SóProvas


ID
5198134
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se refere ao trecho da notícia a seguir:

Este sábado, dia 9, contará com diversas atrações na Vila Itoupava. O distrito mais alemão de Blumenau receberá a segunda edição do Projeto Vila Social. A ação será realizada em frente a Intendência Distrital, na Rua Henrique Conrad, a partir das 10h. No local, serão oferecidos a população serviços como emissão de documentos, atendimentos do Samae, Seterb e Procon, além de orientações na área da saúde, com teste rápido de diabetes e também vacina da febre amarela.

Além disso, durante o evento serão realizadas apresentações culturais, exposições de materiais históricos e veículos antigos, e até um desfile com Clubes de Caça e Tiro. No espaço, também haverá venda de alimentação pelas APP’s dos centros de educação infantil da Vila Itoupava e espaco de recreação com brinquedos infantis.[...]
Disponível em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/intendencia-distrital-da-vila-itoupava/intendencia-vila-itoupava/segunda-ediacaaodo-projeto-vila-social-ocorre-neste-saabado56 Acesso em: 07/nov/2019.[modificado]

Assinale a alternativa correta quanto à classificação do sujeito da oração “No espaço, também haverá venda de alimentação pelas APP’s dos centros de educação infantil da Vila Itoupava e espaço de recreação com brinquedos infantis.”:

Alternativas
Comentários
  • O verbo haver é um verbo irregular e complexo, com particularidades na sua conjugação. Apesar de apresentar diversos significados, é usado maioritariamente com significado de existir.

    Com esse sentido, o verbo haver deverá ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular, pois se apresenta como um verbo impessoal, ou seja, sem sujeito:

  • Resposta letra E, por causa do verbo Haver

  • Se no comando da questão eu tenho um verbo impessoal, logo na oração o que vem depois do verbo é o objeto direto caracterizando sujeito inexistente ou oração sem sujeito. OBS: analise sintatica: olhe pro verbo e pergunte QUEM ou O QUE, a resposta será o meu sujeito.COMPLEMENTANDO: com verbos impessoais é diferente o que vem depois do verbo é objeto direto e não sujeito.

  • GABARITO = E

    Verbo Haver no sentido de existir = Impessoal = SUJEITO INEXISTENTE / ORAÇÃO SEM SUJEITO

    OBS:

    ► O Auxiliar de um Verbo nesse estado fica impessoal por tabela = Singular

    Devem haver 10 anos que não a vejo ( errado )

    Deve haver 10 anos que não a vejo

    ► Verbo Fazer indicando tempo decorrido = Impessoal

    Faz 5 anos que não bebo refrigerante.

    Bons estudos!

  • Verbo "haver" usado com o sentido de "existir": Oração sem sujeito.

  • A questão é de sintaxe e quer que marquemos a alternativa correta quanto à classificação do sujeito da oração “No espaço, também haverá venda de alimentação pelas APP’s dos centros de educação infantil da Vila Itoupava e espaço de recreação com brinquedos infantis”. Vejamos:

     .

    A) sujeito composto

    Errado.

    Sujeito composto: possui dois ou mais núcleos. Ex.: João e Maria passaram no concurso. (“João” e “Maria” são os núcleos)

     .

    B) sujeito simples

    Errado.

    Sujeito simples: possui um só núcleo. Ex.: O menino estuda muito. ("menino" é núcleo)

     .

    C) sujeito indeterminado

    Errado.

    Sujeito indeterminado: quando o sujeito não está expresso na oração. Ex.: Atropelaram uma senhora na rua. (Quem atropelou a senhora? Não se sabe!)

    Pode ser construído de duas formas:

    a) Verbo na 3ª pessoa do plural (ELES), sem referência.

    Ex.: Passaram na prova.

    b) Verbo na 3ª pessoa do singular + SE

    1º caso: VTI + SE + PREPOSIÇÃO: Ex.: Precisa-se de professores.

    2º caso: VI + SE (+ advérbio): Ex.: Estuda-se muito aqui.

    3º caso: VL + SE: Ex.: É-se feliz naquela cidade.

     .

    D) sujeito desinencial

    Errado.

    Sujeito desinencial, elíptico, oculto ou implícito: é expresso pela desinência verbal, está subentendido. Ex.: Estivemos em São Paulo. (Quem esteve? Nós)

     .

    E) oração sem sujeito

    Certo. O verbo "haver", nesse caso, é impessoal e deve ser usado na 3ª pessoa do singular: "ele haverá".

    Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: são orações constituídas apenas de predicado. Os verbos utilizados nas orações sem sujeito são denominados impessoais. São usados sempre na 3ª pessoa do singular e, se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Ex.: Faz 10 anos que me formei (e não fazem 10 anos...). Vai fazer 15 anos que ministro aula (e não vão fazer). São casos de oração sem sujeito: verbo “haver” no sentido de “ocorrer, fazer, existir, realizar-se, acontecer - O FERA”; verbos que indicam fenômenos da natureza (chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar...); e os verbos fazer, passar, ser e estar, com referência ao tempo (Hoje fez muito calor. Era no mês de maio. Passava de cinco horas da tarde. Abria a janela, se estava calor).

     .

    Gabarito: Letra E

  • Pensei em marcar a letra e , mas meu coração enganoso me mandou para sujeito simples ...