SóProvas


ID
5184001
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após o 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos passou a admitir o uso de patógenos como arma de guerra. No caso de um ataque por anthrax, por exemplo, o estabelecimento de medidas de contenção seria importante, porque, ao ser inalado, acarreta 100% de mortalidade, caso não haja tratamento imediato. O anthrax é altamente resistente, tem período de incubação de um a seis dias, sintomas iniciais similares à influenza e requer profilaxia antibiótica longa.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 11042015000401138&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 28/02/2021. Adaptado.

O anthrax é

Alternativas
Comentários
  • Errei por isso também!

    ”o STF ao julgar as ações de controle abstrato de constitucionalidade, não está vinculado aos fundamentos jurídicos invocados pelo autor. Assim, pode-se dizer que na ADI, ADC e ADPF, a causa de pedir é aberta”

    fonte: Dizer o Direito

    e o que é o princípio da congruência/adstrição?

    consiste no dever do magistrado decidir dentro dos limites objetivados pelas partes, não podendo proferir sentença de forma extra, ultra ou infra petits.

    fonte: LFG

  • Mas encontrei o comentário do amigo "PauloGuedes Concurseiro", que esclareceu:

    ITEM - CORRETO -

    O professor Marcelo Novelino (in Manual de direito constitucional. 9ª Ed. ver., atual., e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014. Págs. 483 e 484) aduz:

     

    “Em relação ao objeto, deve ser observada regra da congruência (ou da correlação ou da adstrição). O STF deve se limitar, como regra geral, à análise dos dispositivos impugnados na petição inicial. A exceção fica por conta dos casos de inconstitucionalidade por consequência (ou por arrastamento ou por atração), hipótese em que o STF pode estender a declaração de inconstitucionalidade a dispositivos não impugnados na petição inicial, desde que possuam uma relação de interdependência com os dispositivos questionados. Neste caso, portanto, cria-se uma exceção à regra da adstrição ao pedidoadmitindo-se a declaração de inconstitucionalidade de dispositivo não impugnado expressamente na inicial.(STF – ADI (QO) 2.982/CE, rel. Min. Gilmar Mendes.)(Grifamos)

  • No começo do enunciado, já dá para matar a questão pois se trata de um patógeno, ou seja um causador de infecções, além disso caminhado para o final do enunciado fala do período de incubação, e que deve ser administrado um antibiótico por um longo período. A bactéria é um organismo unicelular procarionte.

    Logo o nosso gabarito é letra D

  • Resposta E:

    Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de , podemos citar como patógenos:  e .

    Anthrax é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria gram-positiva, Bacillus anthracis.

    Pode ser confundida pela Letra A, porém a palavra chave para entender é que a bacteria é um organismo PROCARIONTE

  • Protozoários: Período de incubação: 2 a 4 semanas.

    Fungos: Período de incubação: 3 a 8 semanas

    Bactérias: Período de incubação: 2 a 7 dias.

  • O que são antibióticos? Os antibióticos constituem uma classe de medicamentos utilizados para o tratamento de todo tipo de infecção bacteriana. Eles atacam apenas as bactérias, sem prejudicar as outras células do nosso organismo.

    portanto, só restam as alternativas A e E. Mas, sabendo que bactérias é um ser unicelular e procariótico ficamos com a E

    fonte:www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-como-funcionam-os-antibioticos/

  • A questão aborda o uso de patógenos como armas de guerra, citando o ataque por anthrax, um microrganismo que possui alta resistência e, sem tratamento imediato, causa 100% de mortalidade. O enunciado cita o período de incubação (um a seis dias) e sintomas parecidos aos da influenza. Pergunta-se que tipo de microrganismo é o anthrax. Os agentes biológicos começaram a ser utilizados como armas de guerra iniciando a guerra biológica pela evolução da biologia. Eles podem ser agentes de replicação, que envolvem organismos vivos como bactérias e vírus; e agentes não replicantes, como toxinas (venenos) produzidas por certos organismos. Os agentes biológicos são classificados em três categorias:
    • Categoria A, que inclui os agentes facilmente disseminados e transmitidos, além de altamente mortais: esporos da bactéria Bacillus anthracis, do Antraz; toxina da bactéria Clostridium botulinum, do Botulismo; bactéria Yersinia pestis, da Peste; bactéria Francisella tularensis, da Tularémia; vírus Varíola; vírus de febres hemorrágicas virais.
    • Categoria B, que são agentes com moderada mortalidade, mas também fáceis de disseminar: bactéria Brucella spp.s, da Brucelose; bactéria Clostridium perfringens, produz toxina Epsilon; bactéria Burkholderia pseudomallei, da Melioidose; bactéria Rickettsia prowazekii, da  Febre do Tifo; bactéria Coxiella burnetii, da Febre Q; bactéria Chlamydia psittaci, da Psitacose; Ricinus communis, Toxina de Ricina (mamona); bactéria Burkholderia mallei, do Mormo; Encefalites virais; Enterotoxina B estafilocócica; ameaças à segurança alimentar como as espécies de bactérias Salmonella e Shigella; ameaças à segurança da água como a bactéria Vibrio cholerae, da Cólera e o protozoário Cryptosporidium parvum, da Criptosporidiose.
    • Categoria C, que são agentes biológicos obtidos e disseminados com facilidade, possuem alta taxa de mortalidade e morbidade, causando grande impacto: vírus Nipah, Hantavírus, Vírus da Febre Amarela e Mycobacterium tuberculosis multirresistente. 
    As bactérias são organismos procariontes e unicelulares, enquanto que os fungos podem ser uni ou pluricelulares, e são seres eucariontes. Os protozoários são organismos unicelulares eucariontes, com nutrição heterotrófica. (Sobral, Melissa Micaela Amorim. Biopreparação – Microrganismos Passíveis de Serem Utilizados como Armas Biológicas. Dissertação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde. Lisboa, 2017)

    O anthrax é


    A) uma bactéria, organismo unicelular eucariótico. Incorreta. O Antraz, ou anthrax, é a bactéria causadora de doença infecciosa grave, porém as bactérias são organismos unicelulares procariontes, e não eucariontes.

    B) um fungo, organismo unicelular eucariótico. Incorreta. Esse microrganismo não é um fungo, e sim uma bactéria (Bacillus anthracis).

    C) um protozoário, organismo unicelular eucariótico. Incorreta. O anthrax é uma bactéria causadora de doença infecciosa, não é um protozoário, apesar da alternativa trazer a informação correta sobre as características dos protozoários.

    D) um fungo, organismo unicelular procariótico. Incorreta. O anthrax não é um fungo, e sim uma bactéria (Bacillus anthracis).

    E) uma bactéria, organismo unicelular procariótico. CORRETA. O Antraz, ou anthrax, é a bactéria causadora de doença infecciosa grave, e são organismos unicelulares procariontes, conforme a alternativa cita.

    Gabarito do Professor: Letra  E.

  • EUCARIONTE ---> COM NÚCLEO

    PROCARIONTE----> SEM NÚCLEO

    ANTIBIÓTICO----> COMBATE BACTÉRIA