SóProvas


ID
5189257
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia o texto.

Humanização do profissional da saúde


O profissional da saúde deve entender que seu ofício vai além de cumprir horário, de respeitar as normas de trabalho, entre outras responsabilidades. Lidar com vidas humanas demanda, acima de tudo, um posicionamento individualizado com estima e apreço.

Ao técnico em enfermagem compete respeitar a individualidade de seus pacientes, não os vendo somente como um a mais para cuidar. Esse profissional deve buscar uma proximidade ao tratar cada um, considerando sempre suas necessidades físicas e emocionais.

Sendo assim, cabe a você reconhecer sua vocação para demonstrar humanização em seu relacionamento com os pacientes, como também colocar em prática todo o aprendizado adquirido em sua formação técnica.


https://www.escoladapaz.com.br

Assinale a alternativa correta para constar em uma redação de caráter oficial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    A - Este hospital foi visitado pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado.

    _____________

    B - Aquela autoridade demonstrou ser “gente fina” quando veio a este departamento.

    No que se refere à correspondência oficial, não se admite-se o emprego de gírias e jargões.

    _____________

    C - Conforme relatório do mês anterior, haviam menos pacientes infectados por sarampo.

    O verbo haver é impessoal quando tem sentido de existir e também de tempo decorrido.

    _____________

    D - Vimos comunicar à Vossa Senhoria que não houveram aglomerações de funcionário.

    O verbo haver é impessoal quando tem sentido de existir e também de tempo decorrido.

    Na redação oficial existe um chavão pra lá de repetido: 99% de cartas, ofícios e memorandos começam com ele. Mesmo assim, uma dúvida persiste: “Vimos pela presente comunicar tal coisa “ ou “viemos pela presente”? Qual a sua aposta? Trata-se do verbo vir. Vimos é presente — eu venho, ele vem, nós vimos. Viemos é passado.

    _____________

    E - Fazem anos que aconteceu muitas manifestações a favor do cumprimento de 6h na jornada de trabalho.

    O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural.

  • gaba A

    HAVER → no sentido de existir será invariável.

    Ex.: (existem) diversos meios para que você seja aprovado.

    HAVER → no sentido de ter será variável.

    Ex.: eles haviam feito tudo quanto possível para matar aquela barata.

    FAZER → no sentido de tempo decorrido será invariável

    Ex.: Faz 03 anos que eu estudo para concursos públicos.

    pertencelemos!

  • CUIDADO!

    Questão sem gabarito.

    a) Este hospital foi visitado pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado.

    Incorreto. O pronome de tratamento foi inadequadamente usado para referir-se à autoridade política em questão. O vocativo "excelentíssimo senhor" é usado somente para presidente da república, presidente do congresso nacional e presidente do supremo tribunal federal;

    b) Aquela autoridade demonstrou ser “gente fina” quando veio a este departamento.

    Incorreto. Há notório coloquialismo ao servir-se da expressão popular "gente fina", que deve ser usada somente em contextos informais, descontraídos;

    c) Conforme relatório do mês anterior, haviam menos pacientes infectados por sarampo.

    Incorreto. É bem sabido que o verbo "haver", na acepção de existência, não sofre variação de número. Correção: "(...) havia menos pacientes infectados por sarampo";

    d) Vimos comunicar à Vossa Senhoria que não houveram aglomerações de funcionário.

    Incorreto. Há dois erros: via de regra, não se marca o fenômeno crásico antes de pronomes de tratamento, salvo se se tratar dos pronomes senhora, senhorita e dona; à frente, consta-se um solecismo de concordância verbal, tendo em vista que o verbo "haver", consoante mencionado, não se flexiona em número quando na acepção de existência. Correções: "Vimos comunicar a Vossa Senhoria que não houve aglomerações de funcionário";

    e) Fazem anos que aconteceu muitas manifestações a favor do cumprimento de 6h na jornada de trabalho.

    Incorreto. Há dois solecismos de concordância verbal: o verbo "fazer", na acepção de tempo transcorrido, não varia, e o verbo "acontecer" deve concordar com o núcleo do sujeito "manifestações". Correções: "Faz anos que aconteceram muitas manifestações (...)".

  • Não há gabarito. O pronome de tratamento Excelentíssimo Senhor somente pode ser utilizado pelos chefes de poder: presidente da República, presidente do Congresso Nacional e presidente do STF.

  • essa questão, está com gabarito errado

  • Esta questão não tem gabarito como já foi exposto pelos colegas.

  • Colocaram o estagiário para produzir as questões.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente a algumas regras previstas para a redação oficial de acordo com o que determina o Manual de Redação da Presidência da República.



    a) De acordo com tal manual, no corpo do texto: deve-se utilizar a forma Vossa Excelência ou Sua Excelência, tanto para Chefes de Poder quanto para as demais autoridades, em sua forma abreviada ou por extenso. Portanto, esta alternativa é incorreta.


    b) A expressão "gente fina" é própria da linguagem coloquial. Tendo em vista que a redação oficial preza pelo uso do padrão culto do idioma, identificamos que esta alternativa é incorreta.

    c) De acordo com a gramática normativa, o verbo haver no sentido de “ocorrer" ou “existir", que é o que acontece com o da frase em análise, é impessoal. Isso significa que deve permanecer na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Assim, esta alternativa é incorreta.

    d) Na frase analisada há dois erros gramaticais. O primeiro é referente ao emprego da crase antes do pronome de tratamento quando ele pode designar tanto homem quanto mulher. No caso desse tipo de pronome, a única exceção são Senhora e Senhorita. O segundo erro diz respeito à flexão do verbo haver. Uma vez que ele é impessoal, não sofre flexão. Dessa forma, esta alternativa também é incorreta.


    e) Nessa construção também ocorrem dois erros: o primeiro é referente ao verbo "fazer". Quando ele é usado para indicar tempo transcorrido não ocorre flexão; o segundo erro diz respeito ao verbo "acontecer", que deve concordar com o núcleo do sujeito "manifestações", que está no plural. Sendo assim, esta alternativa é incorreta.



    Gabarito do Professor: A questão deve ser anulada, pois não há alternativa que a responda, apesar da banca ter escolhido como resposta a letra A.
    Gabarito da Banca: Letra A.
  • Nossa, como foi possível passar uma questão dessa e não ser anulada? Muitos candidatos podem ter perdido a oportunidade da vida por conta desta questão.

    Absurdo!!

  • Não existe opção correta. Não se utiliza Excelentíssimo para falar com governador.