SóProvas


ID
5191012
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em casos em que o diabético apresenta complicações renais (nefropatia), os planos alimentares específicos, com ajuste no consumo proteico, juntamente, com o controle da hipertensão arterial (pressão alta) e da hiperglicemia (glicose sanguínea elevada), podem retardar a progressão da doença renal. Em geral, qual é a indicação de ingestão diária de proteína? Salientando que para pacientes que apresentam complicações da doença, a quantidade proteica a ser ingerida deve receber orientação nutricional específica de?

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, faz duas perguntas a qual a resposta são distintas. Paciente com DRC em geral se beneficia de 0,8 a 1g de ptn. Já os pct que apresentam complicações, a qual deveria ser especificada, vai de depender de qual complicação está acometido. A exemplo, temos pct em HD ou DP com dm e que apresentam necessidades diferentes.

  • FASE NÃO DIALÍTICA OU TRATAMENTO CONSERVADOR

    Diabéticos descontrolados: 0,8g/kg/dia (50 a 60% de proteínas de alto valor biológico)

    Cupari, 2 ed.

  • Na nefropatia diabética afirma que a restrição proteica com 0,6 g /kg/dia retarda o ritmo de progressão da doença particularmente nos pacientes com DM tipo 1. Contudo, para pacientes com controle inadequado do diabete, a quantidade de proteinas pode ser um pouco mais elevada (0,8 g/kg/dia) para compensar o aumento do catabolismo proteico muscular resultante do descontrole glicêmico.

    CUPPARI, 2019.