SóProvas


ID
5197399
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto à predicação verbal, assinale a alternativa que contenha a transitividade correta dos verbos numerados no contexto do período a seguir (as alternativas apresentarão apenas a transitividade explícita nas orações):


“Eu (1) pedi à aluna que (2) dedicasse algum tempo às lições. Ela (3) apressou-se em (4) fazê-lo, (5) correu para a carteira e (6) iniciou suas tarefas”.

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA D]

    “Eu (1) pedi à aluna que (2) dedicasse algum tempo às lições. Ela (3) apressou-se em (4) fazê-lo, (5) correu para a carteira e (6) iniciou suas tarefas”.

    (1) Transitivo direto e indireto

    (2) Transitivo direto e indireto

    (3) Pronominal

    (4) Transitivo direto

    (5) Intransitivo

    (6) Transitivo direto.

    Verbo transitivo direto (VTD)

    Verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento, geralmente introduzido sem preposição, que conclua o quê ou quem. Esse complemento é chamado de objeto direto.

    Verbo transitivo indireto (VTI)

    Verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento que conclua com quem, de quê ou de quem, em quê, para quê ou para quem, por quem. Acompanhado de preposição obrigatória, o complemento desse tipo de verbo é chamado de objeto indireto.

    Verbo transitivo direto e indireto (VTDI)

    Também chamado de bitransitivo, é o verbo que não tem sentido completo e que precisa de objeto direto e indireto.

    Assim, o verbo transitivo direto e indireto precisa de dois complementos, um dos quais sem preposição obrigatória (objeto direto) e outro que exige preposição (objeto indireto).

    O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem.

    FONTE: TODA MATÉRIA.

  • A Regência do verbo PEDI é VTDI: Quem Pedi, Pedi alguma coisa a alguém

    A Regência do verbo DEDICAR é também VTDI: Quem dedica, dedica alguma coisa a alguém

    O verbo APRESSAR é transitivo direto, bitransitivo e pronominal fazer com que alguém faça algo mais rapidamente. No sentido em questão é PRONOMINAL: Apressou-se

    O verbo FAZER é maioritariamente VTD

    O verbo CORRER na questão está como INTRANSITIVO

    O verbo INICIAR , conforme o sentido que assume, o verbo pode ser transitivo direto ou pronominal. Verbo iniciar como verbo transitivo direto: Com sentido de dar início a alguma coisa: começar e principiar