa questão, o enunciado pede para que apontemos em qual alternativa o vocábulo apontado indica ideia de posse. O capítulo sobre o emprego dos pronomes relativos do livro acima mencionado (pp. 356-365) trata exatamente das formas e funções desses pronomes. O único relativo que tem função sintática de pronome possessivo é cujo/cuja . Portanto:  

    1. Incorreta.
    2. Incorreta.
    3. Incorreta.
    4. Correta.
    5. Incorreta.
    Gabarito do professor: Letra D.

    Referência

    Cunha, Celso; Cintra, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

  • cujo da idéia de posse,anote isso

  • AVANTE PM PR!!!

  • cujo = ideia de posse, anote isso

  • a) vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa.

    Errada, quando é um pronome interrogativo

    b) (…) uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório. 

    Errada, perceba que se você substitui pelo o qual a frase mantém sentido portanto se caracteriza por ser um Pronome Relativo

    c) Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero

    Errada, perceba que se você substitui pelo o qual a frase mantém sentido portanto se caracteriza por ser um Pronome Relativo

    d) Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia emocional, cuja partitura a seleção natural nos moldou, por milhares de anos, para ler.

    Correta, o cuja da ideia de posse ai podemos perceber até pelo próprio contexto da frase

    e) (…) uma matéria, a qual tratava da importância que damos, em nossas interações sociais, às imediatas respostas faciais e corporais das outras pessoas.

    Errada, a qual retoma a uma matéria portanto se trata de um pronome relativo

  • CUJA = IDEIA DE POSSE

  • Para ser sincero, essa eu nem li o que estava escrito nas alternativas, haja vista que o termo já estava destacado, fui em busca do CUJ-A/O.

    Professor José Maria: Gramática é com eles.

  • CUJA = IDEIA DE POSSE

  • GABARITO - D

    6 Mandamentos de um bom cujo...

    1 - Sempre entre substantivos.

    2 - Estabelece entre dois substantivos ideia de posse.

    3 - Concorda com o substantivo seguinte.

    4 - Não pode vir seguido de artigo

    5 - Pode vir antecedido de preposição

    6 - Não pode ser substituído por outro relativo. (não troque seu CUjo por nada)

    Parabéns! Você acertou!

  • Com sinceridade... Tô gostando muito da forma como a FGV cobra a matéria de Português. Diverge muito do CESPE, mas cobra um Português bonitão.

  • GABARITO D

    O cujo estabelece relação de POSSE com item anterior e POSSUI o item posterior.

    Conhecimento lapidado com o grande professor Elias Santana!

  • O cujo estabelece relação de POSSE com item anterior POSSUI o item posterior.

  • Acertei. Agora vamos nos comentários descobrir porque acertei.

  • Complemento...

    O Cujo expressa ideia de Posse

    e na maioria dos casos irá trabalhar como Adjunto adnominal.

    O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.

  • Gad b

    ideia de posse, ps. usar sem artigo definido

  • Não precisava nem bater cabeça...


ID
5183860
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDAS A PARTIR DO TEXTO.

TEXTO 

     Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões, presas em quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.
     Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de livros. Vejo pendurada uma boina no cabide de um colega de trabalho, a quem sempre atribuí um caráter discreto e austero. Em que ocasião ele usa essa boina? Será que meu colega não é careta e austero coisa nenhuma e, aos domingos, veste a boina, acende um cachimbo e pinta telas com nus gigantes?
     Em contrapartida, li no jornal The New York Times uma matéria, a qual tratava da importância que damos, em nossas interações sociais, às imediatas respostas faciais e corporais das outras pessoas. A cada instante, vamos moldando nosso discurso pelos sorrisos, sobrancelhas arqueadas ou braços cruzados dos nossos interlocutores.
     Numa reunião on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente e as reações chegam embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso. Ao vivo é quando podemos interpretar perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a antecipação de uma pausa, num outro a intenção de uma fala, num outro, ainda, a disposição para a briga. Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia emocional, cuja partitura a seleção natural nos moldou, por milhares de anos, para ler.

PRATA, Antônio. Zoom. www1.folha.uol.com.br, 14/06/2020. Adaptado.

Considere o fragmento a seguir.

Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões, presas em quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia que não seria revelada em torno da mesa de um escritório.

Com relação aos vocábulos sublinhados, assinale a opção que indica, no contexto em que se encontram, o que está empregado em sentido figurado.

Alternativas
Comentários
  • Elas estão literalmente presas em quadrinhos ?

  • (D) resposta

    Eles estão presas em quadrinhos .

  • Gab: D

    Presas está no sentido conotativo, ou seja, no sentido figurado.

    PM_CE_2021

  • Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de comunicação. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual.
  • Conotativo - "Criatividade"

    Denotativo - Dicionario

  • Não tem como as pessoas ficarem presas nos quadrinhos, portanto, Conotativo (Figurado).


ID
5183863
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o sinal indicativo de crase está corretamente empregado.

Alternativas
Comentários
  • A)Gabarito

    B)Não se coloca crase antes de verbo

    C)Crase antes de palavra masculina não é permitido, ressalvado os caso de (à moda,ex:ele se veste à Luiz XIV (à moda de Luiz XIV).

    D)Mesma justificativa da letra C

    E)Crase antes de pronome indefinido também não pode

  • gab-A

    a-disposicão é feminino

    b-tratar é verbo

    c-questões esta no plural

    d-propósito é masculino

    e-ninguém é masculino

  • Estamos ao vivo.

    Estamos à disposição.

  • (A) - GABARITO

    B - VERBO

    C - ESTÁ NO PLURAL

    D - MASCULINO

    E - PRONOME INDEFINIDO

  • >>>> A crase é proibida por alguns critérios:

    - Crase diante de palavras no masculino;

    - Crase no singular diante de palavras no plural;

    - Crase diante de pronomes indefinidos (uma, um, uns, umas);

    - Crase diante de verbo

    - Crase entre palavras repetidas. Ex.: Ela sangrava gota a gota

    - Crase entre pronomes (eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim, comigo, contigo...) Ex.: Referiam-se a você, a ela e a mim

    >>>> A crase optativa se dá em três casos: ATÉ SUA MARIA

    1 - Após a preposição até

    Ex: Fui até a secretaria / Fui até à secretaria

    2 - Diante de pronomes possessivos femininos no singular (sua, minha, nossa)

    Ex: Referi-me a sua professora / Referi-me à sua professora

    3 - Antes de nomes próprios femininos

    Ex: Entregarei tudo a Maria / Entregarei tudo à Maria

  • Fui por eliminação.

  • A

    Não é sempre que estamos à disposição para videochamadas. (crase diante de palavra feminino)

    B

    É importante ter por perto uma lissta de assuntos à tratar com o chefe. (Crase diante de verbo)

    C

    Cuidado para não dar demasiada atenção à questões alheias ao trabalho. (crase no singular diante de palavra no plural)

    D

    Queria falar com o colega à propósito de algo que vira em seu escritório. (crase diante de palavra no masculino)

    E

    Não revelava sua intimidade à ninguém, por ser muito reservado. (Crase diante de pronome indefinido)

  • pra mim propósito seria uma palavra biforme, pq a propósito e o propósito mantém um certo sentido

  • gab a locução prepositiva

  • Exemplos de locuções adverbiais femininas que levam CRASE

    às vezes

    Às claras

    À noite

    À tona

    às ocultas

    à direita

    à tarde

    à esquerda

    à disposição

    Ele saiu à noite.=locução adverbial

  • Na letra D me falhou a memória no pronome indefinido ,fiquei entre A e D . Foco!

  • A) Correta

    B) Antes de verbo no infinitivo - proibido uso da crase

    C) A + Plural = crase passa mal

    D) Antes de palavras masculinas - proibido o uso de crase

    E) antes de pronomes - proibido uso da crase

  • Não veja isso como uma regra Universal, mas pode te ajudar:

    Quando vc trocar o feminino pelo masculino e aparecer " ao" = crase.

    estamos à disposição.

    Estamos ao dispor.


ID
5183866
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a frase a seguir.
O meu colega [1] que é conhecido por sua discrição e austeridade [2] tem uma boina pendurada [3] e isso me pegou de surpresa [4] quando a vi [5] por meio da webcam.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa acerca de pontuação, analise as afirmativas a seguir.
I. As vírgulas em [1] e [2] são obrigatórias.
II. Em [3], é possível inserir uma vírgula.
III. A inserção de uma vírgula em [4] é facultativa, enquanto, em [5], é obrigatória.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  O meu colega [1] que é conhecido por sua discrição e austeridade [2] tem uma boina pendurada [3] e isso me pegou de surpresa [4] quando a vi [5] por meio da webcam.

     I. As vírgulas em [1] e [2] são obrigatórias.

    → Incorreto, as vírgulas estão marcando uma oração subordinada adjetiva explicativa a retirada iria apenas alterar o sentido, passando a oração de explicativa para restritiva, portanto a retirada não iria acarretar erro e sim apenas mudança semântica, não sendo, portanto, fator de obrigatoriedade.

    II. Em [3], é possível inserir uma vírgula.

    → Correto, a vírgula em apresso está apenas separando duas orações coordenadas com sujeitos distintos, a vírgula, portanto, para a maioria dos gramáticos, é facultativa.

    III. A inserção de uma vírgula em [4] é facultativa, enquanto, em [5], é obrigatória.

    Incorreto, na verdade, as duas vírgulas são obrigatórias, visto que estão marcando uma oração subordinada adverbial temporal intercalada na oração.

    GABARITO. B

  • alguem mais n entendeu a questao

  • A questão avalia o conhecimento sobre pontuação, mais especificamente, sobre o emprego da vírgula. Para isso, precisamos julgar cada um dos itens apontados na questão.

    I. As vírgulas em [1] e [2] são obrigatórias.
    Em “O meu colega / que é conhecido por sua discrição e austeridade / tem uma boina pendurada", a informação articulada por “que é conhecido por sua discrição e austeridade" é um adjunto adnominal, relacionada ao termo “colega", um substantivo. Essas orações, que valem por adjetivos, são as chamadas Orações Adjetivas.

    Elas podem ser explicativas ou restritivas. Com as vírgulas em [1] e [2], a oração passa a ser explicativa, no entanto, o sentido da oração adjetiva no trecho é delimitar o antecedente. É um colega específico conhecido por sua discrição e austeridade, daí a surpresa por ter um objeto tão particular como uma boina. Logo, a vírgula não é obrigatória por se tratar de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva. A proposição I está errada.

    II. Em [3], é possível inserir uma vírgula.
    Como a vírgula pode ser empregada para separar orações coordenadas unidas pela conjunção “e" quando têm sujeitos diferentes, o item II está correto.

    O meu colega que é conhecido por sua discrição e austeridade tem uma boina pendurada, e isso me pegou de surpresa, quando a vi, por meio da webcam.

    A proposição II está correta.

    III. A inserção de uma vírgula em [4] é facultativa, enquanto, em [5], é obrigatória.
    Em [4], a vírgula introduz uma Oração Subordinada Adverbial Temporal. Nesse caso, a vírgula só seria obrigatória se a oração estivesse anteposta à oração principal, o que não é o exemplo do texto. Logo, ela é facultativa. Na posição [5], temos um adjunto adverbial de meio. Por ocupar a posição final na frase, a vírgula não é obrigatória, já que a vírgula é utilizada para separar o adjunto adverbial antecipado. A vírgula pode ser usada por uma questão estilística para dar mais ênfase à informação apresentada. A proposição III está errada.

    Considerando que apenas o item II está correto, o gabarito da questão é Letra B.


    Gabarito da Professora: Letra B.
  • Ué. A professora não comentou o item III.

  • Rumo à PMMG!!

    Seja mais forte que sua melhor desculpa!

    A questão avalia o conhecimento sobre pontuação, mais especificamente, sobre o emprego da vírgula. Para isso, precisamos julgar cada um dos itens apontados na questão.

    I. As vírgulas em [1] e [2] são obrigatórias.

    Em “O meu colega / que é conhecido por sua discrição e austeridade / tem uma boina pendurada", a informação articulada por “que é conhecido por sua discrição e austeridade" é um adjunto adnominal, relacionada ao termo “colega", um substantivo. Essas orações, que valem por adjetivos, são as chamadas Orações Adjetivas.

    Elas podem ser explicativas ou restritivas. Com as vírgulas em [1] e [2], a oração passa a ser explicativa, no entanto, o sentido da oração adjetiva no trecho é delimitar o antecedente. É um colega específico conhecido por sua discrição e austeridade, daí a surpresa por ter um objeto tão particular como uma boina. Logo, a vírgula não é obrigatória por se tratar de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva. A proposição I está errada.

    II. Em [3], é possível inserir uma vírgula.

    Como a vírgula pode ser empregada para separar orações coordenadas unidas pela conjunção “e" quando têm sujeitos diferentes, o item II está correto.

    O meu colega que é conhecido por sua discrição e austeridade tem uma boina pendurada, e isso me pegou de surpresa, quando a vi, por meio da webcam.

    A proposição II está correta.

    III. A inserção de uma vírgula em [4] é facultativa, enquanto, em [5], é obrigatória.

    Em [4], a vírgula introduz uma Oração Subordinada Adverbial Temporal. Nesse caso, a vírgula só seria obrigatória se a oração estivesse anteposta à oração principal, o que não é o exemplo do texto. Logo, ela é facultativa. Na posição [5], temos um adjunto adverbial de meio. Por ocupar a posição final na frase, a vírgula não é obrigatória, já que a vírgula é utilizada para separar o adjunto adverbial antecipado. A vírgula pode ser usada por uma questão estilística para dar mais ênfase à informação apresentada. A proposição III está errada.

    Considerando que apenas o item II está correto, o gabarito da questão é Letra B.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • A questão avalia o conhecimento sobre pontuação, mais especificamente, sobre o emprego da vírgula. Para isso, precisamos julgar cada um dos itens apontados na questão.

    I. As vírgulas em [1] e [2] são obrigatórias.

    Em “O meu colega / que é conhecido por sua discrição e austeridade / tem uma boina pendurada", a informação articulada por “que é conhecido por sua discrição e austeridade" é um adjunto adnominal, relacionada ao termo “colega", um substantivo. Essas orações, que valem por adjetivos, são as chamadas Orações Adjetivas.

    Elas podem ser explicativas ou restritivas. Com as vírgulas em [1] e [2], a oração passa a ser explicativa, no entanto, o sentido da oração adjetiva no trecho é delimitar o antecedente. É um colega específico conhecido por sua discrição e austeridade, daí a surpresa por ter um objeto tão particular como uma boina. Logo, a vírgula não é obrigatória por se tratar de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva. A proposição I está errada.

    II. Em [3], é possível inserir uma vírgula.

    Como a vírgula pode ser empregada para separar orações coordenadas unidas pela conjunção “e" quando têm sujeitos diferentes, o item II está correto.

    O meu colega que é conhecido por sua discrição e austeridade tem uma boina pendurada, e isso me pegou de surpresa, quando a vi, por meio da webcam.

    A proposição II está correta.

    III. A inserção de uma vírgula em [4] é facultativa, enquanto, em [5], é obrigatória.

    Em [4], a vírgula introduz uma Oração Subordinada Adverbial Temporal. Nesse caso, a vírgula só seria obrigatória se a oração estivesse anteposta à oração principal, o que não é o exemplo do texto. Logo, ela é facultativa. Na posição [5], temos um adjunto adverbial de meio. Por ocupar a posição final na frase, a vírgula não é obrigatória, já que a vírgula é utilizada para separar o adjunto adverbial antecipado. A vírgula pode ser usada por uma questão estilística para dar mais ênfase à informação apresentada. A proposição III está errada.

    Considerando que apenas o item II está correto, o gabarito da questão é Letra B.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • Aqui eu fui na eliminação mesmo.. ficando entre II e III, e III não é obrigatório.

  • PMCE 2021" Força Guerreiros "

  • Essa questão é aquele que você precisa conhecer o que a banca considera como verdadeiro para acertar.

    1) As vírgulas que isolam a oração adjetiva não são obrigatórias porque o referente do pronome relativo não é único. Seria m obrigatórias se o referente fosse único.

    EX : O Brasil, que é um país de belezas naturais, localiza-se na américa do sul.

    2) A maioria das bancas consideram como obrigatória a vírgula antes da conjunção aditiva "E" quando separa duas orações com sujeitos diferentes. FGV considera como opcional.

    3) Em 4, tem-se uma oração adverbial temporal na ordem direta. Quando ela está na ordem direta, a vírgula que isola a oração principal da subordinada é facultativa. Já em 5, tem-se um adjunto adverbial de meio encerrando o período. Independentemente do tamanho do adjunto, se ele estiver encerrando um período a vírgula antes é facultativa.

  • Outro ponto relevante:

    É possível usar vírgula antes do " e" quando o sujeito é distinto.

    ex: João trabalha , e Maria estuda.

    Bons estudos!


ID
5183875
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o fragmento a seguir:

Já _____ alguns anos que movimentos de defesa dos animais pregam que animais não ______________ em cativeiro. Essa e outras pautas _____ ganhado cada vez mais espaço na mídia, mas eles defendem que não é o suficiente. ___________ de questões que carecem ainda de ampla discussão na sociedade e no âmbito legislativo.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Fazer indicando tempo transcorrido é impessoal, portanto deve permanecer no singular.

    devem ser criados é o correto, visto que em locução verbais apenas o verbo auxiliar deverá ir para o plural.

    Têm é o correto, pois estamos diante de um sujeito composto (Essa e outras pautas).

    Trata-se é o correto, pois o se é uma partícula indeterminadora do sujeito VTI+SE= Índice de indeterminação do sujeito.

    GABARITO. D

  • GAB D

    FAZ INDICANDO TEMPO FICA NO SINGULAR

    DEVEM SER CRIADOS= LOCUÇÕES VERBAIS= VERBO AUXILIAR PLURAL+ O VERBO PRINCIPAL FICA NO SINGULAR

    TÊM COM ACENTO INDICA PLURALIDADE

    TRATA-SE= VTI = PARTÍCULA SE + ÍNDICE DO SUJEITO FICA SEMPRE NO SINGULAR

  • Essa palavra FAZ e FAZEM já errei tanto que hoje ficou apenas nas lembranças!

  • Verbo Fazer é impessoal, indicando tempo decorrido e fenômeno natural, por isso fica na 3ªpessoa do singular.

    Verbo Ter ,no presente do indicativo, podemos escrever com e sem acento circunflexo, mas em situações distintas.

    Escrevemos o verbo Ter no presente do indicativo SEM acento circunflexo (TEM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do SINGULAR: Ele tem.

    Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do SINGULAR: Eles têm.

  • faz – devem ser criados – têm – Trata-se

    GABARITO - D

  • Verbo fazer no sentido de tempo é impessoal e não varia em número.

    Têm é o plural do verbo ter.

    A conjunção verbal devem ser é o plural da conjunção deve ser.

    Trata-se é um verbo transitivo indireto = a partícula se + o índice do sujeito fica sempre no singular.

  • Resposta: D

  • Não entende nada kkkkkk
  • faz é no sentido singular

    O termo “fazem” se refere à terceira pessoa do plural, do presente do indicativo, do verbo “fazer”:

    EX:(eles ainda fazem esses doces) Pois os doces ainda estão sendo fabricados

    (Os vizinhos fazem barulho o tempo todo.)

  • O verbo "Fazer" não varia quando se trata de tempo.

    Exemplo:

    • Já fazem alguns anos (errado)
    • Já faz alguns anos (certo)

    Da mesma forma:

    • Haviam alguns anos (errado)
    • Havia alguns anos (certo)
  • Verbo fazer, no sentido de tempo, é impessoal e não vária em número.

    Verbo haver, no sentido de tempo, também é impessoal e não vária em número.

    Trata-se sempre no singular

    Ele tem

    Eles têm

    Ele vem

    Eles vêm

  • verbo não flexiona, fazer!!

  • Quando o verbo estiver associado a partícula SE, e não for transitivo direto, estaremos diante de um dos casos de índice de indeterminação do sujeito. Ou seja, o verbo ficará na 3º pessoa do singular. ( trata-se > trata-se DE alguma coisa. verbo transito indireto. De questões > Objeto indireto. ( se no lugar estivesse um sujeito, então o verbo concordaria com ele e logo seria um verbo transito direto na voz passiva.

    EX. VENDE-SE ESTA CASA (SING.) // VENDEM-SE CASAS (PLURAL)

  • pmce 2021.

  • Verbo fazer no sentido de tempo é impessoal e não varia em número.

    Têm é o plural do verbo ter.

    A conjunção verbal devem ser é o plural da conjunção deve ser.

    Trata-se é um verbo transitivo indireto = a partícula se + o índice do sujeito fica sempre no singular.

  • Verbo FAZER fica no singular quando for tempo: Faz alguns anos TÊM porque é plural TRATA-SE: O verbo tratar emprega-se apenas na 3.ª pessoa do singular e o sujeito da frase não é “QUESTÕES” , o sujeito da frase é indeterminado. É como se dissesse: «a coisa» refere-se a “QUESTÕES”.

ID
5183878
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III


À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem, muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos desalugados. Delporto e Pompeo foram varridos pela febre amarela e três outros italianos estiveram em risco de vida. O número dos hóspedes crescia, os casulos subdividiam-se em cubículos do tamanho de sepulturas, e as mulheres iam despejando crianças com uma regularidade de gado procriador. Uma família, composta de mãe viúva e cinco filhas solteiras, das quais destas a mais velha tinha trinta anos e a mais moça quinze, veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha. 


Agora, na mesma rua, germinava outro cortiço ali perto, o “Cabeça-de-Gato”. Figurava como seu dono um português que também tinha venda, mas o legítimo proprietário era um abastado conselheiro, homem de gravata lavada, a quem não convinha, por decoro social, aparecer em semelhante gênero de especulações. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante e ameaçava fazerlhe à sua perigosa concorrência. Pôs-se logo em campo, disposto à luta, e começou a perseguir o rival por todos os modos, peitando fiscais e guardas municipais, para que o não deixassem respirar um instante com multas e exigências vexatórias; enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! Ah! ou bem peixe ou bem carne! Nada de embrulho!”. 


AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 1890. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Acesso em 27 jul. 2020.

* sorrelfa: dissimulação silenciosa para enganar ou iludir

A partir da leitura do Texto III, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • sem texto

  • A animosidade que João Romão sentia pelo outro cortiço o fazia ameaçar com despejo os inquilinos que não compartilhassem com ele desse sentimento.

    "enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! Ah! ou bem peixe ou bem carne! Nada de embrulho!”. 

  • pessoal está fazendo dos comentários de questões do QC uma feira de vendas de cursinhos, pense como da raiva.

  • animosidade ou ódio?

  • Denunciem esses caras que fazem propaganda de cursinho em um lugar deveria ser de aprendizado, somente.

  • a animosidade que João Romão sentia pelo outro cortiço o fazia ameaçar com despejo os inquilinos que não compartilhassem com ele desse sentimento. RESPOSTA E

    E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante e ameaçava fazerlhe à sua perigosa concorrência. Pôs-se logo em campo, disposto à luta, e começou a perseguir o rival por todos os modos, peitando fiscais e guardas municipais, para que o não deixassem respirar um instante com multas e exigências vexatórias; enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! 

  • plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”.Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua.


ID
5183881
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III


À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem, muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos desalugados. Delporto e Pompeo foram varridos pela febre amarela e três outros italianos estiveram em risco de vida. O número dos hóspedes crescia, os casulos subdividiam-se em cubículos do tamanho de sepulturas, e as mulheres iam despejando crianças com uma regularidade de gado procriador. Uma família, composta de mãe viúva e cinco filhas solteiras, das quais destas a mais velha tinha trinta anos e a mais moça quinze, veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha. 


Agora, na mesma rua, germinava outro cortiço ali perto, o “Cabeça-de-Gato”. Figurava como seu dono um português que também tinha venda, mas o legítimo proprietário era um abastado conselheiro, homem de gravata lavada, a quem não convinha, por decoro social, aparecer em semelhante gênero de especulações. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante e ameaçava fazerlhe à sua perigosa concorrência. Pôs-se logo em campo, disposto à luta, e começou a perseguir o rival por todos os modos, peitando fiscais e guardas municipais, para que o não deixassem respirar um instante com multas e exigências vexatórias; enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! Ah! ou bem peixe ou bem carne! Nada de embrulho!”. 


AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 1890. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Acesso em 27 jul. 2020.

* sorrelfa: dissimulação silenciosa para enganar ou iludir

Quanto à obra da qual o Texto III foi retirado e ao seu autor, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica por favor, não entendi nada

  • acho que uma leitura prévia do livro todo ajudaria ou um pouco da história. O texto em si acredito não ser suficiente para chegar ao gabarito. Só acho.

  • Texto pequeno para a retirada da resposta, pois não há características claras de instintos primitivos dos personagens

  • Aluísio Azevedo foi o maior representante do naturalismo na literatura brasileira.

    naturalismo:

    Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX.

  • FGV e suas questões complicadas.............

  • Resp C

    Aluísio Azevedo é fortemente influenciado em sua obra pelo naturalismo europeu, o qual retratava, por meio de um narrador onisciente, personagens movidas por instintos primitivos.

  • TEM QUE CONHECER AS OBRAS DO AUTOR PARA CHEGAR A ESSA CONCLUSAO. COMO EU NUNCA O LI, ENTÃO ERREI, PQ PELO TEXTO EXPOSTO NAO DÁ PRA TIRAR ESSA CONCLUSÃO.

  • Eu, que li o livro, não consegui responder, imagine se não o tivesse feito.

  • Aluísio Azevedo foi o maior representante do naturalismo na literatura brasileira. O narrador onisciente é aquele que conta a história em terceira pessoa e, às vezes, admite a narração em primeira pessoa fazendo algumas intromissões pessoas acerca das ações narradas.

  • a fgv é uma banca de ospício. vc, no começo, não entende nada; no fim, igual no começo.

  • Li texto 10 vezes, e não entendi nada ate hoje!

    nem esse Aluísio sabe oque disse.

  • resposta letra B, agora só um minuto que vou ali, fazer um transplante de cérebro.

    pmce 2021

  • Lembrei das aulas do ensino médio!!

    1. nas seguintes partes do texto: ‘os casulos subdividiam-se em cubículos’
    2. ‘as mulheres iam despejando crianças com uma regularidade de gado procriador’

    umas das características do naturalismo é a Zoomorfização (é uma figura de linguagem que aproxima e descreve o comportamento humano como de um animal)

  • Texto chato.

  • texto complicado
  • Li 3 vezes vi que tinha vários termos ligado à período antigos primitivos !

  • nunca tinha ouvido falar desse autor , porém só conseguir acertar pq fui eliminando as opções que citavam o povo brasileiro ou o Brasil, visto que nenhum momento o texto relacionava tais, com isso só sobrou a B
  • essa foi cruel

  • Fica mais fácil para quem leu a obra! Questão top!

  • Eu creio que a questão se refere à matéria de literatura, e não a interpretação de texto. Pode-se concluir isso, pelo fato que o gabarito é uma característica do autor do texto e que nada tem a ver com o trecho apresentado pelo examinador.

  • Putz, perguntinha de ENEM, literatura em concurso? Isso nunca aconteceu antes. Patifaria, so o que faltava, ter que ler essas porcarias de literaturas saudosistas, hoje não tem nem a poeira do osso dos autores mais.


ID
5183884
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III


À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem, muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos desalugados. Delporto e Pompeo foram varridos pela febre amarela e três outros italianos estiveram em risco de vida. O número dos hóspedes crescia, os casulos subdividiam-se em cubículos do tamanho de sepulturas, e as mulheres iam despejando crianças com uma regularidade de gado procriador. Uma família, composta de mãe viúva e cinco filhas solteiras, das quais destas a mais velha tinha trinta anos e a mais moça quinze, veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha. 


Agora, na mesma rua, germinava outro cortiço ali perto, o “Cabeça-de-Gato”. Figurava como seu dono um português que também tinha venda, mas o legítimo proprietário era um abastado conselheiro, homem de gravata lavada, a quem não convinha, por decoro social, aparecer em semelhante gênero de especulações. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante e ameaçava fazerlhe à sua perigosa concorrência. Pôs-se logo em campo, disposto à luta, e começou a perseguir o rival por todos os modos, peitando fiscais e guardas municipais, para que o não deixassem respirar um instante com multas e exigências vexatórias; enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! Ah! ou bem peixe ou bem carne! Nada de embrulho!”. 


AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 1890. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Acesso em 27 jul. 2020.

* sorrelfa: dissimulação silenciosa para enganar ou iludir

Considere os trechos a seguir, retirados do Texto III:

I. (…) veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha.
II. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante (…)
III. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, (…)

De acordo com a classificação gramatical dos vocábulos em destaque, verificam-se conjunções subordinativas em

Alternativas
Comentários
  • Conjunções subordinativas integrantes (Que, Se): apresentam uma oração que figura como sujeito, objeto direto ou indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de uma outra oração.

    Exemplos

    Tive receio, percebi que tinha cometido um erro.

    Veja se me compreende.

  • Se tivesse Apenas II eu teria marcado.

  • Essa III tá estranha, pra mim era só a II.

    Nota: Essas propagandas tão um porre.

  • essa questão não tem gabarito só a II é conjunção subordinada integrante.

    obs: se vcs bloquearem os perfis que fazem propaganda, não aparece mais nenhum comentário deles.

  • AVANTE PM PR!!!

  • por qual motivo a questão foi anulada ?


ID
5183887
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III


À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem, muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos desalugados. Delporto e Pompeo foram varridos pela febre amarela e três outros italianos estiveram em risco de vida. O número dos hóspedes crescia, os casulos subdividiam-se em cubículos do tamanho de sepulturas, e as mulheres iam despejando crianças com uma regularidade de gado procriador. Uma família, composta de mãe viúva e cinco filhas solteiras, das quais destas a mais velha tinha trinta anos e a mais moça quinze, veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha. 


Agora, na mesma rua, germinava outro cortiço ali perto, o “Cabeça-de-Gato”. Figurava como seu dono um português que também tinha venda, mas o legítimo proprietário era um abastado conselheiro, homem de gravata lavada, a quem não convinha, por decoro social, aparecer em semelhante gênero de especulações. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante e ameaçava fazerlhe à sua perigosa concorrência. Pôs-se logo em campo, disposto à luta, e começou a perseguir o rival por todos os modos, peitando fiscais e guardas municipais, para que o não deixassem respirar um instante com multas e exigências vexatórias; enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! Ah! ou bem peixe ou bem carne! Nada de embrulho!”. 


AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 1890. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Acesso em 27 jul. 2020.

* sorrelfa: dissimulação silenciosa para enganar ou iludir

Assinale a opção que apresenta, em destaque, um vocábulo formado por derivação imprópria e outro formado por derivação prefixal, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • fui por eliminação mesmo.. a única que apresenta derivação prefixal é a alternativa E, incompatibilizava.

    Mas segue:

    derivação imprópria, também chamada de conversão, é um tipo de derivação que acontece pela mudança de classe gramatical da palavra.

    Ou seja, a formação de uma nova palavra é obtida pela mudança da função gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, etc.) na frase.

    Exemplo:

    Joana tem um andar muito determinado. (substantivo)

    Essa tarde podemos andar no parque. (verbo)

    Note que nesse tipo de derivação não é acrescido nem prefixo e nem sufixo à nova palavra. Dessa forma, não ocorre nenhuma mudança na estrutura do termo, mas sim no significado dele.

    Todavia, a nova palavra desempenha outro papel gramatical na frase de acordo com contexto em que está inserida.

    Derivação Prefixal

    A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.

    Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente.

  • Verbo partir

    Particípio Passado = Partido

    ódio de partido ao que me parece (morfologicamente) é um advérbio.

    Por favor se houver alguém para me corrigir ou explicar melhor, mas só consegui fazer essa análise.

  • Esta questão apresenta dificuldade no sentido de cobrar conhecimentos acerca dos processos de formação de palavras. Trata-se de uma área bastante específica, a morfologia, e requer muito estudo.

     

    Dito isto, que tal algumas dicas sobre como as palavras se formam?

     

    A partir de uma palavra é possível que outras sejam formadas. Dificilmente paramos para pensar nisso na língua falada no dia a dia, até porque esse conhecimento é internalizado. Logo, usamos, automaticamente e o tempo todo, palavras que são formadas a partir de outras.

     

    Exemplo: flor = floricultura.

     

    No exemplo acima, a floricultura é uma palavra que deriva diretamente de flor, que, por sua vez, é a palavra primitiva.

     

    Em termos de processos, temos dois que são os principais na formação de palavras. São eles:

    • Derivação: consiste na formação de palavras novas (derivadas) a partir de palavras que já existem, como é o caso de flor x floricultura.
    • Composição: que ocorre quando a palavra se forma a partir da união de dois ou mais radicais.

     

    Para os objetivos de resolução da questão, vamos nos focar na derivação.  Os tipos mais comuns de derivação são:

     

    • Prefixal (ou por prefixação): ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical.

     

    Exemplo: infiel. Aqui, inf (prefixo) se junta a fiel (radical), dando origem a outra palavra.

     

    • Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.

     

    Exemplo: felizmente. Aqui, feliz (radical) se junta a mente (sufixo).

     

    Temos, ainda, a derivação imprópria, que é quando ocorre a mudança de classe gramatical de uma palavra primitiva, mas sem que sua forma seja alterada.

     

    Exemplo: O jantar estava ótimo. Aqui, a palavra jantar funciona como substantivo, embora, na sua forma primitiva, jantar seja um verbo.

     

    E agora, será que temos elementos para responder à questão. Creio que sim. E a única alternativa possível é a E, pois:

     

    • Partido é o particípio do verbo partir, mas, na alternativa, ele exerce a função de substantivo (partido político).
    • Incompatibilizava. Aqui, temos o prefixo in, ao qual se junta o radical.

     

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • incompatibilizava (derivação prefixal)

    partido deriva do verbo partir (derivação imprópria)

  • A única alternativa que apresentou derivação prefixal, foi a E.
  • Essa do "partido" é braba, acho que a maioria foi por eliminação, e eu catando o "a" na frente de algum verbo kkkkkkk

  • Partido ai não é adjunto adnominal ?

    • incompatibilizava (derivação prefixal)
    • partido é derivação imprópria porque o contexto converteu o verbo em substantivo.

    Nem sempre a conversão se dá por causa de um artigo, algumas vezes o contexto faz a conversão.

  • Marquei letra "E" porque foia a única alternativa que apresentou derivação prefixal.

  • Partido > SUBSTANTIVO

    de Partido > Locução adjetiva

  • Esta questão apresenta dificuldade no sentido de cobrar conhecimentos acerca dos processos de formação de palavras. Trata-se de uma área bastante específica, a morfologia, e requer muito estudo.

     

    Dito isto, que tal algumas dicas sobre como as palavras se formam?

     

    A partir de uma palavra é possível que outras sejam formadas. Dificilmente paramos para pensar nisso na língua falada no dia a dia, até porque esse conhecimento é internalizado. Logo, usamos, automaticamente e o tempo todo, palavras que são formadas a partir de outras.

     

    Exemplo: flor = floricultura.

     

    No exemplo acima, a floricultura é uma palavra que deriva diretamente de flor, que, por sua vez, é a palavra primitiva.

     

    Em termos de processos, temos dois que são os principais na formação de palavras. São eles:

    • Derivação: consiste na formação de palavras novas (derivadas) a partir de palavras que já existem, como é o caso de flor x floricultura.
    • Composição: que ocorre quando a palavra se forma a partir da união de dois ou mais radicais.

     

    Para os objetivos de resolução da questão, vamos nos focar na derivação. Os tipos mais comuns de derivação são:

     

    • Prefixal (ou por prefixação): ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical.

     

    Exemplo: infiel. Aqui, inf (prefixo) se junta a fiel (radical), dando origem a outra palavra.

     

    • Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.

     

    Exemplo: felizmente. Aqui, feliz (radical) se junta a mente (sufixo).

     

    Temos, ainda, a derivação imprópria, que é quando ocorre a mudança de classe gramatical de uma palavra primitiva, mas sem que sua forma seja alterada.

     

    Exemplo: O jantar estava ótimo. Aqui, a palavra jantar funciona como substantivo, embora, na sua forma primitiva, jantar seja um verbo.

     

    E agora, será que temos elementos para responder à questão. Creio que sim. E a única alternativa possível é a E, pois:

     

    • Partido é o particípio do verbo partir, mas, na alternativa, ele exerce a função de substantivo (partido político).
    • Incompatibilizava. Aqui, temos o prefixo in, ao qual se junta o radical.

     

    Gabarito do Professor: Letra E

  • Matei a questão pela derivação prefixal (letra E)

  • Calma Soldado, o chute foi tão grande que a bota voou.

    Gabarito Letra E

    Falou em Derivação Imprópria tu vai lembrar logo daqueles memes que as páginas de concurso fazem:

    COLHER é substantivo ou é verbo ?

    LARANJA é uma cor ou é uma fruta ?

    A lógica que eu uso é: o que pode ser 2 coisas, é derivação Imprópria.


ID
5183890
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III


À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem, muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos desalugados. Delporto e Pompeo foram varridos pela febre amarela e três outros italianos estiveram em risco de vida. O número dos hóspedes crescia, os casulos subdividiam-se em cubículos do tamanho de sepulturas, e as mulheres iam despejando crianças com uma regularidade de gado procriador. Uma família, composta de mãe viúva e cinco filhas solteiras, das quais destas a mais velha tinha trinta anos e a mais moça quinze, veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha. 


Agora, na mesma rua, germinava outro cortiço ali perto, o “Cabeça-de-Gato”. Figurava como seu dono um português que também tinha venda, mas o legítimo proprietário era um abastado conselheiro, homem de gravata lavada, a quem não convinha, por decoro social, aparecer em semelhante gênero de especulações. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante e ameaçava fazerlhe à sua perigosa concorrência. Pôs-se logo em campo, disposto à luta, e começou a perseguir o rival por todos os modos, peitando fiscais e guardas municipais, para que o não deixassem respirar um instante com multas e exigências vexatórias; enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! Ah! ou bem peixe ou bem carne! Nada de embrulho!”. 


AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 1890. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Acesso em 27 jul. 2020.

* sorrelfa: dissimulação silenciosa para enganar ou iludir

Assinale a opção em que o vocábulo destacado se encontra corretamente grafado segundo o sentido expresso entre parênteses.

Alternativas
Comentários
    • Descrição: Ato ou efeito de descrever algo ou alguma coisa. Expor, contar minuciosamente. (Correto: discrição)
    • Descriminar: retirar a culpa ou a criminalidade de algo ou de alguém. (Correto: Discriminar)
    • Diferir: Ser diferente; distinguir-se (Correto)
    • Eminente: Alto, elevado. (Correto: Iminente)
    • Taxar: cobrar tributo.(Correto: tachar)
  • - Descrição: Ato ou efeito de descrever algo ou alguma coisa. Expor, contar minuciosamente.

     - Discrição - QUALIDADE DE QUEM É RESERVADO;

     - Descriminar: retirar a culpa ou a criminalidade de algo ou de alguém. - Discriminar - SEPARAR

     - Diferir: Ser diferente; distinguir-se 

     - Eminente: Alto, elevado.  - Iminente - PRESTES A OCORRER;

     - Taxar: cobrar tributo.

    Tachar - PÔR DEFEITOS EM ALGUÉM;

  • GABARITO C

  • Eminente pode ser usado junto com algum pronome de tratamento, exemplo: O eminente senhor, ficou surpreso...

  • DESCRIÇÃO : DESCREVER ALGO COMO UMA SÍNTESE DE UM FILME

    DISCRIÇÃO: QUALIDADE DE ALGUÉM QUE É TÍMIDO, TIPO (COMO AQUELA GAROTA É

    DISCRETA)

    EMINENTE : ALGO GRANDE, GRANDIOSO

    IMINENTE: ALGO QUE ESTÁ PRESTER A OCORRER (SUA APROVAÇÃO ESTÁ IMINENTE CANDIDATO !!!)

    DESCRIMINAR: TIRAR O CRIME DE ALGUÉM

    DISCRIMINAR: SEPARAR DOIS TERMOS, EXEMPLO (DISCRIMANAÇÃO DAS RAÍZES DE UMA FUNÇÃO)

    TAXAR: TAXA DE DINHEIRO MESMO (TIPO O TAXAR DO QUINTO / DERRAMA / TOSTÃO DE PEDRO)

    TACHAR: FALAR ALGO DIRECIONADO À PESSOA COM QUEM SE DISCUTE (TACHEI-O DE MENTIROSO, AQUELE POLÍTICO)

  • Está vindo algo eminente na sua vida !

    • Descrição: Ato ou efeito de descrever algo ou alguma coisa. Expor, contar minuciosamente. (Correto: discrição)
    • Descriminar: retirar a culpa ou a criminalidade de algo ou de alguém. (Correto: Discriminar)
    • Diferir: Ser diferente; distinguir-se (Correto)
    • Eminente: Alto, elevado. (Correto: Iminente)
    • Taxar: cobrar tributo.(Correto: tachar)

  • Pegadinha? Aqui não! Vem, PMCE 2021!
  • DIFERIR aqui pelas minhas consultas está dando outro resultado como: ADIAR,transferir para outra data; adiar, procrastinar.

  • iminente====>irá ocorrer.

    eminente===>exaltado.

  • Algo que ajuda na resolução:

    Descrição: descrever algo

    discrição: ser discreto.

    ex: O Inspetor agiu com discrição na hora da diligência.

    Descriminar: retirar a pena

    ex: Descriminalização da maconha.

    Discriminar : Fazer distinção.

    Diferir: ser diferente

    Eminente: elevado / ilustre

    Iminente: prestes a acontecer.

    ex: Legítima defesa;.

    Taxar: tributo, fixar preço.


ID
5183893
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO IV

Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1 meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencid
a As hostes3 vis do pérfido Gamela!

DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.

1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3 inimigo, adversário. 

De acordo com a escola literária a que pertence e com as características de tal escola, assinale a opção que corretamente classifica o Texto IV.

Alternativas
Comentários
  • Letra B, uma das características do romantismo ( 1 primeira fase ) é a " idealização" do índio

  • Essa galera que ganha dinheiro revedendo esses curso é um bando de pa* no c*, vamos pra questão pós essa revolta kkkk

    • Galera esse tipo de questão eles geralmente dão um texto que você a maior parte da galera não entende nada, porém o objetivo principal da questão não é saber se você consegue interpretar ou não o objetivo é saber se você sabe de qual escola é o autor daquela obra, perceba que no final do texto ele dá na referência que foi Gonçalves Dias que é um grande nome do Romantismo da 1º Geração com sua obra Canção Do Exílio, que eu acho que praticamente todo mundo conhece que é aquela " Minha terra tem Palmeiras...."

    OBS: Perceba que só com isso eu já matava a questão e próx

    a) Realismo, marcado por um objetivismo e um apego à forma e pela reflexão sobre a realidade social (neste caso, a indígena).

    Errada, Realismo indígena ? Pqp né o Realismo era contra o Romantismmo

    b) Romantismo (primeira fase), caracterizado pelo compromisso nacionalista e pela busca por uma identidade linguística que distanciasse a realidade brasileira da portuguesa.

    Correta, como falei Gonçalves Dias marca o a 1º Geração do Romantismo, a qual se trata de Nacionalismo

    c) Romantismo (segunda fase), em que se verificam excessos sentimentalistas, como um saudosismo exacerbado, e uma estética rígida.

    Errada, o Principal autor da 2º fase romântica é Álvares de Azevedo com a Lira dos Vinte Anos, lembre se que a segunda fase ela fale sobre Morte em geral

    d) Arcadismo, evidenciado pela simplicidade do poema, em que o autor recorre a elementos da natureza, configurando o que se chama de bucolismo.

    Errada, o texto não tem nada a ver com Arcadismo e os principais autores do Arcadismo são Cláudio Manoel da Costa com Obras Poéticas, Santa Rita Durão com Caramuru, Tomás Antônio Gonzaga com sua obra Marília de Dirceu e Basílio da Gama com o Uraguai

    e) Simbolismo, com predominância de uma vagueza na linguagem, em que as questões psicológicas das personagens ganham prioridade.

    Errada, o texto tbm tem nada a ver com sentidos que é o que caracteriza o simbolismo e o principal autor do Simbolismo é Cruz e Souza(Tropos e Fantasias), Alphouns Guimarães ( Kyriale) e Augusto dos Anjos ( Eu)


ID
5183896
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV

Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1 meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencid
a As hostes3 vis do pérfido Gamela!

DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.

1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3 inimigo, adversário. 

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa acerca de concordância verbal e nominal, analise as afirmativas a seguir.

I. No primeiro verso, também seria correta a forma singular do verbo (“posta-se”), por haver sujeito indeterminado.
II. No nono verso, o verbo “empunhar” poderia estar flexionado também no plural (“empunharmos”).
III. O adjetivo “vis”, no décimo primeiro verso, está corretamente concordando com o substantivo a que se refere (“hostes”) em número e gênero.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A I está equivocada, pois "postam-se" deve concordar com "os bravos"

  • Explicando a afirmativa II:

    #4 Quando houver pronome indefinido ou interrogativo no plural + nós/vós, aconcordância poderá ser lógica ou atrativa.

    • Qual de nós sabe isso?
    • Quais de nós sabe / sabemos isso?

    Fonte: blog.flaviarita.com/concordancia-verbal-casos-de-dupla-concordancia/#.YJBmH8CSkdU

  • A questão busca avaliar os conhecimentos sobre concordância verbal e nominal. Julgando os itens, no primeiro verso do poema, há uma inversão. Se colocarmos na ordem direta a frase, é possível perceber que o sujeito é determinado. “Postam-se em forma de crescente os bravos" – Os bravos postam-se em forma de crescente. O item I está incorreto.
    A) I, apenas. 

    Como apontado acima, essa opção está incorreta.ERRADO.
    B) II, apenas. 

    O item II avalia o emprego do verbo “empunhar" flexionado no plural. A forma verbal “empunharmos" é a forma flexionada do infinitivo na primeira pessoal do plural “Nós". O infinitivo flexionado pode ser utilizado quando houver intuito ou necessidade de pôr em evidência o agente da ação. O item II está CERTO. 
    C) III, apenas.

    Como o item II está correto, essa opção não é válida. Resta, no entanto, julgar se o item III também está correto. O adjetivo “vis" é plural de “vil". Por ser um adjetivo de dois gêneros, concorda em número e gênero com  “as hostes" (gênero feminino e flexionado no plural). Os itens II e III estão corretos. Logo, a opção C pode ser excluída. ERRADO.
    D) I e II, apenas.

    Em função do apontando nos outros itens, essa opção também está incorreta. ERRADO.
    E)  II e III, apenas. 
     
    CERTO.
    Gabarito da Professora: Letra E.
  • Concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo. Concordância em gênero indica a flexão em masculino e feminino.

  • Se cair uma pergunta dessa na prova da PMPR eu to perdido. PULEEI

  • Por que o gabarito é letra E se só o item III está correto?

  • NAO ENTENDI ESSA III.

    ESSE (VIS) SIGNIFICA OQ ?

  • Esses textos são totalmente ultrapassados. Um texto de 1800, que não aumenta nem melhora em nada o meu conhecimento. Objetivo final....nenhum!

  • A resposta certa tem 99% de chances de ser a que corresponde as afirmativas 2 e 3 estarem corretas

  • D'empunharmos daqueles??? Essa concordância está correta aí produção?

    Quem empunha, empunha algo! Empunhar uma raquete, empunhar um taco, empunharmos aqueles arcos.

    Tô certo ou tô errado?


ID
5183899
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que está redigida em conformidade com as normas de regência verbal e nominal da Língua Portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • B) Quem almeja, almeja algo. O erro está na preposição "em"

    C) O erro está no "de", seria propício a se descrever

    D)Essa não tenho certeza, mas acho que o erro está na falta de preposição "a" depois de "viria"

    E)"Análoga a" seria o correto

    Qualquer erro não exitem em corrigir, somos eternos aprendizes

  • Significado de aludir:

    verbo transitivo indireto

    Fazer alusão, referência a; citar ou mencionar algo ou alguém rapidamente na conversa; referenciar, mencionar: o governante não aludiu ao que poderá acontecer em assembleia

  • AVANTE PM PR!!!

  • O que é regência verbal? ... Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). O que é regência nominal? A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.

  • propício ''para'' se descrever...

    análoga ''a''/''entre'' muitas que...

    viria ''a'' encontrar...

    almejava ''(algo)''

       Por eliminação: alternativa A

  • CORREÇÃO DAS QUESTÕES:

    B) Gonçalves Dias almejava retornar a seu país, quando escreveu a célebre poesia Canção do Exílio.

    C) Nos cortiços do Rio de Janeiro, Aluísio Azevedo viu um ambiente propício para se descrever em uma obra.

    D) Gonçalves Dias foi a Portugal a trabalho e lá viria a encontrar seu primeiro amor, Ana Amélia.

    E) A descrição do cortiço é análoga a muitas que expõem a rotina das favelas de hoje em dia.


ID
5183920
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em certa cidade, o número de furtos de automóveis em maio de 2020 foi 40% menor do que em janeiro de 2020. De maio de 2020 para janeiro de 2021, houve um aumento de 45% no número de furtos de automóveis. Nessa cidade, de janeiro de 2020 para janeiro de 2021, com relação ao número de furtos de automóveis, houve

Alternativas
Comentários
  • A)JAN 2020

    B)MAIO2020

    C)JAN2021

    a =100

    b=0,6a

    b=60

    c=1,45b

    c=87

    a-c=13

    redução de 13%

  • Melhor dar um valor 100, para janeiro de 2020.

    Em maio, houve uma redução de 40%, indo para 60.

    De maio a janeiro de 2021 um aumento de 45% (1+0,45= 1,45) em relação aos 60.

    1,45.60= 87

    O novo valor em janeiro de 2021= 87

    Janeiro atual menos o anterior:

    100-87= 13 de redução.

  • J20= 100%

    M20= 100% - 40% = 60%

    J21=60% + (45/100 . 60%)

    (45/100 . 60 = 27)

    J21= 60% + 27% = 87%

    J20-J21= 87%-100%

    87%-100% = -13%

  • https://www.youtube.com/watch?v=te78jIFHDSU&t=24s (resolução em vídeo)

    Gabarito D. Bons Estudos!

  • Janeiro 2020 / Maio 2020 / Janeiro 2021

    1--------------------- 0,6----------------- 0,87

    0,6 x 1,45 = 0,87

    1 - 0,87 = 0,13 ou 13%

  • 100% - 40% = 60% redução

    100% + 45% = 145% aumento

    145% x 60% = 8.700/100 = 87%

    100% - 87% = 13% de redução

    Usa o 100 como base!

  • Acho que se atribuirmos um valor, fica mais fácil.

    Ex:

    Jan(2020)= 1000

    Mai(2020)= 1000-40%=600

    Jan(2021)= 600+45%= 870

    [...] REGRA DE 3

    100--1000

    x------870

    1000x=87000

    x= 87%, logo ocorreu um decréscimo de 13%.

    LETRA D

    APMBB

  • MÉTODO MPP (CVM)

    2020----------> 2020----------> 2021

    JAN MAI JAN

    (-40) ------------>(+45)

    -40+45= 5%

    -4,0 x 4,5 = -18%

    5% - 18% = -13%

    GAB: D

    PMCE 2021

  • nº de furtos em Jan/2020 = x (que pode ser, a título de exemplificação, 100)

    nº de furtos em Mai/2020 = o nº de furtos anterior reduzido a 40% desse nº = x - 40% de x = 100 - 40% de 100 =

    100 - 40 = 60%

    nº de furtos em Jan/2021 = o nº de furtos anterior acrescido de 45% desse nº = 60 + 45% de 60 = 60 + 27 = 87%

    Entre Jan/2020 (100% dos furtos) e Jan/2021 (87% dos furtos) houve uma redução de 13% (100% - 87%).

  • maio (20) = 0,6 x janeiro(20)

    janeiro(21) = 1,45 x maio (20)

    janeiro(21) = 1,45 x 0,6 x janeiro(20) = 0,87 x janeiro(20)

    Ou seja, houve uma redução de 13%.


ID
5183923
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

180 soldados serão posicionados no pátio do quartel, arrumados em linhas e colunas, de maneira a formar um retângulo perfeito. Sabe-se que tanto o número de linhas quanto o número de colunas do retângulo não podem ser menores que 5. O maior número de arrumações possíveis para esse retângulo de soldados é

Alternativas
Comentários
  • Fatorar 180

    Linhas e colunas devem ser iguais ou maiores que 5

    múltiplos de 180:

    1,2,3,4,5,6,9,10,12,15,18,20,30,36,45,90,180

    5x36

    6x30

    9x20

    10x18

    12x15

    5 maneiras.

    como linhas e colunas são distintos, pode-se alternar a ordem:

    5*2=10

    letra D

  • https://www.youtube.com/watch?v=exhbRDtZxBY

  • https://www.youtube.com/watch?v=OMIMI9HlKIk (resolução em vídeo)

    Gabarito D. Bons estudos!

  • Após fatorar o 180 e descobrir os divisores dele, temos:

    1,2,3,4,5,6,9,10,12,15,18,20,30,36,45,60,90,180

    Acontece que o exercício diz que a quantidade de linhas e colunas não pode ser menor que 5, ou seja, devemos excluir todos os números abaixo de 5:

    5,6,9,10,12,15,18,20,30,36,45, 60, 90,180

    Acontece que os retângulos são formados por um número menor e outro menor, assim, devemos excluir os maiores também:

    5,6,9,10,12,15,18,20,30,36

    Após isso, vamos fazer combinações do menor número com o maior

    5x36

    6x30

    9x20 <----------------- TEMOS 5 COMBINAÇÕES

    10x18

    12x15

    Porém, o inverso dessas arrumações cria novas das mesmas, ou sejam temos 10 combinações.


ID
5183926
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um grupo de N pessoas, há 12 homens a mais do que mulheres. Retirando-se 6 homens desse grupo, a razão entre o número de homens e o número de mulheres passa a ser de 7/5 .

O valor de N é

Alternativas
Comentários
  • N=m+h

    m+12=h

    2m+12=N

    m+12-6 --> 7

    m --> 5

    multiplicando cruzado:

    5(m+6)=7m

    m=15

    h=15+12

    h+m=42

  • Homens(H)/Mulheres(M), sendo M= H-12 -já que existem 12 homens a mais que as mulheres-

    H/H-12, retirando 6 Homens..

    H-6/H-12= 7/5

    5H-30=7H-84

    2H=54

    H= 27

    Mulheres = homens- 12

    M = 27-12

    M=15

    [...]

    M+H=N

    27+15= 42.

    LETRA B

    APMBB

  • só pegar o 7 e multiplicar pelo número de homens que sobrou.

    R: 42

  • https://www.youtube.com/channel/UCHuEvc3IS65Ywl7Ezjn3gmw

    Tenho resolvida essa questão no meu canal! Bons estudos!

  • (Voltar nessa questão)

  • Em um grupo de N pessoas, há 12 homens a mais do que mulheres. Retirando-se 6 homens desse grupo, a razão entre o número de homens e o número de mulheres passa a ser de 7/5 .

    O valor de N é

    N= H+M

    (H= M+12)

    -----------------------------

    H-6/M= 7/5

    M+12-6/M=7/5

    (Multiplica cruzado)

    7m= 5.(m+12-6)

    (distributiva)

    7m= 5m+60-30

    7m - 5m= 30

    2m=30

    m=30/2

    m=15

    -------------------------

    N= H+M

    N= M+12+15

    N=15+12+15

    N=27+15

    N=42

  • Temos que o grupo de N pessoas é formado por M (Mulheres) e H (homens), sendo este último dado por H = M + 12.

    A questão nos diz que, sendo retirado 6 homens do seu grupo, a razão entre o n° de homens e n° de mulheres passa a ser 7/5. Desta forma, teremos:

    [(M+12)-6] / M = 7/5

    7M = 5(M+12-6)

    7M=5(M+6)

    7M=5M+30

    7M - 5M = 30

    2M = 30

    M = 30/2

    M = 15

    Agora que sabemos o n° de mulheres, encontraremos o n° de homens e, por consequência, o n° N ( N = M + H ) de pessoas. Logo,

    M=15

    H = M + 12 = 15 +12 = 27

    Portanto, N = M + H = 15 + 27 = 42

    Resp.: item B

  • OUTRA MANEIRA DE RESOLVER ...

    A DIFERENÇA PASSOU A SER 6 APÓS A RETIRADA DOS 6 HOMENS ...

    7-5 = 2 ESSE "DOIS" REPRESENTA A DIFERENÇA (6) 6/2 = 3

    CADA UNIDADE EQUIVALE A 3 PESSOAS

    7.3 = 21

    5.3 = 15

    + OS 6 HOMENS QUE FALTAVAM. -> 21+15+6 =42

  • 1.H = M + 12

    H - 6 / M = 7 / 5 (RELAÇÃO DE RAZÃO E PROPORÇÃO CORRETA)

    2. M + 12 - 6 / M = 7 / 5 (SUBSTITUI NO SISTEMA EM 1.)

    M + 6 / M = 7 / 5

    5.M + 30 = 7.M

    2.M = 30

    M = 15

    H = 15 + 12 = 27

    N = M + H >> 15 + 27 = 42

  • 7/5, se são 12 de diferença da pra multiplicar até o 7 e o 5 até ficar uma diferença de 12, ou seja, 14/10 21/15 28/20 35/25 e 42/30

  • Vou tentar explicar aqui o jeito que eu fiz rapaze:

    N = Mulheres + Homens

    A gnt sabe que são 12 homens a mais que mulheres, isto é, H = M+ 12

    N = M + ( M + 12 )

    Ai ele falo lá que retirando 6 homens a razão de homem e mulher passa a ser 7/5

    Ai é vai ser H = M + 6, pois eu retirei 6 homens

    M + 6 / M = 7/5

    Fazendo a conta M =15

    M =15

    H = 27

    N = M + H

    N = 42

    Se estiver errado, comentem aí pf

    VLWW

  • 7 = n 7x6=42 n=42

    5 6 5×6= 30

  • Homem = H

    Mulher = m

    Total - 6= t

    H-6= m+12 =7/12t

    H= m+6 = 7/12t

    m = 5/12t

    H-m = 6

    7/12t - 5/12t = 6

    2/12t = 6

    t = 36

    Total - 6 = t

    Total = 42

  • Grupo N formado de Homens 'H' e mulheres 'M'

    A questão fala em "há 12 homens a mais do que mulheres", traduzindo a questão H. Ela quer falar que há doi grupos, um de mulheres e um de homens formando o grupo total N, sendo que neste grupo total há 12 homens a mais que as mulheres. Ou seja, H = M +12

    N -> M = M;

    H = M + 12

    Agora só acharmos a razão entre o principal e a razão depois de retirado os 6 homens

    1) principal

    H/M -> (M + 12)/M = 1

    2) após a retirada dos 6

    H/M -> (M + 12 - 6)/M = 7/5

    (M + 6)/M = 7/5

    7M = 5M + 30

    2M = 30

    M = 30/2 = 15

    Pronto, temos 15 mulheres no grupo.

    Voltamos a equação principal, H = M + 12, então é so substituir.

    H = 15 + 12 = 27

    Temos 27 Homens

    A questão pede o total de pessoas

    Total = 15 + 27 = 42

    Portanto temos ao total 42 pessoas.

  • Nesse grupo de N pessoas, o total se dará pela soma entre o nº de homens e de mulheres. Como a questão nos diz que o nº de homens é 12 a mais que o nº das mulheres, então:

    x (mulheres)

    x+12 (homens)

    Portanto, N = x + x+12, ou simplesmente 2x + 12

    Se, após retirar 6 homens, a razão entre homens e mulheres equivale a sete quintos (7/5), então

    x + 12 - 6 = 7

    x 5

    x + 6 = 7

    x 5

    7x = 5x + 30 = 7x-5x = 30 = 2x = 30

    Substituindo 2x em N = 2x + 12, temos que

    N = 30 + 12 = 42


ID
5183929
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um sargento organizou um grupo de soldados em 16 filas, com 2 soldados na primeira fila e 3 soldados a mais em cada fila subsequente: 2, 5, 8, 11, ... Se o sargento organizasse o mesmo grupo de soldados em filas de 14 soldados cada uma, o número total de filas seria

Alternativas
Comentários
  • total: 392/14=28

    2+5+8+11...=392

  • Progressão Aritmética:

    a1=2

    r=3

    a16=a1+15*3=2+3*15=47

    Sn=(a1+a16)*n/2=(2+47)*16/2=49*8=50*8-8=392

    Organizando em filas iguais de 14:

    392/14=28 filas.

  • Questão de Progressão Aritmética

    S= soma total

    a1= primeiro termo

    n= número de termos da sequência

    R = razão (segundo termo - o primeiro)

    Utiliza-se a seguinte fórmula:

    Sn= n [2.a1 + (n-1). R]/2

    Sn = 16.[ 2.2+(16-1).3]/2

    Resolve primeiro o parêntese

    Sn = 16.[ 2.2+(15).3]/2

    agr o colchetes (primeiro multiplica)

    Sn = 16.[ 4+45]/2

    Sn = 16.[ 49 ]/2

    Sn = 784/2

    Sn = 392

    Essa é quantidade de soldados existentes nesse grupo.

    agr é só dividir pela quantidade de soldados que querem que tenha em cada fila (14)

    FILAS = quantidade de soldados existentes/quantidade soldados que querem em cada grupo.

    FILAS = 392/14

    FILAS = 28

    RESPOSTA: LETRA D

  • https://www.youtube.com/watch?v=QEdyuWchPJE&t=287s (resolução em vídeo)

    Gabarito D. Bons estudos!

  • Sequência ou Prog. Arit. Razão 3 pois aumentam de 3 em 3 ( 2,5,8,11...) São 16 filas, ou seja, 16 termos, sabendo que A1 = 2 (primeiro termo) precisamos achar o último, o 16° termo:

    A16 = A1 + 15 . R

    A16 = 2 + 15 . 3 (razão)

    A16 = 47 ( então na 16° fila tem ,47 soldados)

    E agora ? Preciso saber quantos soldados têm (somando o total de soldados pelo número de filas) usando a soma dos termos

    S16 = (A1 + A16) . N (número de termos)/2

    S16 = 49 • 8 [que foi16/2]

    S16 = 392 soldados no total

    A questão quer saber: Se eu colocar a mesma quantidade de soldados em filas de 14 soldados cada uma, quantas filas serão necessárias ? É simples!

    Total de soldados= 392 dividido por 14 (o resultado será a quantidade de fila necessária)

    28 FILAS - GABARIT. D

  • Uma questão sobre Progressão Aritmética.

    Passo 01

    Se na 1º fileira temos 2 soldados e para cada fileira seguinte acrescenta-se mais 3 soldados, e sendo 16 o total de fileiras, quantos soldados teremos na última fileira, isto é, na 16º fileira?

    A16 = Posição nessa progressa que indica o nº de soldados

    A1 = já temos, que é a 1º fileira onda há 2 soldados

    r = nossa razão, neste caso é 3

    A16 = A1 + (16-1).3 = 2 + 15.3 = 2 + 45 = 47

    A16 = 47

    Passo 02

    Bom, se na 1º fileira há 2 soldados e na última, 47, podemos saber quantos soldados existem no total, por meio da soma da PA:

    Sn = (A1 + An).n

    2

    S16 = (A1 + A16).16 = (2 + 47).16 = 49.8 = 392 soldados

    2 2

    Passo 03

    Se no total são 392 soldados, quantas fileiras o sargento terá que formar se quiser com que cada fileira tenha 14 soldados?

    Bem, imagine um retângulo:

    |

    |

    |

    |

    |

    |

    |

    |

    |__________________

    Os pontilhados são o total de fileiras que a questão pede que pode ser x.

    O traço contínuo são os 14 soldados (que são as colunas)

    Se multiplicarmos x por 14, o resultado dará os 392

    Então x = 392 = 28 fileiras

    14


ID
5183932
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Joana pagou uma conta vencida, com juros de 5%, no valor total (juros incluídos) de R$ 382,20. Se Joana tivesse pagado a conta até o vencimento, teria economizado

Alternativas
Comentários
  • 382,2=1,05x

    x=364

    382,2-364=18,2

  • Pessoal, lembrem-se!

    Descontar 5% de X é diferente de descontar, são valores distintos!!!! Isso cai muito

    Então, essa é a fórmula montada para chegar ao resultado: x.21/20=382,2

    X= 364

    Assim: 382,2-364= 18,2

    Bons estudos!!!

  • Ela pagou um valor X mais 5% desse valor X de multa dando R$ 382,20

    Passando para a linguagem matemática, temos: X + 0,05X = 382,20

    Resolvendo tempos X = 364 (o valor original da multa)

    382,20 (o que ela pagou)

    -364,00 (o valor original)

    =18,20 (O valor pago a mais de multa. Ou seja, o quanto ela teria economizado se tivesse pagado até a data limite).

  • 382,2 =(1+5%)x = 18,2 O segredo da fórmula é somar o 1 ao valor da porcentagem!
  • x+5%x=382,20

    1x+0,05x=382,20

    1,05x=382,20

    x=282,20/1,05=364

    382,20-364=18,20

    gab.A

    Estou resolvendo essas questões no meu canal:

    https://www.youtube.com/channel/UCHuEvc3IS65Ywl7Ezjn3gmw

    Caso alguém tenha dúvidas, pode comentar por lá tb! Bons estudos!

  • Que complicação. Basta uma regra de três simples:

    1. 382,20 ------------ 105%
    2. x---------------------100%
    3. X = 364,00

    382,20 - 364,00 = 18,20 (O que seria economizado)

  • i = 0,05

    M = 382,2

    t = 1

    C = ?

    M = C.(1 + i.t)

    382,2 = C.(1 + 0,05.1)

    382,2 = 1,05.C

    C = 382,2/1,05

    C = 364

    J = M - C

    J = 382,2 - 364

    J = 18,2

  • Eu iria fazer de uma por uma em cada opção, mas a resposta já foi a primeira opção!

  • Link com a resolução no meu canal: https://youtu.be/dZsVY_YBY8Y

    x + 5x/100 = 382,2

    100x/100 + 5x/100 = 382,2

    105x/100 = 382,2

    105x = 38220

    x = 38220/105

    x = 364

    Economia = 382,20 - 364

    Economia = R$ 18,2

    GABARITO: LETRA A

  • Em vírgulas na porcentagem. Tem que dividir direto??


ID
5183935
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere todos os anagramas da palavra BRASIL.

O número de anagramas que não têm as vogais juntas é

Alternativas
Comentários
  • total de anagramas =6!

    total com vogais unidas:

    [ai] b r s l

    as vogais podem trocar de posição. *2

    há um total de 5 lugares que elas podem ocupar. *5

    as outras quatro letras permutam entre si. 4!

    5*4!*2=240

    720-240=480

  • https://www.youtube.com/watch?v=abjKBpgmajI (resolução em vídeo)

    Gabarito C. Bons estudos!

  • P=n!

    P=6! possíveis anagramas » 720

    _x_x_x_x_x_ » 3 possíveis posições de vogais juntas

    720/3 = 240 anagramas com vogais juntas

    720-240= 480 anagramas que não possuem vogais juntas.

    LETRA C

    APMBB

  • Resolução em 3 minutos:

    https://youtu.be/j0kTJ9NNn5Y


ID
5183938
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao resolver certo problema, encontramos a equação exponencial ܽax = 100.

Sabendo que o logaritmo decimal de ܽa é igual a 0,54, o valor de x é, aproximadamente,  

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com vontade de fazer Direito hehe...
  • Olá, Alaíde. Sim, as aulas são mais ou menos recentes, umas muito, outras nem tanto, mas recentes. É isso aí, aprender gostando faz toda a diferença, não acha? Se a vontade de fazer Direito se tornar realidade, seja bem vinda. Torço para que vc encontre o caminho que te garantir mais felicidade. Abraço e... avante!
  • a^x = 100

    aplicando log em ambos os lados:

    log a^x = log 100

    x log a = 2

    x* 0,54 = 2

    x = 2/0,54 = 3,70. D)

  • Resolvi de um jeito bem simples no meu canal, confere lá:

    https://www.youtube.com/channel/UCHuEvc3IS65Ywl7Ezjn3gmw

    Gabarito D.

  • Ele disse que log a = 0,54 e deu a^x = 100.

    Aplica log nos dois. Vai ficar assim

    log a^x = log 100

    continuando

    log a^x = log 100 -> log 100 = 2 (por causa que log de 10 = 1, log 100 = 2, log 1000 = 3 e por ai vai, tem um cálculo pra isso, mas apenas aceite que quanto mais zeros tiver, maior será o valor.

    log a^x = log 100

    log a^x = 2 -> regra do tombo no x

    x log a = 2 -> no enunciado deu que log a = 0.54, agora nós podemos trocar valores.

    x(0.54) = 2

    x = 2/0.54

    x ~ 3.7


ID
5183941
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para abastecer os carros da corporação, há um tanque cilíndrico de combustível, com 2 m de diâmetro e 1,5 m de altura. A capacidade desse tanque é de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • pi*raio^2*altura

    3,14*1*1,5

    4,710m^3

    m^3=-1000L

    4,710*1000=4710

  • Quando a questão fala em ''aproximadamente'' a gente pode usar um valor aproximado para o π

    Lembrete

    dm^3 ----------- L

    cm^3 ----------- ml

  • Volume do cilindro:

    R².h.π

  • https://www.youtube.com/watch?v=sOuDSkY1SeY&t=1s resolução em vídeo, bem simples pessoal!

    Gabarito C. Bons estudos!

  • para achar o raio dividimos o diâmetro por 2 que fica =1

    -------------------------------------------------------------------------

    formula do volume( V=Pi.R².H)

    pi=3,14

    raio=1

    H=1,5

    V=3,14.1.1,5

    V=4710

    aproxima pro 4700.

    letra C

  • Link com a resolução no meu canal: https://youtu.be/KuIapRg_81E

    Volume do cilindro = Área da base x altura

    V = 3,14.1² . 1,5

    V = 4,710 m³ = 4710 L

    GABARITO: LETRA C


ID
5183944
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em certa cidade, verificou-se que a quantidade de assaltos ocorridos em cada mês era inversamente proporcional ao número de policiais presentes no patrulhamento das ruas nesse mês.
Sabe-se que, em abril, 400 policiais estiveram presentes no patrulhamento e 30 assaltos ocorreram, e que, em maio, o número de assaltos caiu para 24.
O número de policiais que estiveram presentes no patrulhamento no mês de maio foi

Alternativas
Comentários
  • Grandezas inversamente proporcionais

    400 -- 30

    x -- 24

    multiplica-se direto

    12000=24x

    x=500

  • A = Policiais

    B = Assaltos

    Como A é inverso a B, então A x B = Constante. Assim se A aumenta, B precisa compensar a constante, diminuindo. E se B aumenta, A diminui para compensar a constante de proporcionalidade.

    A x B = Constante.

    Então:

    400 x 30 = Constante = 12000

    X  x 24 = Constante = 12000

    X = 12000/24 = 500

  • Pessoal, só em saber que é inversamente proporcional já é possível eliminar A e B.

    Depois faça os devidos cálculos: 400 . 30 = 24x -----> = 500

    Lembre-se, em GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS não devemos multiplicar cruzado, fazendo a multiplicação cruzado nos remeteremos a diretamente e não é isso oq pede a questão.

    BONS ESTUDOS! Continue estudando até ocupar o seu lugar.

  • X = 400 x 30

    • 24

    1200 / 24 = 500

  • Usando a constante K

    Em proporções inversas a constante será uma divisão.

    Abril: K/30=400

    Maio: K/24= ?

    Para saber o valor de K, uma equação em abril:

    K=400.30

    K=12000

    Agora basta substituir em maio:

    12000/24= 500

  • Para ser rápido, regra de 3:

    400pms-----------30assaltos

    X---------------------24

    É inversamente proporcional:

    X .24 = 400 . 30

    x= 500

    Ou por grandezas:

    1) Descobri o K (CONSTANTE)

    Abril 400X 30= 12000 k

    Maio : constante/assalto

    Maio: 12000/24

    Maio: 500

  • Resolvi passo a passo no meu canal:

    https://www.youtube.com/watch?v=bSBqSD2bJsw&t=6s

    Gabarito E.

    Bons estudos!

  • TOTAL= 400

    ABRIL = 30K INVERSÃO = 24K/6 = 4K

    MAIO = 24K INVERSÃO = 30K/6 = 5K

    4K = 400

    K = 400/4

    K = 100

    MAIO = 5.100

    TOTAL DE MAIO = 500 POLICIAIS.

    TIRA O K DO CORAÇÃO

    PMRS.

  • seja A: assalto e P:policiais

    A= 1/P

    30 --- 1/400

    24 --- 1/x

    faz regra de 3 e acha x= 500


ID
5183947
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a equação x2 + x - 3 = 0.

A soma dos cubos das raízes dessa equação é

Alternativas
Comentários
  • x² + x - 3 = 0

    jogando na formula:

    Δ = 1² - 4(1)(-3)

    Δ = 1 + 12

    Δ = 13

    x = - b +- √Δ / 2a

    x = - 1 +- √13 / 2(1)

    X1 = - 1 + √13 / 2

    X2 = -1 - √13 / 2

    agora eleve o numerador e o denominador a 3 :

    (- 1 + √13 / 2)³ + (-1 - √13 / 2)³ 

    !---------------!

    13√13 - 39 +3√13 -1 / 8 - 1 +  3√13 + 39 + 13√13 /8

    ^-----------^ ^---------+------^

    16√13/8

    -> 16√13 - 40 / 8 - 40 + 16√13 / 8

    depois basta reduzir a fração: 8(2√13 - 5)/8 - 8(5+2√13)/8 

    2√13 - 5 - (5 + 2√13)

    2√13 - 5 -5 - 2√13

    = - 5 - 5

    = - 10

    GAB:B de abelhinha.

  • Dá para resolver por Produtos Notáveis.

  • https://www.youtube.com/watch?v=Zkl7fmh6pFM (resolução em vídeo)

    Gabarito B. Bons estudos!

  • X^2+x-3=0

    -b/a ---- -1

    c/a-------- -3

    -1^3 = -1

    -3^3= -9

    = -1-9 = -10 Letra B

  • Usaremos o produto notável (a + b)³ = a³ + b³ + 3.a.b.(a + b)

    Soma das raízes = -b/a = -1/1 = -1

    Produto das raízes = c/a = -3/1 = -3

    Jogamos essas informações no produto notável

    (-1)³ = a³ + b³ + 3.(-3).(-1)

    -1 = a³ + b³ + 3.3

    a³ + b³ = -1 - 9 = -10

    GABARITO: LETRA B

    Errei essa na hora da prova por bobeira :/

    MEU CANAL NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • Eu sabia essa com laranjas


ID
5183956
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um policial militar recebe a incumbência de medir a tensão (diferença de potencial) que uma bateria mantém em seus terminais ao alimentar uma lâmpada de incandescência de resistência R, bem como de medir também a intensidade de corrente que percorre a lâmpada. Para isso, dispõe de um voltímetro (ideal) ---v--- e um amperímetro (ideal) ---A---- . A maneira correta de ligar esses dispositivos para efetuar as medições está indicada no esquema

Alternativas
Comentários
  • voltímetro em paralelo

    amperímetro em serie

  • Voltímetro (Uso em paralelo)

    Amperímetro (gancho)

  • a dica é saber a forma que eles não se dividem, a voltagem sempre vai ser a mesma em paralelo assim como a amperagem vai ser a mesma em série.

  • Melhor do que decorar que o Voltimetro é em paralelo e amperimetro em série, é saber porque ! Assim, vc não se confunde na hora da prova.

    Um amperímetro ideal tem resistência interna desprezível, perfeito pra ser ligado em série, porém se for ligado em paralelo causa curto circuito, os elétrons irão preferir ir por onde não tem resistência.

    Já um voltímetro ideal, possui resistência interna altíssima, se ligado em série alteraria muito o circuito, que ficaria com uma resistência infinita, além disso ele precisa calcular a ddp em dois polos diferentes, oque só é possível com uma ligação em paralelo.


ID
5183959
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para aquecer a água contida em um recipiente isolado termicamente do meio ambiente, dispõe-se de uma fonte de tensão capaz de manter em seus terminais uma diferença de potencial constante, sob quaisquer condições, e três resistores de imersão idênticos, todos de mesma resistência R. O aquecimento será mais rápido se os resistores forem ligados à fonte de tensão, como apresentado no esquema

Alternativas
Comentários
  • Se queríamos aquecer a agua tínhamos que escolher a maior resistência certo?

  • QUESTÕES ENVOLVENDO EFEITO JOULE, USA A FÔRMULA P=U²/R

    QUANTO MAIOR A RESISTÊNCIA, MENOR A POTÊNCIA. COMO O PROBLEMA PEDE O AQUECIMENTO MAIS RÁPIDO, TEREMOS QUE ACHAR O MENOR (Req) DENTRE AS ASSOCIAÇÕES A FIM DE GERAR A MAIOR POTÊNCIA. LOGO LETRA A

  • é como funciona um chuveiro elétrico, quanto mais quente você quer a água, a energia vai passar pelo uma quantidade menor de resistores.

  • Na questão ele diz que a diferença de potencial é constante (U=cte), o que ele quer dizer com essa informação é que teremos obrigatoriamente um sistema em paralelo.

    Pode ser utilizada a seguinte fórmula P= U^2/R, ou melhor P*R = U^2.

    O que é potência? é a quantidade de energia térmica que passa pelo sistema por unidade de tempo. Dessa forma, queremos aumentar a potência em um sistema com U=cte, devemos diminuir a resistência. A menor Resistência equivalente será quando as 3 resistências estiverem em paralelo.

  • DDP constante = sistema em paralelo


ID
5183965
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um projétil é lançado verticalmente para cima a partir do solo e, após atingir a altura máxima Hmáx, retorna ao ponto de lançamento.
Considere a aceleração da gravidade constante e desprezível a resistência do ar.
Os gráficos que melhor representam como a energia cinética e a energia potencial gravitacional do projétil variam, em função de sua altura h durante a subida, são

Alternativas
Comentários
  • A energia cinética chega a 0 na altura máxima pois a velocidade é nula!!

    e a energia potencial gravitacional aumenta de acordo com a altura.

    Letra C!

    BRASIL! PERTENCEREMOS!!

  • Energia cinética: m.v²/2

    Ou seja, a energia cinética depende da velocidade. Na altura máxima, onde ocorre a inversão do sentido do movimento, a velocidade é zero. Por isso, a energia cinética diminui a partir do lançamento, por causa da aceleração da gravidade, até ser nula no ponto mais alto da trajetória.

    Energia Pontencial Gravitacional: m.g.h

    Vemos que a E.P.G depende da altura. Por ser um produto entre a massa, gravidade e altura, quanto mais alto, maior a energia. Por isso, a E.P.G cresce até atingir seu máximo no ponto mais alto da trajetória.

    GABARITO: LETRA C

  • https://pin.it/4zQFuY6

ID
5183974
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O arsênico foi o agente envenenador de escolha na Idade Média, tendo essa preferência se mantido até o início do século XX. Várias de suas características contribuíram, em grande parte, para essa popularidade: o aspecto inofensivo; a insipidez ou o sabor levemente adocicado, podendo ser facilmente misturado aos alimentos; a fácil obtenção; a evolução insidiosa dos sintomas de intoxicação, simulando doença; e a presença nos líquidos de embalsamamento – uma vez embalsamada a vítima, tornava-se impossível a prova do envenenamento.
GONTIJO, B. e BITTENCOURT, F. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2005; 80(1):91-5. Adaptado.

Com relação às características eletrônicas do arsênico (número atômico 33), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Possui elétrons distribuídos em três níveis eletrônicos.
( ) Seu elétron de maior energia ocupa o nível P.
( ) Possui cinco elétrons na camada de valência.

As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha: p não é nível, é subnível.

  • Subnível mais energético: 3d^10

    Camada de valência: 4s^2 4p^3

  • O subnível mais energético é o 4p³, último a ser escrito ! Isso é fato.

    Agora, na minha opinião, o erro da segunda frase está ao se afirmar que o elétron de maior energia o ocupa o nível p.

    Seu elétron de maior energia ocupa o nível P. ERRADO.

    Os níveis energéticos ou camadas, seguem a seguinte ordem:

    1º nível K

    2º nível L

    3º nível M

    4º nível N

    Como o elétron. mais energético encontra-se no subnível 4p³ o correto seria dizer que ele ocupa a camada N ou nível N

  • Para quem estiver com dificuldade, eu aprendi nesse vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=aYBiI3U9zxI&ab_channel=DescomplicaDescomplica

  • ( F) Possui elétrons distribuídos em três níveis eletrônicos.

    Errada, o correto seria dizer que possui elétrons distribuídos em 4 níveis eletrônicos

    (F ) Seu elétron de maior energia ocupa o nível P.

    Errada, lembre se Subnível é uma coisa Camada ou Nível é outra como Thiago falou o correto seria ele dizer que ocupa maior energia no nível N, nível P nem existe

    (V ) Possui cinco elétrons na camada de valência.

    Correta, fazendo a distribuição você vai encontrar 1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 4 s^2 3d^10 4p^3

    @maurofilho87

  • Emerson, o subnível mais energético é o 4p³ porque a distribuição eletrônica é feita em ordem crescente de energia. A questão é o que foi dito pelo Victor - p é subnível e não nível.

  • Cai duas vezes


ID
5183977
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Química Forense surgiu a partir de um crime de grande repercussão cometido na Bélgica, em 1850. O criminoso teria extraído óleo de uma planta e obrigado a vítima a ingerir a substância. Para comprovar o crime, a polícia pediu ajuda a um químico, que desenvolveu um método para detectar a substância nos tecidos do cadáver, o que permitiu a condenação do criminoso.
ÂNGELIS, R. Descubra a importância da química forense. http://www.ung.br/noticias/descubra-importancia-da-quimica-forense. Acesso em 10/06/2020. Adaptado.

Dados: massas atômicas (u): H = 1, C = 12, N = 14 e O = 16.

A substância detectada possuía massa molecular 162; portanto, é possível saber que se tratava da

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D

    C = 12u massa molecular ----> C10 = 120u

    H = 1u massa molecular -----> H14 = 14u -----> Total 162u nicotina.

    N = 14u massa molecular ------> N2 = 28u

    O = 16u massa molecular -----> esse composto não apresenta moléculas de oxigênio.

  • Esta questão aborda conceitos relacionados à química orgânica.


    Para saber qual das substâncias das alternativas possui massa molecular igual a 162 é preciso calcular a massa molecular de cada uma delas.


    Para realizar os cálculos é preciso somar as massas atômicas de cada elemento presente, considerando seus índices, como mostrado a seguir:


    • Alternativa A - C8H10N4O2


    M = 8 × M (C) + 10 × M (H) + 4 × M (N) + 2 × M (O)

    M = 8 × 12 + 10 × 1 + 4 × 14 + 2 × 16 = 96 + 10 + 56 + 32 = 194 g/mol


    • Alternativa B - C8H17N


    M = 8 × M (C) + 17 × M (H) + 1 × M (N)

    M = 8 × 12 + 17 × 1 + 1 × 14 = 96 + 17 + 14 = 127 g/mol


    Alternativa C - C17H19NO3


    M = 17 × M (C) + 19 × M (H) + 1 × M (N) + 3 × M (O)

    M = 17 × 12 + 19 × 1 + 1 × 14 + 3 × 16 = 204 + 19 + 14 + 48 = 285 g/mol


    Alternativa D - C10H14N2


    M = 10 × M (C) + 14 × M (H) + 2 × M (N)

    M = 10 × 12 + 14 × 1 + 2 × 14 = 120 + 14 + 28 = 162 g/mol


    Alternativa E - C7H8N4O2


    M = 7 × M (C) + 8 × M (H) + 4 × M (N) + 2 × M (O)

    M = 7 × 12 + 8 × 1 + 4 × 14 + 2 × 16 = 84 + 8 + 56 + 32 = 180 g/mol


    Portanto, a substância que possui massa molecular igual a 162 g/mol é a nicotina, de fórmula molecular C10H14N2.



    Gabarito da Professora: Letra D.


ID
5183986
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Reação química causou explosão em paiol no RJ
A explosão no arsenal da Marinha na ilha do Boqueirão (RJ) foi provocada pela combustão espontânea de amostras de pólvora, armazenadas no paiol de trânsito – aquele usado para guardar a munição retirada dos navios.
(...)
Para entrar em combustão espontânea, a pólvora teve contato com umidade. A umidade provocou reações químicas na pólvora, que pegou fogo e provocou um incêndio. (...)
Segundo a Folha apurou, esse é o resultado do laudo que explicará as causas do acidente, ocorrido em 16 de julho passado
(...).
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/8/25/cotidiano/27.html
Acesso em 22/06/2020.

Uma reação que pode ocorrer com a pólvora é
2 KNO3 + S + 3 C → K2S + N2 + 3 CO2
Em uma reação completa, foram obtidos 135 kg de produtos, a partir da queima de 101 kg de nitrato de potássio e 16 kg de enxofre. A quantidade de carvão queimada, em quilogramas, foi de

Alternativas
Comentários
  • Devemos lembrar da lei de conservação das massas!!

    Veja, se foram obtidos 135kg de produtos e estamos falando de uma reação completa (não há sobra de reagentes), então a soma das massas dos reagentes deve ser igual a massa total de produtos.

    101 Kg de KNO3 + 16 Kg de S + X Kg de C = 135 Kg

    X = 18Kg

    Gabarito "C"

  • C de CARBONO. Que é a terceira letra do alfabeto e, coincidentemente, é o número de mols de carbono nos reagentes...

  • Resolução da questão: https://www.youtube.com/watch?v=GDwz6aqJiHs


ID
5183989
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A propagação do fogo em um incêndio depende da existência de três fatores: uma substância que possa ser queimada (combustível); uma substância que alimentará a combustão, chamada comburente (usualmente, o gás oxigênio); e um elemento deflagrador (chama, fagulha, descarga elétrica etc.). Na combustão completa de combustíveis orgânicos, como metano, propano, butano, etanol e metanol, há produção apenas de gás carbônico e água.

Dados: fórmulas moleculares: metano: CH4; propano: C3H8; butano: C4H10; etanol: C2H6O; e metanol: CH4O.

Considerando a reação de combustão completa desses combustíveis, o que necessitará de maior quantidade de gás oxigênio por molécula de combustível é o

Alternativas
Comentários
  • Basta montarmos as equações químicas e balanceá-las

    METANO: CH4 + 2 O2 ---> 2 H20 + CO2

    PROPANO: C3H8 + 5 O2 ---> 4 H2O + 3 CO2

    BUTANO: C4H10 + (13/2) O2 ---> 5 H20 + 4CO2

    ETANOL: C2H6O + 3 O2 ---> 3 H2O + 2CO2

    METANOL: CH4O + (3/2) O2 ---> 2 H2O + CO2

    Agora perceba, o combustível que necessita de mais mols de oxigênio para reagir completamente é o BUTANO, pois necessita de 13/2 mol de oxigênio para reagir completamente.

    Gabarito "C"

  • ALTERNATIVA C

    REAÇÃO DE COMBUSTÃO:

    C4H10 + 6,5 O2 ----> 4 CO2 + 5 H2O

    PARA CADA MOLÉCULA DE OXIGÊNIO HÁ 6,5

  • Resolução em vídeo dessa e de várias outras questões lá no meu canal: https://youtu.be/Tkk-YlQM-mw


ID
5183992
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1978, o dissidente búlgaro Georgi Markov morreu depois de ter sido ferido pela ponta de um guarda-chuva, em uma rua de Londres. Durante a autópsia, foi encontrada em sua perna uma bolinha de metal que continha uma substância venenosa. A análise posterior da substância revelou que ela atuava como uma enzima, removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula. A ação dessa substância é letal, pois

Alternativas
Comentários
  • Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas

    portanto letra B

  • Ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas. (parece 2 figados feios um em cima do outro)

    Cromossomos contém o material genético do organismo. (Formato de X)

    Citoplasma é tipo o terreno da célula onde ficam localizados as organelas e moléculas orgânicas.

    Em 1978, o dissidente búlgaro Georgi Markov morreu depois de ter sido ferido pela ponta de um guarda-chuva, em uma rua de Londres. Durante a autópsia, foi encontrada em sua perna uma bolinha de metal que continha uma substância venenosa. A análise posterior da substância revelou que ela atuava como uma enzima, removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula. A ação dessa substância é letal, pois

    A) causa uma mutação nos códons, levando a célula a produzir proteínas defeituosas.

    Incorreta, pois célula morta não produz nada. (até onde eu sei)

    2) interrompe o processo de tradução, impedindo a célula de produzir novas proteínas.

    Correta, pois o ribossomos foi morto. Dessa maneira, interrompendo a produção de novas proteínas oriundas de moléculas do RNA mensageiro.

    3) suspende a síntese de aminoácidos e, consequentemente, de proteínas.

    Pelo o que eu entendi: O erro está na palavra ''suspende''.

    4) bloqueia a replicação de DNA, impossibilitando a célula de se dividir.

    Pelo o que eu entendi: O veneno afetou os ribossomos, entretanto, a parte em que o DNA fica situado, nos cromossomos, não foi afetada.

    5) inviabiliza a transcrição e a célula deixa de produzir novas moléculas de RNA.

  • Pô, pegadinha de mais. Ribossomo = pega a informação traduzida e leva ao liso para a produção de proteínas.

    Marquei a C pq pensei q po, se ele "atuava como uma enzima, removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula.", significa que o ribossomo foi diretamente atacado e inativado, logo, a síntese de aminoacidos e proteínas param, causando a morte celular. A meu ver, a C era a correta.

  • Ribossomos é o responsável pela síntese proteica (processo de tradução). E, caso morto, o processo de tradução será interrompido. Consequentemente, a célula será impedida de produzir novas proteínas.

  • "removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os "

    o RNA ribossomico é responsável por traduzir e criar as proteínas, logo letra B

  • ele impede a tradução, pois quando a enzima RNA polymerase abre a fita de DNA para trazer a tradução com a fita de RNA, a base purica não não estará presente.... isso pense a contínuacao da tradução....
  • A questão fala sobre uma substância venenosa encontrada em um dissidente búlgaro, que após análises, houve a descoberta que essa substância atuava como enzima e removia uma base púrica, a adenina, do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula. Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são moléculas compridas formadas a partir do encadeamento de unidades repetidas, os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por três tipos de substâncias químicas, fosfato, base nitrogenada e pentose (desoxirribose ou ribose). Ele apresenta as bases nitrogenadas adenina e guanina (purinas) e as bases citosina e timina (pirimidinas). A produção de proteínas, indispensável para uma célula, é controlada a partir das etapas de transcrição (síntese de RNA) e tradução (síntese de proteína), que ocorrem após a duplicação ou replicação semiconservativa do DNA. Os ribossomos são organelas sem membrana e constituídos de moléculas de RNA que se associam com proteínas, e são responsáveis pela produção de proteínas por meio da união de aminoácidos, através do pareamento de códons e anticódons. Como o enunciado informa que a enzima remove a base adenina do RNA dos ribossomos, é a sua função que será afetada diretamente. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site blogdoenem.com.br




    A ação dessa substância é letal, pois


    A) causa uma mutação nos códons, levando a célula a produzir proteínas defeituosas. Se os ribossomos foram inativados por essa substância, não há possibilidade da célula produzir algo, pois o enunciado informa que a substância causa a morte da célula. Incorreta.

    B) interrompe o processo de tradução, impedindo a célula de produzir novas proteínas. No processo de tradução, o ribossomo realiza o pareamento de códons e anticódons (trinca de bases nitrogenadas) então, se uma base é retirada, o ribossomo é inativado e o processo será interrompido, impedindo a célula de produzir outras proteínas. CORRETA.

    C) suspende a síntese de aminoácidos e, consequentemente, de proteínas. A inativação do ribossomo não influencia na síntese de aminoácidos, ela não é suspensa pela presença dessa substância. Incorreta.

    D) bloqueia a replicação de DNA, impossibilitando a célula de se dividir. Se essa substância inativa o ribossomo, a replicação do DNA não será afetada, pois o ribossomo atua no processo de tradução. Incorreta.

    E) inviabiliza a transcrição e a célula deixa de produzir novas moléculas de RNA. A célula não deixaria de produzir novas moléculas de RNA na transcrição, pois o ribossomo não é atuante na transcrição, e sim na tradução. Incorreta.


    Gabarito do Professor: B

ID
5183998
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A palinologia (estudo do pólen) é uma importante ferramenta na obtenção de evidências que podem vir a contribuir para a elucidação de diversos tipos de crime. Em geral, cada ambiente apresenta um padrão específico de distribuição de pólen, porque isso reflete a variedade das espécies que o compõem e em qual proporção. Assim, a análise da composição do pólen coletada em uma investigação pode ajudar a identificar, por exemplo, o lugar de deposição de um cadáver ou associar suspeitos e objetos ao local de um crime. Com relação à biologia dos grãos de pólen e seu uso na investigação forense, analise as afirmativas a seguir.

I. Os grãos de pólen são considerados, juntamente com os vasos condutores, uma adaptação essencial à sobrevivência vegetal no ambiente terrestre. Tais estruturas estão presentes em pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores).
II. Os grãos de pólen coletados na roupa de um suspeito podem, se colocados para germinar, dar origem a novas plantas, que, após identificação, podem indicar locais frequentados por ele.
III. O transporte dos grãos de pólen pode ser feito pelo vento, pela água ou por animais. O cheiro e as cores de certas flores são fundamentais para a atração de agentes polinizadores, como abelhas, morcegos e moscas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Pteridófitas não tem grão de pólen,são dependentes da água para a reprodução.

  • A questão fala da importância do estudo da palinologia na investigação forense, e informa que cada grão de pólen pertence a determinado local, o que pode contribuir na investigação, quando identificada a composição do pólen encontrado. Todas as plantas podem ser classificadas em criptógamas e fanerógamas. As criptógamas (briófitas e pteridófitas) não produzem flores e sementes, e não possuem órgãos reprodutivos aparentes. As fanerógamas (gimnospermas e angiospermas) possuem órgãos reprodutores visíveis onde formam sementes com embriões. As briófitas, que surgiram logo após as algas, foram as primeiras plantas terrestres. Elas não apresentam vasos condutores (avasculares) e são haploides em sua fase mais duradoura. As pteridófitas apresentam vasos condutores (vasculares), conferindo maior desenvolvimento do caule e das folhas. Sua fase mais duradoura é o esporófito diploide. As gimnospermas são vasculares e apresentam sementes e pólen, o que torna as fanerógamas plantas que melhor se adaptam ao ambiente seco. As angiospermas também são vasculares e apresentam sementes, pólen, frutos e flores adaptadas com órgãos reprodutores masculinos ou femininos. O grão de pólen é um pequeno esporo que armazena o gametófito masculino, e germina ao ser carregado até a parte feminina da planta, dando origem ao tubo polínico que leva o gameta masculino até o óvulo, fecundando a oosfera. A transferência de células reprodutivas masculinas (pólen) de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor ou para o próprio estigma recebe o nome de polinização, que pode ocorrer pelo vento, por insetos, por aves, por morcegos ou pela água. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site blogdoenem.com.br




    Está correto o que se afirma em



    A) I, apenas. A afirmativa I está errada, pois as plantas pteridófitas não apresentam grãos de pólen. Incorreta.

    B) II, apenas. A afirmativa II está errada, o grão de pólen contém células haploides, incapazes de germinar sozinha, necessitando de células femininas. Incorreta.

    C) III, apenas. A afirmativa III está certa, os agentes polinizadores são atraídos por cheiros e cores em flores, e a polinização pode ser feita por vento, água ou animais. CORRETA.

    D) I e II, apenas. As duas afirmativas estão erradas, as pteridófitas não tem grão de pólen e o pólen carrega células haploides. Incorreta.

    E) I e III, apenas. Apenas a afirmativa III está certa, na I as pteridófitas não possuem grãos de pólen. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Palinologia... taí, vivendo e aprendendo.


ID
5184001
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após o 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos passou a admitir o uso de patógenos como arma de guerra. No caso de um ataque por anthrax, por exemplo, o estabelecimento de medidas de contenção seria importante, porque, ao ser inalado, acarreta 100% de mortalidade, caso não haja tratamento imediato. O anthrax é altamente resistente, tem período de incubação de um a seis dias, sintomas iniciais similares à influenza e requer profilaxia antibiótica longa.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 11042015000401138&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 28/02/2021. Adaptado.

O anthrax é

Alternativas
Comentários
  • Errei por isso também!

    ”o STF ao julgar as ações de controle abstrato de constitucionalidade, não está vinculado aos fundamentos jurídicos invocados pelo autor. Assim, pode-se dizer que na ADI, ADC e ADPF, a causa de pedir é aberta”

    fonte: Dizer o Direito

    e o que é o princípio da congruência/adstrição?

    consiste no dever do magistrado decidir dentro dos limites objetivados pelas partes, não podendo proferir sentença de forma extra, ultra ou infra petits.

    fonte: LFG

  • Mas encontrei o comentário do amigo "PauloGuedes Concurseiro", que esclareceu:

    ITEM - CORRETO -

    O professor Marcelo Novelino (in Manual de direito constitucional. 9ª Ed. ver., atual., e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014. Págs. 483 e 484) aduz:

     

    “Em relação ao objeto, deve ser observada regra da congruência (ou da correlação ou da adstrição). O STF deve se limitar, como regra geral, à análise dos dispositivos impugnados na petição inicial. A exceção fica por conta dos casos de inconstitucionalidade por consequência (ou por arrastamento ou por atração), hipótese em que o STF pode estender a declaração de inconstitucionalidade a dispositivos não impugnados na petição inicial, desde que possuam uma relação de interdependência com os dispositivos questionados. Neste caso, portanto, cria-se uma exceção à regra da adstrição ao pedidoadmitindo-se a declaração de inconstitucionalidade de dispositivo não impugnado expressamente na inicial.(STF – ADI (QO) 2.982/CE, rel. Min. Gilmar Mendes.)(Grifamos)

  • No começo do enunciado, já dá para matar a questão pois se trata de um patógeno, ou seja um causador de infecções, além disso caminhado para o final do enunciado fala do período de incubação, e que deve ser administrado um antibiótico por um longo período. A bactéria é um organismo unicelular procarionte.

    Logo o nosso gabarito é letra D

  • Resposta E:

    Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de , podemos citar como patógenos:  e .

    Anthrax é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria gram-positiva, Bacillus anthracis.

    Pode ser confundida pela Letra A, porém a palavra chave para entender é que a bacteria é um organismo PROCARIONTE

  • Protozoários: Período de incubação: 2 a 4 semanas.

    Fungos: Período de incubação: 3 a 8 semanas

    Bactérias: Período de incubação: 2 a 7 dias.

  • O que são antibióticos? Os antibióticos constituem uma classe de medicamentos utilizados para o tratamento de todo tipo de infecção bacteriana. Eles atacam apenas as bactérias, sem prejudicar as outras células do nosso organismo.

    portanto, só restam as alternativas A e E. Mas, sabendo que bactérias é um ser unicelular e procariótico ficamos com a E

    fonte:www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-como-funcionam-os-antibioticos/

  • A questão aborda o uso de patógenos como armas de guerra, citando o ataque por anthrax, um microrganismo que possui alta resistência e, sem tratamento imediato, causa 100% de mortalidade. O enunciado cita o período de incubação (um a seis dias) e sintomas parecidos aos da influenza. Pergunta-se que tipo de microrganismo é o anthrax. Os agentes biológicos começaram a ser utilizados como armas de guerra iniciando a guerra biológica pela evolução da biologia. Eles podem ser agentes de replicação, que envolvem organismos vivos como bactérias e vírus; e agentes não replicantes, como toxinas (venenos) produzidas por certos organismos. Os agentes biológicos são classificados em três categorias:
    • Categoria A, que inclui os agentes facilmente disseminados e transmitidos, além de altamente mortais: esporos da bactéria Bacillus anthracis, do Antraz; toxina da bactéria Clostridium botulinum, do Botulismo; bactéria Yersinia pestis, da Peste; bactéria Francisella tularensis, da Tularémia; vírus Varíola; vírus de febres hemorrágicas virais.
    • Categoria B, que são agentes com moderada mortalidade, mas também fáceis de disseminar: bactéria Brucella spp.s, da Brucelose; bactéria Clostridium perfringens, produz toxina Epsilon; bactéria Burkholderia pseudomallei, da Melioidose; bactéria Rickettsia prowazekii, da  Febre do Tifo; bactéria Coxiella burnetii, da Febre Q; bactéria Chlamydia psittaci, da Psitacose; Ricinus communis, Toxina de Ricina (mamona); bactéria Burkholderia mallei, do Mormo; Encefalites virais; Enterotoxina B estafilocócica; ameaças à segurança alimentar como as espécies de bactérias Salmonella e Shigella; ameaças à segurança da água como a bactéria Vibrio cholerae, da Cólera e o protozoário Cryptosporidium parvum, da Criptosporidiose.
    • Categoria C, que são agentes biológicos obtidos e disseminados com facilidade, possuem alta taxa de mortalidade e morbidade, causando grande impacto: vírus Nipah, Hantavírus, Vírus da Febre Amarela e Mycobacterium tuberculosis multirresistente. 
    As bactérias são organismos procariontes e unicelulares, enquanto que os fungos podem ser uni ou pluricelulares, e são seres eucariontes. Os protozoários são organismos unicelulares eucariontes, com nutrição heterotrófica. (Sobral, Melissa Micaela Amorim. Biopreparação – Microrganismos Passíveis de Serem Utilizados como Armas Biológicas. Dissertação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde. Lisboa, 2017)

    O anthrax é


    A) uma bactéria, organismo unicelular eucariótico. Incorreta. O Antraz, ou anthrax, é a bactéria causadora de doença infecciosa grave, porém as bactérias são organismos unicelulares procariontes, e não eucariontes.

    B) um fungo, organismo unicelular eucariótico. Incorreta. Esse microrganismo não é um fungo, e sim uma bactéria (Bacillus anthracis).

    C) um protozoário, organismo unicelular eucariótico. Incorreta. O anthrax é uma bactéria causadora de doença infecciosa, não é um protozoário, apesar da alternativa trazer a informação correta sobre as características dos protozoários.

    D) um fungo, organismo unicelular procariótico. Incorreta. O anthrax não é um fungo, e sim uma bactéria (Bacillus anthracis).

    E) uma bactéria, organismo unicelular procariótico. CORRETA. O Antraz, ou anthrax, é a bactéria causadora de doença infecciosa grave, e são organismos unicelulares procariontes, conforme a alternativa cita.

    Gabarito do Professor: Letra  E.

  • EUCARIONTE ---> COM NÚCLEO

    PROCARIONTE----> SEM NÚCLEO

    ANTIBIÓTICO----> COMBATE BACTÉRIA


ID
5184004
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A capacidade dos insetos de sentirem odores faz com que eles sejam os primeiros a chegar ao local de um corpo em decomposição. Os odores exalados por um cadáver vão se modificando no decorrer da decomposição, o que os torna mais ou menos atrativos para diversas espécies. A análise dos insetos encontrados em um cadáver pode determinar, entre diversos aspectos, a data da morte, o uso de drogas, o intervalo pós-morte e se o corpo foi manipulado ou transportado de um local para outro. Sobre a biologia desses insetos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os insetos pertencem ao filo Arthropoda, filo que agrupa o maior número de espécies animais descritas; a presença de um exoesqueleto quitinoso e as patas articuladas são características do grupo.
( ) Os insetos, em um cadáver, ocupam diversos nichos; os que se alimentam do corpo em decomposição, mas também de vegetais, são chamados onívoros.
( ) Os ovos dos insetos holometábolos (que sofrem metamorfose completa) depositados em um cadáver que contenha cocaína podem ter sua forma de desenvolvimento acelerada, dando origem a adultos sem passar pelas fases de larva e pupa.

As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • onívoro: aquele que come de tudo

  • Artrópodes são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe. Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos, as aranhas, os caranguejos, as centopeias e os piolhos-de-cobra.

  • Filo Arthropoda: Esqueleto rígido externo, invertebrados e compõem o maior filo de animais existentes.

    Onívoro: se alimenta de vegetais e carne.

    forma de desenvolvimento acelerada, dando origem a adultos sem passar pelas fases de larva e pupa

  • Questão de quebrar as pernas, porém julgando que

    1 - Detalhou bastante, então eu julguei correto, mesmo sem ter conhecimento prévio

    2 - Definiu ônivoro e apontou como o mesmo, então tá certo

    Única alternativa q sobra é V - V - F, nem li a 3

  • Alguém sabe o erro da III?

  • Essa questão aborda os odores que se modificam em um cadáver em decomposição que atrai espécies de insetos capazes de sentirem esses odores por primeiro, tornando esses insetos importantes na análise investigativa. O processo de decomposição dos cadáveres passa por vários estágios depois da morte, e são influenciados diretamente pelas questões climáticas. No momento da morte do indivíduo, inicia um processo de putrefação com a decomposição e degradação da matéria orgânica através de bactérias aeróbias e anaeróbias. A entomologia forense é importante pela capacidade dos insetos de sentir odores, sendo os primeiros a chegar a um local que ocorreu um crime (organismo morto). Diversos insetos se alimentam de matéria orgânica (são chamados necrófagos) e utilizam o cadáver para reprodução, mostrando que a presença desses insetos necrófagos pode auxiliar na descoberta da cronologia até a morte. Os organismos que se alimentam de cadáver são diversos, como as moscas (Diptera), besouros (Coleoptera), vespas (Hymenoptera), baratas (Blattaria) e ácaros. Os insetos da ordem Diptera são os primeiros a encontrar o corpo, estando relacionados sempre ao estágio inicial da decomposição de um cadáver. Os insetos pertencem ao filo dos artrópodes, que são animais que possuem exoesqueleto de quitina, com cabeça, tórax, abdome e apêndices articulados (insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes). (GRIGULO, Maria Marta Marinoski. Entomologia forense: os insetos de maior importância para a ciência criminal. Disponível em https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/jornadainte.... Acesso em agosto de 2021)


    Analisando as afirmativas da questão:

    (V) Os insetos pertencem ao filo Arthropoda, filo que agrupa o maior número de espécies animais descritas; a presença de um exoesqueleto quitinoso e as patas articuladas são características do grupo. O filo Arthropoda engloba a maioria das espécies animais, e apresenta exoesqueleto de quitina e patas articuladas, além de cabeça, tórax e abdome. VERDADEIRA.
    (V) Os insetos, em um cadáver, ocupam diversos nichos; os que se alimentam do corpo em decomposição, mas também de vegetais, são chamados onívoros. Os insetos que apenas se alimentam de matéria em decomposição são chamados de necrófagos, porém os que se alimentam também de vegetais são considerados onívoros (comem de tudo). VERDADEIRA.
    (F) Os ovos dos insetos holometábolos (que sofrem metamorfose completa) depositados em um cadáver que contenha cocaína podem ter sua forma de desenvolvimento acelerada, dando origem a adultos sem passar pelas fases de larva e pupa. Os insetos holometábolos não possuem desenvolvimento acelerado que impeça-os de passar pelas fases de larva e pupa, eles realizam a metamorfose completa. FALSA.

    Fonte da imagem: site kasvi.com.br

    As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente,

    A) F – V – F. A primeira afirmativa é verdadeira, e não falsa. Incorreta.

    B) F – V – V. A primeira afirmativa é verdadeira, e a terceira é falsa. Incorreta.

    C) V – F – V.
      A segunda afirmativa é verdadeira, e a terceira afirmativa é falsa. Incorreta.

    D) V – V – F. As duas primeiras afirmativas são verdadeiras e a última é falsa. CORRETA.

    E) F – F – V. A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras, e a terceira é falsa. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Também não entendi a III. O que eu acho é que é meio impossível um inseto holometábolo pular etapas de metamorfose, já que necessitam desses processos para aumentar a massa corporal (lembrar daquele gráfico tamanho do corpo x tempo). Não dá para uma larva de mosca virar diretamente uma mosca adulta, porque sua biomassa é menor.


ID
5184007
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De modo simplificado, os marcadores genéticos são trechos específicos de moléculas de DNA que apresentam grande variação entre os diversos indivíduos da mesma espécie (polimorfismo). No caso da espécie humana, cada pessoa possui, para um determinado marcador, duas possibilidades de variação (alelos): uma proveniente da mãe e a outra, do pai. Os marcadores são amplamente utilizados na identificação de cadáveres, autores de assassinatos e de estupros, bem como em testes de paternidade. Caso se queira determinar, entre dois homens que são irmãos consanguíneos, qual deles é o pai de um menino, os marcadores que efetivamente serão diferenciais nessa identificação estão localizados

Alternativas
Comentários
  • Os autossômicos são aqueles que determinam as características comuns à espécie e são identificados por números, como por exemplo, cromossomo 18

  • "Um gene C, dominante nos homens e recessivo nas mulheres provoca calvície na espécie humana. Localizado em cromossomo autossômico, um mesmo genótipo manifesta-se diferentemente em cada sexo." Apostila Mega Concursos

  • DNA mitocondrial não pode ser, já que provém da mãe do garoto → elimina-se (C) e (E).

    Cromossomo Y também está descartado, pois os irmãos em teoria têm o mesmo Y herdado do pai → elimina-se (B).

    O cromossomo X não é uma boa opção, porque os irmãos podem ter o mesmo X herdado da mãe → elimina-se (D).

    Gabarito : (A)


ID
5184010
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Oficial de Polícia Militar investigava, por meio de procedimento próprio, a prática de infração disciplinar por determinado policial militar. Com objetivo de obter provas do ilícito funcional, o oficial interceptou diretamente ligação telefônica realizada entre o policial investigado e terceira pessoa.
De acordo com a Constituição da República, a prova obtida com o grampo telefônico é

Alternativas
Comentários
  • Artigo 5° XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal

  • PMGOOOOO 2022

    FIRMAAAA#

  • Questão sobre a possibilidade do deferimento de interceptação telefônica e as provas produzidas em caso de não haver o respeito ao procedimento exigido na Lei.

    A Constituição Federal dispõe de maneira expressa sobre a temática ao afirmar que:

    Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    (...)
    XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

    Dessa forma, é imprescindível que haja o respeito pelo procedimento descrito na Lei nº 9.296/96, que regulamenta este inciso XII, a fim de que as provas amealhadas sejam lícitas e possam ser utilizadas na persecução penal.

    A) Incorreta. De fato, a prova é ilícita. Porém, apenas é possível esta intervenção em caso de ordem judicial (não abrangendo a ordem legislativa como afirmado) e, ainda, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal (não abarca a investigação civil e administrativa).

    B) Correta, pois é exatamente o que dispõe o inciso XII, do art. 5º, da CF/88 (acima colacionado).

    C) Incorreta, pois, como já afirmado acima, a prova é ilícita, vez que não houve o respeito ao procedimento descrito na Lei nº 9.296/96, que exige a ordem judicial, tendo em vista que a interceptação telefônica é matéria que está dentro da reserva de jurisdição.

    Para rememorar a Reserva de Jurisdição: “(...) O postulado da reserva constitucional de jurisdição importa em submeter, à esfera única de decisão dos magistrados, a prática de determinados atos cuja realização, por efeito de explícita determinação constante do próprio texto da Carta Política, somente pode emanar do juiz, e não de terceiros, inclusive daqueles a quem se haja eventualmente atribuído o exercício de "poderes de investigação próprios das autoridades judiciais".
    A cláusula constitucional da reserva de jurisdição - que incide sobre determinadas matérias, como a busca domiciliar (CF, art. 5º, XI), a interceptação telefônica (CF, art. 5º, XII) e a decretação da prisão de qualquer pessoa, ressalvada a hipótese de flagrância (CF, art. 5º, LXI) - traduz a noção de que, nesses temas específicos, assiste ao Poder Judiciário, não apenas o direito de proferir a última palavra, mas, sobretudo, a prerrogativa de dizer, desde logo, a primeira palavra, excluindo-se, desse modo, por força e autoridade do que dispõe a própria Constituição, a possibilidade do exercício de iguais atribuições, por parte de quaisquer outros órgãos ou autoridades do Estado (...) MS N. 23.452-RJ RELATOR: MIN. CELSO DE MELLO. Clipping do DJ, 12 de maio de 2000.

    D)  Incorreta. A prova é ilícita e não há exceção para os oficiais da Polícia Militar na colheita dessas provas. Não há previsão legal, doutrinária ou jurisprudencial neste sentido.

    E) Incorreta. De fato, a prova é ilícita e a regra geral da inviolabilidade do sigilo das comunicações telefônicas se aplica também aos oficiais da PM, mas também se aplica quando estiver sendo objeto de investigação crime militar.

    A Lei nº 9.296/96, que regulamenta o tema, não traz exceção quanto ao crime militar, apenas constando como requisito os descritos no art. 2º e, portanto, a alternativa está incorreta.

    Art. 2º. Não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipóteses:
    I – não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal;
    II – a prova puder ser feita por outros meios disponíveis;
    III - o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • Questão sobre a possibilidade do deferimento de interceptação telefônica e as provas produzidas em caso de não haver o respeito ao procedimento exigido na Lei.

    A Constituição Federal dispõe de maneira expressa sobre a temática ao afirmar que:

    “Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.”


    Dessa forma, é imprescindível que haja o respeito pelo procedimento descrito na Lei nº 9.296/96, que regulamenta este inciso XII, a fim de que as provas amealhadas sejam lícitas e possam ser utilizadas na persecução penal.

    A) Incorreta. De fato, a prova é ilícita. Porém, apenas é possível esta intervenção em caso de ordem judicial (não abrangendo a ordem legislativa como afirmado) e, ainda, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal (não abarca a investigação civil e administrativa).

    B) Correta, pois é exatamente o que dispõe o inciso XII, do art. 5º, da CF/88 (acima colacionado).


    C) Incorreta, pois como já afirmado acima, a prova é ilícita, pois não houve o respeito ao procedimento descrito na Lei nº 9.296/96, que exige a ordem judicial, tendo em vista que a interceptação telefônica é matéria que está dentro da reserva de jurisdição.



    Para você rememorar o que é Reserva de Jurisdição:

    “(...) O postulado da reserva constitucional de jurisdição importa em submeter, à esfera única de decisão dos magistrados, a prática de determinados atos cuja realização, por efeito de explícita determinação constante do próprio texto da Carta Política, somente pode emanar do juiz, e não de terceiros, inclusive daqueles a quem se haja eventualmente atribuído o exercício de "poderes de investigação próprios das autoridades judiciais".
    A cláusula constitucional da reserva de jurisdição - que incide sobre determinadas matérias, como a busca domiciliar (CF, art. 5º, XI), a interceptação telefônica (CF, art. 5º, XII) e a decretação da prisão de qualquer pessoa, ressalvada a hipótese de flagrância (CF, art. 5º, LXI) - traduz a noção de que, nesses temas específicos, assiste ao Poder Judiciário, não apenas o direito de proferir a última palavra, mas, sobretudo, a prerrogativa de dizer, desde logo, a primeira palavra, excluindo-se, desse modo, por força e autoridade do que dispõe a própria Constituição, a possibilidade do exercício de iguais atribuições, por parte de quaisquer outros órgãos ou autoridades do Estado (...) MS N. 23.452-RJ RELATOR: MIN. CELSO DE MELLO. Clipping do DJ, 12 de maio de 2000.



    D)  Incorreta. A prova é ilícita e não há exceção para os oficiais da Polícia Militar na colheita dessas provas. Não há previsão legal, doutrinária ou jurisprudencial neste sentido.


    E) Incorreta. De fato, a prova é ilícita e a regra geral da inviolabilidade do sigilo das comunicações telefônicas se aplica também aos oficiais da PM, porém, também se aplica quando estiver sendo objeto de investigação crime militar.

    A Lei nº 9.296/96, que regulamenta o tema, não traz exceção quanto ao crime militar, apenas constando como requisito os descritos no art. 2º e, portanto, a alternativa está incorreta.

    “Art. 2º. Não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipóteses:

    I – não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal;

    II – a prova puder ser feita por outros meios disponíveis;

    III - o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.”


    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • GABARITO - B

    A interceptação telefônica foi ilegal e eventuais provas colhidas deverão ser consideradas

    derivadas de ilicitude.

    CF - 5° XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

    CPP - Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.  

    Lei 9.296/96 -

    Art. 2° Não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipóteses:

    I - não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal;

    II - a prova puder ser feita por outros meios disponíveis;

    III - o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.

  • "o oficial interceptou diretamente"

    Artigo 5° XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal

    gabarito B

  • SE A interceptação telefônica NO FOR CONCEDIDO POR AUTORIDADE JUDICIAL JÁ É CONSIDERADA ILICITA

  • A conduta do Oficial de Polícia Militar violou frontalmente a cláusula de reserva de jurisdição, segundo a qual o sigilo das comunicações telefônicas só poderá ser violado mediante ordem do juiz competente.

    Além disso, a interceptação telefônica só poderá ocorrer para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal, não de infração disciplinar, o que torna a alternativa B correta.

    Art. 1º A interceptação de comunicações telefônicas, de qualquer natureza, para prova em investigação criminal e em instrução processual penal, observará o disposto nesta Lei e dependerá de ordem do juiz competente da ação principal, sob segredo de justiça.

    Resposta: B

  • Fiz 10 questões nessa prova de pm sp e gabaritei as 10 sem ter estudado, até q to bem nesse inicio, vou até parar de responder ahsuuahsuha

  • no concurso msm o candidato ja fica esperto sobre o assedio moral da corregedoria da pm de sao paulo kkkk


ID
5184013
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os princípios de Direito Administrativo definem a organização e a forma de proceder de um ente estatal, orientando a atuação da Administração Pública. Como integrante da administração direta do Estado de São Paulo, a Polícia Militar estadual deve observar os princípios expressos da Administração Pública, previstos na Constituição da República, da

Alternativas
Comentários
  • L I M P E

    DICA DE OURO

    L

    I

    M

    P

    E

  • Quem dera vir questões assim na minha prova! Amém kkkkkkkk

  • GABARITO C.

    Legalidade.

    Impessoalidade.

    Moralidade.

    Publicidade.

    Eficiência.

    Mnemônico: LIMPE.

    Respondi essa questão na prova da APMBB(2020), Noções de Administração Pública estava muito fácil, entretanto não consegui pontuação suficiente para ingressar este ano, mas minha hora vai chegar.

    CAVEIRA!

  • O famoso "LIMPE":

    .

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

  • A questão exige do candidato conhecimentos específicos sobre os princípios da Administração Pública.

    Como destacado por José dos Santos Carvalho Filho, "os princípios são postulados fundamentais que inspiram o modo de agir da Administração Pública". Alguns destes princípios foram trazidos claramente pelo legislador constituinte, e são chamados de princípios expressos, alguns outros princípios são depreendidos da doutrina, da jurisprudência e de outras fontes, e acabam trazendo consigo uma grande aceitação como regras de proceder da Administração Pública. José dos Santos Carvalho Filho chama esses princípios "não expressos" de "princípios reconhecidos".  A principal distinção, portanto, entre princípios expressos e reconhecidos é o fato de que os primeiros estão expressamente previstos na Constituição Federal. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 19).

    São princípios expressos: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. (Para facilitar pode gravar a palavra L I M P E, que tem as iniciais dos cinco princípios expressos no caput do art. 37 da CF)

    Sabendo disso, vamos a análise das alternativas:
    A - ERRADA
    B - ERRADA
    C - CORRETA
    D - ERRADA
    E - ERRADA

    GABARITO: Letra C
  • pmce 2021 gooooooooooooooo...
  • SÓ SE LEMBRAR: LIMPE...

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

    EFICACIA...

    PM-CE TO CHEGANDO!! RAIO!!!

  • As vezes vejo aqui no QC o pessoal falando que as questões da banca CRS-PMMG são as mais difíceis para a carreira militar, quando vejo uma questão como essa, cobrando o LIMPE, para oficial de polícia até acredito nos comentários que vejo.

  • LIMPE- LEGALIDADE,IMPESSOABILIDADE,MORALIDADE,PUBLICIDADE E EFICIENCIA. VAMOS PARA CIMA PERTENCEREI!!!

  • BIZU: "LIMPE"

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    PMCE 2021

  •  ✅ LETRA "C" •

    Princípios explícitos é LIMPE:

    • Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficiência

    Princípios implícitos é CHá em PARIS:

    • Continuidade do serviço público; Hierarquia; Presunção de legitimidade e veracidade; Razoabilidade e proporcionalidade; Indisponibilidade do serviço público, Supremacia do serviço público.
  • LIMPE : legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.


ID
5184016
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma prática comum no MS Excel é a definição de intervalos de células para uso em fórmulas. Nesse contexto, considere os intervalos exibidos a seguir, definidos de acordo com a notação usada no MS Excel.

B3:D9
C5:$C$7
A6:E6
A$1:G10

Assinale o intervalo de células que está incluído em todos os intervalos acima.

Alternativas
Comentários
  • O único ponto em que todas as interseções de intervalos vão se encontrar é na célula (C6). Tem que desenhar, pessoal, não adianta.

  • Por que a letra E está incorreta??

    Estou vendo C5:C7 em todos :/

  • Nas planilhas de cálculos, um intervalo de células contém de 1 a N células, identificadas pelo seu nome ou referência.

    Os intervalos de células são regiões retangulares, onde a primeira parte da fórmula identifica o início (célula inicial) e a segunda parte identifica o final (célula final).

    B3:D9 - intervalo de B3 até D9.

    C5:$C$7 - intervalo de C5 até C7 (o símbolo de cifrão é para tornar a referência C7 em referência absoluta, que não altera quando copiada).

    A6:E6 - intervalo de A6 até E6, ou seja, as células da linha 6, da coluna A até a coluna E.

    A$1:G10 - intervalo de A1 até G10.

    Observe a figura a seguir para visualizar estes intervalos em uma planilha.



    Fonte: Cedido pelo professor.

    A questão deseja saber qual é a célula ou intervalo de células que está contido em todas estas referências informadas no enunciado.

    Vamos ver as alternativas:

    A) A6:C6 - intervalo de A6 até C6. As células A6 e B6 não estão em todas as seleções.

    B) B5:D6 - intervalo de B5 até D6. As células B5, B6, C5, D5 e D6 não estão em todas as seleções.

    C) B:C6 - construção incorreta. Quando desejamos usar uma coluna, ela deve ser dada como B:B ou B:D para várias colunas. A alternativa C, com o intervalo B:C6, está incorreta.

    D) C6:C6 - Resposta certa.

    E) C5:C7 - intervalo de C5 até C7, que é igual ao intervalo informado no início como C5:$C$7.

    Apenas a célula C6, ou o intervalo C6:C6, está presente em todos os intervalos de células sugeridos na questão.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • não entendi

  • É oq mah

  • Refiz a questão no Excel e única célula que aparece em todas é a C6, ou seja, alternativa D.

  • Melhor forma é desenhar na hora da prova.

    Atenção.

  • Mano, depois que você erra aí você entende

  • Tem que desenhar pra facilitar o entendimento. Questão tacanha.

    Não pode ser C5:C7, porque, por exemplo, na fórmula A6:E6, ficariam de fora as células C5 e C7.

  • Nas planilhas de cálculos, um intervalo de células contém de 1 a N células, identificadas pelo seu nome ou referência.

    Os intervalos de células são regiões retangulares, onde a primeira parte da fórmula identifica o início (célula inicial) e a segunda parte identifica o final (célula final).

    B3:D9 - intervalo de B3 até D9.

    C5:$C$7 - intervalo de C5 até C7 (o símbolo de cifrão é para tornar a referência C7 em referência absoluta, que não altera quando copiada).

    A6:E6 - intervalo de A6 até E6, ou seja, as células da linha 6, da coluna A até a coluna E.

    A$1:G10 - intervalo de A1 até G10.

    Observe a figura a seguir para visualizar estes intervalos em uma planilha.

    Fonte: Cedido pelo professor.

    A questão deseja saber qual é a célula ou intervalo de células que está contido em todas estas referências informadas no enunciado.

    Vamos ver as alternativas:

    A) A6:C6 - intervalo de A6 até C6. As células A6 e B6 não estão em todas as seleções.

    B) B5:D6 - intervalo de B5 até D6. As células B5, B6, C5, D5 e D6 não estão em todas as seleções.

    C) B:C6 - construção incorreta. Quando desejamos usar uma coluna, ela deve ser dada como B:B ou B:D para várias colunas. A alternativa C, com o intervalo B:C6, está incorreta.

    D) C6:C6 - Resposta certa.

    E) C5:C7 - intervalo de C5 até C7, que é igual ao intervalo informado no início como C5:$C$7.

    Apenas a célula C6, ou o intervalo C6:C6, está presente em todos os intervalos de células sugeridos na questão.

    Gabarito d

  • Pessoal, desenha a tabela para ficar mais fácil.

  • esta questão esta mais para raciocino lógico, células que está incluído em todos os intervalos = está contida kkkkkk. vale salientar que esta imagem peguei do professor daqui do Qc.


ID
5184019
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando um arquivo é anexado a uma mensagem de e-mail, é comum que o arquivo passe por um controle de segurança antes do envio. Um dos critérios é o tipo do arquivo, impedindo-se que arquivos executáveis, potencialmente danosos, sejam enviados. Assinale a opção que apresenta somente tipos de arquivos executáveis

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra B

    .exe é o comando básico usado para executar programas comuns de nosso computador

    .bat é comando de execução do MS-DOS

    .cmd é prompt de comando do Windows

  • Alguém sabe me explicar pq a letra A) não está correta?

  • Carlos Eduardo , .docx é uma extensão de arquivo do WORD , que começou a ser utilizado após o word 2003. Destarte , por isso não ode ser a letra A.

  • 1- Um arquivo com extensão .bat pode ser definido como um conjunto de comandos executados em lote (sequencialmente)

    2 - EXE é uma extensão de arquivos ou ficheiros que podem ser executados por computadores utilizando alguma versão do sistema operacional Microsoft Windows. Em tais sistemas, aplicações podem ser iniciadas a partir de um ficheiro com extensão EXE.

    3 - Arquivo em lote que contém uma série de comandos executados em ordem; introduzido com o Windows NT, mas pode ser executado pelos sistemas DOS ou Windows NT; semelhante a um arquivo . BAT , mas é executado pelo CMD.

  • GAB:B

    CESPE - 2014 - FUB - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos de Nível Superior 

    Um arquivo executável pode possuir extensões nos formatos .exe e .bat, conforme o sistema operacional utilizado.(C)

  • .xlsm é do excel galera

  • Provedores de serviços de e-mail costumam bloquear arquivos anexados que possam constituir ameaças à segurança dos sistemas computacionais.

    Como por exemplo às extensões .bat, .cmd, .exe

     

    Outras: ade, .adp, .apk, .appx, .appxbundle, .bat, .cab, .chm, .cmd, .com, .cpl, .dll, .dmg, .ex, .ex_, .exe, .hta, .ins, .isp, .iso, .jar, .js, .jse, .lib, .lnk, .mde, .msc, .msi, .msix, .msixbundle, .msp, .mst, .nsh, .pif, .ps1, .scr, .sct, .shb, .sys, .vb, .vbe, .vbs, .vxd, .wsc, .wsf, .wsh

  • Principais arquivos Executáveis: .exe; .bat; .bin; .apk; .app


ID
5184025
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os mecanismos de busca na Internet tornaram-se ferramentas indispensáveis. O Google, que é o preferido pela maioria, oferece diversas opções para o refinamento das buscas. Considerando que você queira localizar páginas que contêm exatamente o nome completo de Pedro Álvares Cabral, assinale a opção que indica o texto a ser usado numa busca por meio do Google

Alternativas
Comentários
  • Tipos de pesquisa

    (-) = REMOVE PALAVRA

    (") = PESQUISA EXATAMENTE

    (~) = PESQUISA SINÔNIMOS

    (*) = CARACTER CORINGA

  • GABARITO: LETRA B. ✔

    GOOGLE (RESUMO)

    ☛ REGRAS DE PESQUISA

    Pesquisar sinônimos

    Coloque um til (~) antes de uma palavra.

    • Por exemplo: ~Defeso

    Pesquisar em mídias sociais

    Coloque um@ antes de uma palavra para pesquisar em mídias sociais.

    • Por exemplo: @twitter

    Pesquisar um preço

    Coloque um $ antes de um número.

    • Por exemplo: câmera $400

    Pesquisar hashtags

    Coloque uma # antes de uma palavra.

    • Por exemplo: #tbt

    Pesquisar o conceito de uma palavra

    Coloque a palavra "define" antes do termo requisitado.

    • Por exemplo: Define:Concurso

    Excluir palavras da pesquisa

    Coloque um - antes de uma palavra que você queira deixar de fora.

    • Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas.

    • Por exemplo: "prédio mais alto do mundo"

    Pesquisar dentro de um intervalo de números

    Coloque .. entre dois números.

    • Por exemplo: câmera $50..$100

    Combinar pesquisas

    Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa.

    • Por exemplo: maratona OR corrida

    Pesquisar um site específico

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio.

    • Por exemplo, site:youtube.com; ou
    • site:.gov

    Pesquisar sites relacionados

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece.

    • Por exemplo, related:time.com

    Ver a versão em cache do Google de um site

    Coloque "cache:" antes do endereço do site

    [...]

    Curiosidades:

    O Google não é CASE SENSITIVE. Ou seja, não faz distinção entre as letras maiúsculas e as minúsculas;

    Traduz páginas para determinados idiomas;

    Permite que o usuário realize suas pesquisas limitando‐as a documentos em uma língua específica;

    Em sua pesquisa, ele lista todas as páginas sobre o assunto pesquisado, para que o usuário faça a escolha do site.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} Na utilização do sítio de busca Google, é possível definir que a busca seja feita apenas em sítios que tenham sido atualizados nas últimas vinte e quatro horas.(CERTO)

    2} O Google, ferramenta de pesquisa na Internet, pode ser utilizado para se encontrar sítios nessa rede a partir de palavras-chave, digitadas no campo de busca, e para a visualização de textos e imagens relacionados a tais palavras.(CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • GAB-B.

    ESCEVI NORMAL E DE PRACHE JÁ APARECEU.