SóProvas


ID
519742
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de

Alternativas
Comentários
  • O lixo atômico é resultante da queima de combustível nuclear, composto de isótopos radioativos. A elevada capacidade radioativa constitui um grave perigo à saúde da população, uma vez que esses isótopos ficam durante muitos anos emitindo essas radiações nocivas sem poder ser interrompida. Desse modo, a maior complexidade desse lixo, comparado a demais lixos que podem liberar gases tóxicos, líquidos contaminados, porém possivelmente controlados, se deve ao fato dessas radiações que são emitidas e dificilmente controladas (Opção A).
  • O lixo atômico tem sido alvo de discussões desde o inicio da implementação da energia nuclear como fonte de energia para a sociedade.

    Dessa forma, sua verdadeira complexidade está relacionada ao fato do lixo atômico liberar quantidades massivas de radiação ionizante (como partículas alfa, beta e gama), as quais ocorrem durante milhares de anos, por conta da meia-vida dos elementos, devendo ser armazenados de forma geológica e apresentando baixa periculosidade à população.

    Resposta, a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser

    interrompido artificialmente.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6467163#readmore