SóProvas


ID
51937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à licitação e aos contratos administrativos, julgue os itens
que se seguem.

Considerando a relevância de seu objeto, as licitações internacionais devem ser realizadas obrigatória e exclusivamente na modalidade de concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Licitação internacional : Entende-se por licitação internacional aquela que tem a participação de empresa estrangeira. Será sempre por concorrência, excetuadas as seguintes situações:- Tomada de preços - A licitação internacional poderá ser realizada mediante tomada de preços quando o valor do contrato não superar aquele compatível com a tomada, exigindo-se, ainda, cadastro internacional.- Convite - Poderá ser realizada por convite se o valor for compatível/correspondente ao convite, exigindo-se, ainda, a inexistência de fornecedor no país.
  • ERRADO!

    De fato, a regra nas licitações internacionais é a concorrência mesmo.

    Todavia, admite-se a tomada de preços nas licitações internacionais, quando o órgão ou entidade licitante possuir cadastro internacional de fornecedores, ou até convite, caso inexista fornecedor no país. Além disso, permite-se que seja realizado o leilão para a alienação de bens imóveis, quando tenha sido adquirido por dação em pagamento ou procedimentos judiciais.

  • ERRADA - As modalidades Concorrência, Tomada de Preços e Convite podem ser feitas em âmbito internacional, guardada suas devidas características próprias.

     

  •                                                                                               Das Modalidades de Licitação
    Art. 23

    § 3o  A concorrência é a modalidade de licitação cabível, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienação de bens imóveis, ressalvado o disposto no art. 19, como nas concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais, admitindo-se neste último caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preços, quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no País.
  • Olá pessoal,

    Uma boa questão tipo CESPE:

    "As licitações internacionais podem ser realizadas na modalidade concurso."
    Certo ou Errado?

    Os colegas acima já comentaram a utilização das modalidades: concorrência, tomada de preços e convite para as licitações internacionais. A questão é a seguinte: também não entraria neste rol a modalidade concurso?

    Fiquei na dúvida porque nos últimos anos foram realizados concursos para a escolha de projetos arquitetônicos de prédios públicos. Diversos escritórios internacionais participaram. Vejam o caso do projeto Cidade da Música no Rio de Janeiro, quem ganhou o concurso foi o escritório do arquiteto francês Christian de Portzamparc.

    Se alguém souber a respeito deste assunto, comente aí embaixo. 
    Abraços e bons estudos.
  • É cabível Tomada de Preços, Convite e Concorrência, em determinadas hipóteses.
  • A Tomada de Preços e Convite também poder abranger licitações internacionais. Porém em diferentes circunstâncias.

    Tomada de Preços: quando órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores.

    Convite: quando não houver fornecedores ou serviço no país.